Logo
Imprimir esta página

Startup vê negócio disparar e crescer acima de 30% ao ano com soluções de IoT para área da Saúde

Startup vê negócio disparar e crescer acima de 30% ao ano com soluções de IoT para área da Saúde

Sensorweb, referência em sistemas de monitoramento de temperatura para a cadeia fria, alcançou faturamento recorde de R$ 5 milhões em 2020 e prevê salto de 50% em receita neste ano com impulso do segmento Healthcare

Grande destaque mundial por conta da Covid-19, a área da Saúde está mobilizando o desenvolvimento de pesquisas e vacinas, novas formas de trabalho e de atendimento, a descoberta e ascensão de negócios “Healthcare” (cuidados de saúde). Essas plataformas e soluções - que têm como marca característica a inovação - estão ajudando a definir o futuro do setor com tecnologias criadas para gerar transformação digital com o propósito de preservar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Acompanhando os desafios do setor, a startup Sensorweb, que é pioneira em soluções de Internet das Coisas (IoT) e principal referência no monitoramento de temperatura para a cadeia fria da Saúde no Brasil, se firma como um dos grandes exemplos de sucesso, no ano e no segmento. Em termos de crescimento, a empresa teve alta de 45% em receita considerando seus clientes recorrentes e 30% de alta no faturamento bruto, alcançando a cifra de R$ 5 milhões em movimentação financeira.

A força da empresa vem de sua presença nacional, puxada por uma solução completa de IoT que está presente em unidades de saúde de clientes de renome nacional e internacional como o Hospital das Clínicas de São Paulo, Rede D’Or São Luiz, Hospital de Amor de Barretos, Unimed, Hemosc, Hemorgs, Hemepar e Grupo Fleury. Os sensores inteligentes da Sensorweb também estão implantados em ambientes da BiomeHub, DASA, FioCruz Paraná, Instituto do Câncer de São Paulo, Guarulhos Airport, Logfarma, Mafra Hospitalar, Pfizer, TAG Serviços, Transportadora Americana, Unilog, entre outros.

Com robusta expertise na área, chancelada por investidores como FANEM e CVentures, as projeções da startup apontam para um resultado ainda mais promissor em 2021. De acordo com Douglas Pesavento, CEO da Sensorweb, a expectativa é chegar a um faturamento 50% superior no comparativo com o ano passado. Uma das apostas para impulsionar o negócio está na demanda crescente do setor logístico para sistemas inteligentes de controle de temperatura para o transporte e a armazenagem segura de insumos, medicamentos e vacinas, respeitando as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isto porque, passou a valer em março a nova resolução sanitária, a RDC 430/2020 da Anvisa - que trata sobre as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos. Fora a movimentação logística esperada para o repasse de milhões de vacinas e o desejo de guardar e acondicionar adequadamente esses produtos com o intuito de preservar vidas. Outro indicativo vem da própria startup, que, em pesquisa com clientes, em 2019, constatou que 78,3% deles evitaram perdas de alto custo com as soluções desenvolvidas pela companhia.

“Estamos num momento em que a temperatura ideal para a manutenção da eficácia das vacinas, por exemplo, saiu da bolha dos profissionais da saúde e virou conhecimento de todo cidadão comum. Noticia-se sobre a perda de vacinas contra a Covid-19 por conta do transporte e/ou armazenamento incorreto, mas isso é uma realidade anterior à pandemia e acontece diariamente com diferentes tipos de fármacos. Só que existem soluções capazes de reduzir essas falhas e o mercado começa a olhar para essa questão com atenção redobrada, o que nos leva a crer numa continuidade de alta na procura e oferta desse tipo de serviço, e num reflexo direto aos números da empresa para este ano”, aponta o executivo.

Pioneirismo e solução mais confiável do mercado

Com mais de seis mil sensores de monitoramento instalados em hospitais, clínicas e diferentes unidades de saúde, a Sensorweb possui a maior carteira do segmento de IoT para a área da Saúde do país, reunindo mais de 220 clientes e parceiros nacionais de médio e grande porte. Para chegar a este posto, a startup precisou ganhar a confiança de um setor conservador e manter um rigoroso processo de manutenção e atualização sem perda de segurança e confiabilidade na coleta e compartilhamento de informações e dados, duas das principais qualidades que a tornaram referência em tecnologias disruptivas para a Saúde.

“Nós começamos a vender soluções de IoT e monitoramento de temperatura para a cadeia fria num momento em que nem mesmo a sigla IoT, Internet das Coisas, existia e o nosso primeiro grande desafio foi justamente vender um modelo de negócios inovador para um segmento bastante conservador. Fomos pioneiros na solução tecnológica e, de lá para cá, vemos um crescimento constante em inovação, escalabilidade e resultados. É esse know-how que nos permite, hoje, continuar inovando e seguir nosso objetivo de conectar ambientes, dispositivos e pessoas”, reforça Douglas Pesavento.

Dados do Startupbase mostram que existem ao menos 500 negócios voltados para o setor de saúde e bem-estar no país, o que demonstra o tamanho do potencial do segmento no Brasil, maior mercado de saúde da América Latina. Os números reforçam a percepção de Douglas Pesavento, de que, na última década, a quantidade de concorrentes no país no ramo healthcare aumentou e é saudável porque há maior oferta de soluções que impactam em serviços essenciais aos brasileiros. Em contrapartida, é preciso considerar a confiabilidade como requisito fundamental para o sucesso da operação.

“Vender a temperatura monitorada se tornou razoavelmente trivial com as ferramentas que se têm atualmente e parece um segmento fácil de atuação, mas não é. Isso em escala, com confiabilidade, atendendo às leis do país e aos principais selos de qualidade do mundo, mas principalmente lidando com uma área que trata de vidas, demanda cuidados redobrados e uma reputação que demora anos para ser construída. Esses são marcos que quem está começando agora a trilhar esse caminho ainda terá de passar”, avalia.

Conheça a Solução Sensorweb

Ao todo, a Sensorweb contabiliza 12 anos dedicados a levar tecnologia de ponta para diversas esferas da Saúde como hospitais e clínicas, bancos de sangue, laboratórios e pesquisa, além das áreas de logística e indústria farmacêutica. Tudo é feito através de um pacote de serviços feito sob medida e por meio de um sistema seguro de controle e registro de temperatura e umidade - fundamental para a manutenção da qualidade e eficácia de uma série de produtos do setor. A solução é reconhecida como a mais confiável do mercado para o monitoramento de temperatura da cadeia fria, desde a armazenagem no centro de distribuição de medicamentos, o transporte de insumos e produtos até o local de destino e as unidades de saúde que garantem o atendimento ao paciente.

Conforme Victor Rocha, CTO e sócio-fundador da startup, a solução Sensorweb é formada por sensores inteligentes conectados à internet que servem para automatizar o monitoramento e facilitar o dia a dia dos profissionais da Saúde e gerar qualidade de vida aos pacientes. “Os sensores implantados monitoram e registram os dados de cada equipamento a frio e as informações são remetidas de imediato para uma fonte, em nuvem, segura. Os recursos contemplam índices de temperatura e umidade, por exemplo, e são capazes de emitir alerta de falha em tempo real - via email ou smartphone - em caso de desconformidade com os padrões definidos, melhorando o tempo para a tomada de decisão e evitando perdas”, explica.

Segundo a empresa, o processo é 100% automatizado e engloba treinamentos personalizados e apoio constante de uma equipe estratégica da empresa, formada por profissionais de suporte, monitoramento e manutenção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto