Logo
Imprimir esta página

Canon Medical Systems do Brasil migra sistema tributário e fiscal para a Synchro Cloud

Parceria que teve início em 2008 abriu espaço para a primeira migração de sistemas para a nuvem da operação local no Brasil, realizada durante a pandemia

Com mais de 100 anos de atuação, a Canon Medical Systems foi pioneira no Japão com pesquisas em tubos de raios-x em 1914 e, hoje, oferece uma gama completa de soluções de diagnóstico por imagem médica, incluindo tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética em todo o mundo.

No Brasil, a companhia conta com 200 colaboradores diretos e indiretos com sede em Barueri e uma fábrica em Campinas, que produz e comercializa os equipamentos médicos da marca, além de prestar manutenção para todo o país.

Cliente da Synchro, uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade tributária e fiscal Cloud e On Premises do mercado, desde 2009, a Canon Medical Systems decidiu migrar seu sistema tributário para a nuvem em março de 2020, mês que marcou o início da pandemia por aqui.

“Os constantes ciclos de conferência, implementação e homologação das atualizações da legislação tributária oneravam muito a nossa equipe de tecnologia, respondendo por até 60% do tempo de trabalho dos analistas, uma realidade incompatível com nossa atividade dentro da empresa tomando um tempo precioso que deveria ser dedicado ao desenvolvimento de informações para business intelligence” suportando a alta direção da empresa nas tomadas de decisões estratégicas” , relembra Marco Aurélio Bafi, Gerente de TI da companhia.

As recorrentes atualizações das obrigações determinadas pelo governo também refletia no SLA mais demorado de resolução de tíquetes de outras áreas para a equipe de TI na época, sobrecarregando os profissionais com as demandas da área fiscal, principalmente quando os upgrades vinham em combo.

“Dedicávamos nossa energia para atualizar as obrigações tributárias para estarmos em conformidade com a lei, uma prioridade da nossa operação, mas precisávamos reverter esse cenário para focar na parte estratégica da companhia, e como estávamos satisfeitos com a parceria desenvolvida nessa última década com a Synchro, nos interessamos pelos benefícios da solução Cloud, que possui segurança e agilidade nos upgrades da legislação”, avalia Rafael Gomes, Analista de Sistemas da Canon que liderou a transição do sistema On Premises.

Tecnologia de conformidade tributária para nuvem pioneira no Brasil, a solução Synchro Cloud realiza as etapas de implementação e homologação das atualizações das obrigações tempo real para os clientes, cabendo a eles apenas o acompanhamento das tarefas no dia a dia.

Assim, após aprovações da diretoria local, a equipe de TI da Canon Medical Systems deu início à migração para a Synchro Cloud enquanto atuava na disponibilização da infraestrutura com o trabalho remoto imposto pela quarentena. “Uma das consequências da pandemia, que proporcionou a grande revolução de TI dentro da empresa, giramos a chave para o trabalho remoto e mantivemos a produtividade. Com isso, conseguimos trabalhar bem com a migração do nosso sistema fiscal para a nuvem da Synchro, atualizando primeiro nossa versão da solução On Premises do software para então nos prepararmos para essa transição”, afirma Marco.

Como a solução Synchro Cloud foi uma das primeiras experiências da companhia com migração de software para a nuvem, a área de TI decidiu priorizar os módulos de ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal) da Solução Fiscal Web, além do EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída), em junho. O próximo passo segundo Rafael é migrar também a solução DFe (Documentos Fiscais Eletrônicos), que concentra as demandas diárias de emissão de notas fiscais.

“Como a mudança era grande, adotamos a estratégia de migrarmos primeiramente os sistemas de entrega de obrigações fiscais mensais e anuais, pois teríamos tempo hábil em manter a operação no formato On Premise, reduzindo os riscos de comprometer nossas entregas em um cenário hipotético de problemas durante o Go Live. Com o sucesso do projeto e principalmente o ganho de experiência nesta transição, em breve pretendemos também migrar para a nuvem nossa solução Synchro de emissão de NF-e”, destaca Rafael.

Sobre isso, Marco comenta, “Hoje, apenas 10% do tempo da equipe de TI é consumido pela área fiscal, mas apenas para demandas estratégicas, contribuindo para a melhoria da imagem do setor dentro da companhia. Para mim, é um dos grandes fascínios da área de tecnologia, é preciso conhecer um pouco de todos os processos da empresa, do backoffice ao core business, para atendê-la bem”, conclui.

Sobre a Canon Medical Systems Corporation

A Canon Medical oferece uma gama completa de soluções de diagnóstico por imagem médica, incluindo tomografia computadorizada, raio-x, ultrassom e RM, em todo o mundo.

De acordo com a nossa filosofia corporativa “Made for Life”, os pacientes estão no centro de tudo o que fazemos. Nossa missão é fornecer aos profissionais médicos soluções que apoiem seus esforços em contribuir para a saúde e o bem-estar dos pacientes em todo o mundo.

Para mais informações, visite o site da Canon Medical Systems do Brasil: https://br.medical.canon/

Sobre a Synchro:

Fundada em 1991, a Synchro é uma das mais conceituadas empresas de soluções de conformidade tributária e fiscal no Brasil, com oferta Cloud e On Premises. Suas soluções combinadas, de software, informação e serviços, respondem com inteligência às necessidades do complexo cenário fiscal brasileiro, assegurando conformidade e eficiência ao processo da cadeia de valor fiscal tributário de seus clientes de maneira simples e inovadora.

Concebidas para assegurar confiabilidade e performance, as soluções Synchro fazem uso de tecnologias atuais e robustas que permitem a integração de forma transparente aos principais ERPs de mercado. Estão em uso por mais de 400 grupos econômicos e milhares de usuários de diversos segmentos de negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto