Logo
Imprimir esta página

Hitachi Vantara aprimora a experiência do cidadão paranaense através de infraestrutura de TI moderna implementada na CELEPAR

Após a modernização da TI, a CELEPAR obteve ganho de performance, desempenho, eficiência e economia de espaço

A Hitachi Vantara, fabricante e líder global em armazenamento e gerenciamento de dados, otimizou o acesso aos serviços administrativos, de saúde e de segurança para o cidadão paranaense através da migração dos servidores de TI da CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Fundada em 1964, a CELEPAR é pioneira entre as empresas públicas de tecnologia da informação. A companhia é focada em soluções digitais para a sociedade, e há 56 anos vem transformando o Estado do Paraná em um prestador de serviços mais simples, digital e intuitivo, otimizando processos e eliminando burocracias. Com o avanço da transformação digital, a CELEPAR precisava modernizar a infraestrutura de TI com um equipamento High-end que atendesse tanto as cargas mais críticas de volumes de dados de seu data center, quanto das outras instâncias do Governo do Paraná que a companhia abriga, com abrangência aos ambientes Mainframe e Risc.

Como o propósito da companhia é promover mais qualidade de vida à população, conectando as pessoas ao governo de forma mais ágil e segura, havia a necessidade de atualizar quatro racks, já que não estavam mais atendendo às expectativas de crescimento. O desafio então, era encontrar uma máquina que atendesse as demandas até 2024. Era imprescindível evoluir para uma infraestrutura que fosse capaz de substituir as LPARs (Partições lógicas), e comportar o banco de dados com grande volumetria, para conseguir obter escalabilidade e tech refresh.

Após realizar uma análise, a Hitachi Vantara indicou a migração para o Hitachi Virtual Storage Platform (VSP) F1500 para consolidar as cargas mais críticas de dados em uma só máquina, e migrar o Mainframe. Por isso a escolha foi por um hardware mais moderno e eficiente, que proporcionasse eficiência de dados com uma capacidade de 500 terabytes de disco, que com a compressão ultrapassaria 1 petabyte em volume utilizável por meio de um processador.

Até o momento, 350 terabytes já foram migrados e a estabilidade foi tão grande, que não houve impactos para o usuário final. Essas soluções facilitaram o dia a dia do cidadão, que obteve acesso mais rápido aos serviços do Estado. O Detran Fácil, por exemplo, foi um portal desenvolvido para evitar que os usuários tivessem que aguardar por horas um atendimento presencial.

A CELEPAR migrou 100 servidores do Estado do Paraná, de áreas essenciais como segurança (Secretaria de Segurança Pública e Central de Atendimento e Despacho de Viaturas); saúde (Secretaria de Estado da Saúde, SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS); e atividades administrativas (Folha de Pagamento do Estado, Serviços Integrados com a Receita Federal, Detran PR - Departamento de Trânsito do Paraná, e a solução de Correio Eletrônico que já despachou mais de 200 mil caixas).

“A transformação digital requer soluções mais práticas e menos burocráticas, por isso, a Hitachi Vantara se preocupa por oferecer uma infraestrutura de TI moderna que atenda o constante crescimento das informações armazenadas. E isso é feito de maneira segura, eficiente e rápida, impactando positivamente tanto quem vive o dia a dia da empresa, quanto quem utiliza os serviços prestados”, pontua Thomaz Blummer, Arquiteto de Soluções na Hitachi Vantara.

Com a migração para a nova plataforma, houve o aumento da segurança dos dados através dos módulos FMD HDE, que incluem tecnologia de criptografia e usam certificados digitais para garantir a segurança completa dos dados, evitando que pessoas não autorizadas acessem as informações sigilosas da CELEPAR; além disso, houve a consolidação das cargas mais críticas; melhor tempo de resposta; redução de footprint, com um petabyte em meio rack somente; e redução de espaço no data center.

O espaço, inclusive, é fundamental para a CELEPAR já que a companhia possui uma sala cofre desde 2015 onde estão armazenados os dados do Governo do Estado e do cidadão paranaense. A sala cofre conta com um centro de dados de 270 m² que opera 24 horas por dia e dispõe de uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital.

Em relação à formatação dos discos, ela foi realizada em 30 minutos, e todo o projeto foi concluído em apenas 2 meses, gerando economia de energia. Outro grande resultado notado com a aquisição do VSP F1500 foi a virtualização, que possibilitou a migração dos outros discos que a CELEPAR já possuía para o storage da Hitachi, de forma rápida, simples e segura. Essa facilidade se deve ao fato de que a matriz da Hitachi Vantara suporta cargas mais críticas com grande compatibilidade.

“A CELEPAR tornou-se um modelo de governo eletrônico graças ao esforço dos colaboradores e todo o investimento realizado em empresas comprometidas em oferecer as melhores soluções de tecnologia, aliadas ao profundo conhecimento dos técnicos. Essa modernização de infraestrutura de TI foi replicada para a SANEPAR, a Companhia de Saneamento do Paraná, enfatizando o êxito do projeto. Estamos muito orgulhosos em poder proporcionar serviços de qualidade para a população do nosso Estado”, finaliza Dario Kuceki Knopfholz, Coordenador de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação.

Sobre a CELEPAR

A CELEPAR é a primeira empresa de tecnologia da informação do país, fundada em 24 de novembro de 1964. Seu objetivo é fornecer soluções digitais para a sociedade, transformando o Estado em um prestador de serviço mais simples, digital e intuitivo, otimizando processos, eliminando burocracias e simplificando a relação entre governo e cidadão. Para mais informações, acesse: www.celepar.pr.gov.br/.

Sobre a Hitachi Vantara

A Hitachi Vantara, uma subsidiária integral da Hitachi, Ltd., ajuda os líderes orientados a dados a encontrar e usar o valor em seus dados para inovar de forma inteligente e alcançar resultados que importam para as empresas e a sociedade – o que chamamos de linha de fundo duplo. Apenas a Hitachi Vantara combina mais de 100 anos de experiência em tecnologia operacional (OT) e mais de 60 anos em TI para desbloquear o poder dos dados do seu negócio, do seu pessoal e das suas máquinas. Ajudamos as empresas a armazenar, enriquecer, ativar e monetizar seus dados para melhorar as experiências de seus clientes, desenvolver novos fluxos de receita e reduzir seus custos de negócios. Mais de 80% da Fortune 100 confia na Hitachi Vantara para soluções de dados. Visite-nos em www.hitachivantara.com.

Sobre a Hitachi, Ltd.

A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), com sede em Tóquio, Japão, está focada no Negócio de Inovação Social, combinando sua tecnologia operacional, tecnologia da informação e produtos. As receitas consolidadas da empresa para o ano fiscal de 2018 (encerrado em 31 de março de 2019) totalizaram 9.480,6 bilhões de ienes (US$8,5bilhões), e a empresa tem aproximadamente 296 mil funcionários em todo o mundo. A Hitachi oferece soluções digitais como a Lumada em cinco setores, incluindo Mobilidade, Vida Inteligente, Indústria, Energia e TI, para aumentar o valor social, ambiental e econômico de nossos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto