Logo
Imprimir esta página

Aulas on-line exigem dos pais mais cuidados com a segurança cibernética

Especialista da Cipher traz dicas de comportamento e tecnologia para manter as crianças e jovens a salvo dos golpes de cibercriminosos durante conexões online

O ano de 2020 criou uma nova cultura no campo da educação, levando alunos e professores a migrarem para o ambiente digital para que o ensino curricular fosse mantido. Isso significou municiar crianças, inclusive as do ensino fundamental, com dispositivos conectados, como tablets e smartphones. Em 2021, a retomada das aulas presenciais ainda é incerta e o rodízio de alunos nas salas de aula deve ser um desafio para pais e professores em vários sentidos, inclusive na conscientização sobre os perigos que a Internet representa, especialmente para aqueles que ainda estão na primeira fase do aprendizado.

Se, por um lado, a tecnologia garante que as aulas não sejam definitivamente suspensas, por outro traz mais perigos cibernéticos, especialmente para as crianças menores, pois cibercriminosos tendem a se aproveitar da ingenuidade própria da idade para obter acesso a informações sensíveis (dos pais que trabalham em home office), pedofilia ou desafios online perigosos. Assim, o cuidado dos pais em relação a perigos cibernéticos deve redobrar, tanto em relação aos equipamentos quanto a ajudar os filhos a reconhecerem esses tipos de ameaças.

Fernando Amatte, diretor de Red Team da Cipher, empresa do grupo Prosegur, especializada em segurança cibernética, traz algumas dicas para pais e responsáveis tornarem a experiência digital das crianças mais segura. “O melhor é conversar com os filhos sobre segurança online para estabelecer limites. A velha recomendação de não falar com estranhos é, ainda, um dos melhores conselhos que podemos dar aos jovens”, explica. Para ele, são cuidados básicos que devem ser seguidos também depois das férias, pois a quarentena ainda forçará as crianças a se manterem conectadas até a volta das aulas presenciais e outras atividades fora de casa. Confira as principais dicas:

Comunicação – converse com seus filhos sobre a exposição de informações pessoais na internet e os riscos das interações em redes sociais com pessoas de fora do círculo de conhecidos da criança;
Ameaças – explique os perigos de compartilhar publicamente locais, fotos pessoais e informações de familiares ou mesmo de colegas de escola;
Tecnologia – invista em um software de controle parental, uma tecnologia poderosa que se torna um ótimo aliado na gestão de segurança;
Adequação – certifique-se de que seus filhos acessem conteúdo apropriado para sua idade (filmes, jogos e até mesmo aplicativos). Para isso, geralmente há versões para crianças de alguns serviços populares, como o YouTube Kids ou o aplicativo de buscas Bunis, alternativa ao Google.
Monitorameno – esteja sempre atento aos conteúdos, sites e aplicativos acessados pelos filhos. Um monitoramento constante, ajuda na garantia da segurança dos jovens e crianças.

Sobre a CIPHER

Fundada em 2000, a CIPHER, uma empresa global do Grupo Prosegur, especializada em segurança cibernética, oferece uma ampla gama de produtos e serviços, suportadas pelo melhor laboratório em segurança da Informação: o Intelligence Lab. Com escritórios localizados na América do Norte, Europa e América Latina, possui seis centros de operação de segurança 24/7, complementados por parceiros estratégicos ao redor do mundo.

A CIPHER é altamente acreditada como provedora de Serviços Gerenciados de Segurança (MSS) por meio das certificações da empresa como ISO 20000 e ISO 27001, SOC I e SOC II, PCI QSA e PCI ASV.

A CIPHER também recebeu diversos prêmios, incluindo melhor MSSP da Frost & Sullivan nos últimos seis anos consecutivos. Os seus clientes são compostos por grandes empresas e agências de governo, com inúmeros cases de sucesso. A CIPHER provê às organizações, por meio de tecnologias avançadas e especializadas, serviços que os protegem contra ameaças, enquanto gerenciam riscos e asseguram a operação através de soluções inovadoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto