Logo
Imprimir esta página

Inteligência Artificial ajuda a fortalecer relação com os clientes

Tecnologia permite criar e executar estratégias sofisticadas de atendimento ao cliente de forma ágil e eficiente

Comumente lembrada pelos filmes de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) já está presente no dia a dia e vem se desenvolvendo em ritmo acelerado. A Nuveto, empresa líder em soluções de contact center na nuvem e distribuidora exclusiva da Five9 no Brasil, conta com tecnologias de última geração em IA que permitem criar e aprimorar estratégias sofisticadas de atendimento ao cliente.

O conceito de Inteligência Artificial refere-se, de forma bem genérica, a fazer com que máquinas aprendam com situações prévias e sejam capazes de tomar decisões projetando no futuro as consequências baseadas nas experiências anteriores. Esse universo de IA é composto de várias categorias: Cognição, Cibernética, Resolução de Problemas, Deep Learning, Machine Learning, Robótica e Redes Neurais. Esses conceitos frequentemente se misturam por terem zonas de convergência.

Entre as abordagens de IA que a Nuveto utiliza está o Machine Learning, que envolve o estudo e reconhecimento de padrões de interesses e necessidades para prever ações. “Em outras palavras, as características das interações entre clientes e empresas são monitoradas para descobrir padrões de comportamento e fatores que resultem em pontos de interesse da companhia. Como, por exemplo, entender o que leva um cliente a cancelar seu contrato com a companhia”, Carlos Eduardo Leite, Sócio e Diretor de Soluções da Nuveto. Quanto mais informação histórica ou dados de teste são inseridos, maior é a precisão do algoritmo de IA. Além disto, é possível ainda que a aplicação continue monitorando o ambiente buscando mais confirmações dos padrões que estão sendo encontrados, bem como a mudança deles, gerando um ciclo virtuoso de automelhoria e de ajustes.

As aplicações mais comuns hoje no mercado são os famosos Bots, sejam eles por voz (URAs conversacionais ou VoiceBots) ou de texto (ChatBots). “Um ChatBot alcança o patamar de inteligência artificial quando passa a interpretar a intenção do cliente com base no contexto e na linguagem dele, não somente nas palavras utilizadas”, explica Carlos Eduardo. Quando a aplicação questiona qual é a intenção do cliente e busca em sua base de dados qual é a intenção cadastrada (Informação, Reclamação, Compra etc.) mais se mostra próxima a ele e humanizada, tudo baseado na Interpretação de Linguagem Natural (ou NLP), que é considerada uma ferramenta dotada de Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial também pode contribuir com o atendimento quando o ChatBot não retém o cliente e ele precisa falar com um atendente. Um exemplo são as aplicações capazes de escutar em tempo real o que está sendo dito (ou escrito em uma sessão de Chat) e, com base em toda a experiência adquirida por meio das interações anteriores com outros clientes, emite alertas ao operador indicando sugestões de abordagem, mudanças de linguagem, ofertas de desconto etc. “Este coach virtual baseado em IA é uma ferramenta essencial e primordial, pois os resultados das interações servirão de treinamento para que seja cada vez mais assertiva em suas sugestões”, comenta Leite.

Assim que o atendimento é encerrado, ainda há uma outra forma de aprimorar a gestão fazendo uso de IA. Por meio de uma solução capaz de fazer a interpretação de todo o histórico da chamada ou conversa de Chat, é possível comparar essa interação com os padrões de outras interações, localizar as reais intenções do consumidor e, por fim, projetar qual seria o próximo passo da pessoa, se seria um resultado positivo, como a aquisição de um novo produto ou serviço; ou negativo, como um pedido de cancelamento. “A ação proativa da empresa em ambos os casos gera ganhos consideráveis, não somente financeiros, mas em termos de qualidade e satisfação da experiência e de consolidação da imagem corporativa”, conclui o Sócio e Diretor de Soluções da Nuveto.

Sobre a Nuveto

A Nuveto oferece diversas soluções em nuvem para a gestão do atendimento, com uma equipe de profissionais experientes ajudando empresas a criarem e executarem estratégias sofisticadas de gestão voltadas para a experiência do cliente, por meio dos diferentes canais de contato (omnichannel) oferecendo agilidade, monitoramento, assertividade e objetividade nas interações. É distribuidora exclusiva da Five9 no Brasil, atuando também na América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto