Logo
Imprimir esta página

Minsait utiliza visão artificial e machine learning para reduzir deslocamentos improcedentes na distribuição de energia

Objetivo da solução é identificar o estado dos ativos que os clientes possuem em casa por meio do celular e avaliar remotamente se o incidente é da responsabilidade da concessionária

Visando gerar economia e reduzir deslocamentos improcedentes e desnecessários, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu em conjunto com a SP Energy Networks (SPEN), filial da Iberdrola no Reino Unido, o iDentify, solução que vai ajudar distribuidoras de energia elétrica a terem mais controle sobre o estado dos ativos de rede nas proximidades de seus clientes. Baseada em visão artificial, aplicando algoritmos de machine learning sobre a câmera dos clientes, a ferramenta pode impactar positivamente as operadoras brasileiras, gerando uma diminuição de cerca de 15% nos custos com deslocamentos e otimizar o tempo de atendimento aos clientes, segundo levantamentos da Minsait.

O aplicativo facilita a identificação de elementos na rede, capturando imagens por meio das câmeras de celular e processando-as por visão artificial. Diante disso, a concessionária recebe informações que permitem avaliar a gravidade do incidente é se é de sua responsabilidade ou de terceiros. Além de reduzir os custos de viagens, a identificação remota de dispositivos ajudará as distribuidoras a coletar informações sobre a localização e o estado de seus ativos de rede, auxiliando na inspeção de falhas.

Além disso, a análise do estado de equipamentos como fusíveis, painéis elétricos, disjuntores, postos de recarga de veículos elétricos, entre outros, auxiliará na detecção de áreas de alta demanda de energia e saber com antecedência o impacto no desempenho da rede para definir as ações necessárias que lhe permitam manter a estabilidade e evitar sobrecargas. Outro benefício importante é a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera associado à redução na inspeção visual convencional por equipes de campo.

Já em utilização na SP Energy Works, o iDentify espera reduzir até 10.000 dos 80.000 deslocamentos anuais que a companhia realiza. “Esse projeto mostra como a adoção de tecnologias digitais no setor podem trazer ganhos expressivos tanto para distribuidora, quanto para o cliente. Por um lado a redução de deslocamentos resulta em uma importante economia em OPEX, por outro lado também contribui para um melhor e mais ágil atendimento ao cliente, sem contar na possível antecipação de falhas que podem ter impacto positivo nos indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor ) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor)”, explica Rubens Del Monte, diretor de Energia e Utilities da Minsait no Brasil.

A solução, que também poderá ser utilizada pelo cliente final - que terá acesso por meio de uma URL que é enviada por SMS -, estará disponível também para as equipes de campo da distribuidora, que terão uma ferramenta eficaz para os ajudar a identificar bens e receber instruções para resolver as operações de manutenção.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto