Logo
Imprimir esta página

WEBJUMP investe em formação profissional para superar gargalo no mercado de tecnologia e conquista resultados em meio à pandemia

A Academia Webjump, criada há menos de um ano, já formou 20 colaboradores, conta com mais de 30 profissionais em treinamento e traz melhor integração entre equipes

De acordo dados do IBGE divulgados no final de 2020, o Brasil conta com mais de 14,1 milhões de desempregados. Entretanto, as empresas ainda têm dificuldades para contratar profissionais qualificados, principalmente no setor de TI.

Um estudo realizado pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que, até 2024, 420 mil novos postos de trabalho serão criados no setor de TI e não apenas para empresas deste setor. Porém, análises de dados do Inep revelam que apenas 46 mil pessoas são formadas em TI anualmente no Brasil, país que conta com mais de 1,5 milhão de profissionais do segmento.

Em números globais, faltam mais de 3 milhões de profissionais somente nas áreas de segurança da informação e cibernética, de acordo com o (ISC)² - International Information System Security Certort Consortium, sendo mais de 330 mil no Brasil. Em contrapartida, um estudo do IDC revela que haverá 42% no aumento no orçamento de para TI nas empresas em 2021, com foco em nuvem, analytics e segurança.

Para sanar esse gargalo do mercado e fortalecer seu compromisso de investir em educação de seus colaboradores, a Webjump - referência em soluções tecnológicas para eCommerce B2C e B2B e principal Magento Partner na América Latina - criou a Academia Webjump: programa de capacitação profissional para talentos em início ou transição de carreira, que visa qualificá-los, de forma ágil e prática, nas habilidades necessárias para os projetos da empresa.

Idealizado pelo CEO, Ivan Bastos, e o COO, Alexandre Rodrigues, em janeiro de 2020 e implementado em abril do mesmo ano, o programa conta com mais de 30 profissionais em treinamento e já formou 20, em agosto do ano passado, totalizando 50 profissionais, ¼ do time de colaboradores da WEBJUMP.

Com três meses de duração, o treinamento foi dividido em fases mensais, intituladas "trilhas", divididas em conceitos e habilidades importantes para cada carreira (segundo os especialistas de cada área). As trilhas contam com diversos materiais de apoio, que vão desde artigos até videoaulas, separados pelos mentores e de livre acesso para toda empresa.

Ao final de cada trilha, o candidato apresenta um exercício final, que resume todo o aprendizado. Após os três meses, o profissional se gradua na Academia Webjump e está pronto para ser alocado 100% em uma squad, já habituado com a cultura da empresa.

Além do grupo de mentores, formado por funcionários voluntários e especialistas em suas áreas de atuação, o programa também possui um comitê, que conta com gerentes de várias áreas e é responsável por assistir as apresentações dos candidatos e avaliar sua evolução; e facilitadores, que auxiliam mentores e mentorados, e promovem encontros para melhorias do programa. Entre os treinandos, também participam funcionários que desejam mudar sua área de atuação dentro da empresa.

Outros diversos benefícios, - além de preencher as lacunas do mercado e formar profissionais focados no DNA e nas reais necessidades da empresa -, foram percebidos com a implementação da Academia Webjump: maior visibilidade para funcionários, treinamento de oratória, cultura de feedback, transição de carreira de forma mais confortável e eficiente e melhor integração entre equipes.

Segundo Beatriz Fonseca, chefe de design na Webjump e facilitadora da Academia, a empresa saltou de 6 funcionários em 2012, para 170 em 2020; e a necessidade de criar uma solução para cobrir esse vão do mercado tornou-se inevitável. "A cada contratação, a dificuldade de achar a pessoa ideal foi ficando cada vez maior", explica. Entre os desafios estavam candidatos sem experiência prática com alta pretensão salarial, se considerando especialistas sem terem realizado qualquer atividade na área, profissionais se autodeclarando sêniores, com apenas um ano de experiência ou ainda trabalhadores que desejavam mudar de área.

As dificuldades relatadas não são exclusividade da Webjump. De acordo com um levantamento realizado pela Vulpi - startup especialista na divulgação de vagas e profissionais do setor de TI, 76,8% das empresas buscam profissionais plenos ou sêniores, mas a maioria se enquadra na categoria júnior, com 32,3%, seguida dos plenos, 27,9% e 23,5% sêniores. 16,4% são iniciantes no ramo.

O investimento em educação dentro das corporações já vem se tornando tendência no mercado. Gigantes de tecnologia como Microsoft, Google e Mercado Livre têm apostado na criação de programas similares para a aquisição de novos talentos e também para disponibilizar profissionais mais qualificados no mercado. Outras empresas também têm apostado em parcerias com instituições de educação.

As iniciativas também ajudam a incluir a população jovem no mercado de trabalho e diminuir a situação de vulnerabilidade social. De acordo com projeção do IBGE de 2020, o Brasil possui 48 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos. Dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que um a cada quatro dos adolescentes e jovens não estuda e nem trabalha. "Isso me mostrou que qualquer empresa pode ter um importante papel na formação de qualquer profissional", diz Beatriz.

"A formação especializada no ambiente corporativo também pode ajudar a reter talentos. Recentemente a FIA (Fundação Instituto de Administração) fez um levantamento que aponta que profissionais de tecnologia com perfil técnico e grau superior possuem o dobro da propensão de migrar de uma empresa para outra em menos de três anos", aponta Ivan Bastos, CEO e cofundador da Webjump.

Segundo ele, "o programa mudou a nossa forma de contratar e tem sido muito positivo para funcionários e para empresa. Temos mais profissionais altamente capacitados, integrados e motivados em entregar soluções cada vez mais inovadoras e eficientes para nossos clientes. É um eterno ganha-ganha, pois beneficia também todo o mercado de tecnologia e transforma a sociedade, proporcionando mais educação e oportunidades".

Sobre a WEBJUMP

A WEBJUMP é a principal Magento Partner na América Latina e é referência em soluções tecnológicas para eCommerce B2C e B2B. Por meio de sua metodologia ágil, proporciona a transformação digital de seus clientes prezando por qualidade, transparência e comunicação assertiva em todas as fases dos projetos desenvolvidos. A empresa destaca-se na busca incessante pela excelência - uma filosofia colocada em prática há mais de 13 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto