Logo
Imprimir esta página

Os benefícios de gerenciar os requisitos de desempenho dos projetos utilizando o BIM

por Paola Nicolai*

Dentre as áreas da construção civil, o atendimento aos requisitos do projeto é um dos aspectos mais críticos de todo o desenvolvimento do empreendimento, pois é a principal fonte de informações para o seu avanço. Essas exigências podem ser específicas ao projeto, mas ganham destaque aquelas advindas de normas técnicas, que se propõem a atender às necessidades dos usuários e agregar qualidade na construção, como os critérios de desempenho de uma edificação.

É inegável que a Modelagem da Construção da Informação (BIM) está alterando o modo como enxergamos os edifícios, sendo um dos mais promissores desenvolvimentos para a indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Assim, uma vez que a premissa é garantir, da melhor maneira possível, o atendimento aos critérios de desempenho, os profissionais do setor passam a ter maior munição para cumprir a tarefa com os processos e ferramentas BIM, cujos benefícios facilitam uma visão mais sistêmica do empreendimento, fomentam a colaboração e comunicação com diferentes pessoas, além de melhorar a verificação de projetos para este fim.

Uma das grandes oportunidades que surgem neste contexto é a utilização de um Ambiente Comum de Dados, conhecido como CDE, que é capaz de centralizar e gerenciar todas as informações e requisitos do projeto, garantindo que o modelo siga todas as exigências necessárias. Há diversas opções disponíveis no mercado, mas o ideal é optar por uma solução que lide diretamente com a informação e com o dado, conversando com o modelo.

Além disso, a utilização do CDE pode poupar muito tempo na posterior verificação da qualidade dos projetos, normalmente feita de maneira manual e mais propensas a erros. Mesmo não sendo um verificador de regras automático, essa solução ainda sim confere maior automatização para este processo, garantindo maior controle no atendimento aos requisitos de desempenho, graças às suas fichas de dados e à capacidade de gerenciar famílias. As tecnologias do BIM já estão aí, disponíveis. A grande questão é realmente se apropriar delas em prol das nossas necessidades.

*Paola Nicolai é gerente de produtos do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA de engenharia

Sobre o Construtivo.com

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 40 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto