Logo
Imprimir esta página

Estudo inédito da ISG Provider Lens™ diz que Covid-19 forçou e-commerce brasileiro a migrar mais rapidamente para a nuvem

Estudo inédito da ISG Provider Lens™ diz que Covid-19 forçou e-commerce brasileiro a migrar mais rapidamente para a nuvem

No período de vendas de Natal, empresas de comércio eletrônico que apostaram em nuvem pública garantem maior funcionalidade e agilidade nas vendas

A pandemia de Covid-19 impactou fortemente alguns setores verticais no Brasil, forçando o comércio eletrônico e a rápida adoção da nuvem pública, é o que aponta o estudo inédito ISG Provider Lens™ Public Cloud – Solutions and Services Report Brazil 2020, divulgado nesta terça-feira, 1º, pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global líder em consultoria e pesquisa de tecnologia, em parceria com a TGT Consult no Brasil.

Na semana pós Black Friday e no período de vendas de Natal, o autor da pesquisa ISG, Pedro L. Bicudo Maschio, diz que é importante ressaltar que não só as empresas de varejo, mas todas as de compra online migraram mais rapidamente para a nuvem em razão da pandemia com uma velocidade muito maior que no ano passado, e isso deve ter um impacto forte nas vendas deste ano, garantindo o funcionamento e maior agilidade.

Pedro explica: “A grande vantagem de migrar para a nuvem é que você pode escalar mais rapidamente seus recursos e ganhar performance e mais desempenho, além de conseguir fazer todo o gerenciamento de forma segura e remota. O exemplo que temos nesta semana com a Black Friday é que a nuvem agrega valor para as empresas, ofertando a capacidade de escalar num momento em que se tem um aumento abrupto de utilização por conta das promoções. A nuvem consegue responder a isso com segurança. Já quem manteve seus serviços internos, pode ter mais dificuldades em atender os seus clientes. O que reportamos no estudo deste ano, foi uma aceleração da adoção da nuvem e certamente isso deve refletir nas vendas do e-commerce de 2020”.

Segundo Omar Tabach, sócio diretor da TGT Consult, “o grande desafio de 2020 para nossos clientes foi previsibilidade e planejamento, enquanto a demanda em algumas linhas de produtos foram a zero, em outras foram a 200% ou 300% dos volumes tradicionais, isto obrigou as empresas adotarem uma cadeia de suprimentos mais flexível. Este impacto se estendeu para os sistemas de tecnologia de informação que foram impactados demandando flexibilidade e escalabilidade urgente, neste momento a infraestrutura em nuvem é o fator viabilizador desta demanda”.

O estudo ISG Provider Lens™ Public Cloud – Solutions and Services Report Brazil 2020 ainda destaca que, de uma perspectiva de demanda de serviço em nuvem, o mercado relata um interesse crescente em computação sem servidor e gerenciamento de contêiner. No ano passado, as tendências em torno da Inteligência Artificial e da computação cognitiva continuaram evoluindo em direção à maturidade. Para alavancar essas inovações, as empresas estão exigindo mais transformação de aplicativos.

Outro ponto importante é a preferência das grandes empresas por várias nuvens: ‘uma clara tendência’, diz o relatório. Os clientes preferem as melhores soluções e estão cada vez mais interessados em provedores de serviços que possam ajudá-los a verificar vulnerabilidades e cumprir regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil. No entanto, alguns estudos de caso mostram que a maioria das empresas ainda tem um provedor preferencial para a maior parte de suas cargas de trabalho de computação.

O levantamento também mostra um número crescente de empresas brasileiras trocando de provedores de serviços de nuvem pública gerenciados durante o ano passado, à medida que as empresas buscam obter os melhores serviços a um preço competitivo. Um dos principais diferenciais é a gestão de custos, que se tornou uma grande prioridade durante a pandemia. Os provedores titulares que se concentraram em ajudar os clientes a otimizar os recursos da nuvem e reduzir os custos mensais tiveram maior retenção de clientes.

Na área de infraestrutura e plataforma de hyperscale, o relatório aponta o multicloud como uma tendência de mercado. “No entanto, os estudos de caso relatados mostram que as empresas têm uma nuvem pública preferida para a maioria de suas cargas de trabalho de computação e usam outras nuvens para aplicativos específicos, SaaS ou economia de custos. No mercado de grandes contas, muitas empresas têm grandes bancos de dados, resultando em combinações de várias nuvens onde os aplicativos front-end são executados em uma nuvem e o grande banco de dados é executado em outra para a melhor solução do mercado a um custo ideal. Conexões rápidas entre nuvens permitem esses arranjos. O Brasil é um mercado de nuvem muito competitivo com hiperscaladores que oferecem mais de 15 locais de data center em nuvem”, diz o relatório.

Quadrantes

O ISG Provider Lens™ Public Cloud – Solutions and Services Report Brazil 2020 avaliou as capacidades de 44 provedores em seis quadrantes: Consulting and Transformational Services for Large Accounts; Consulting and Transformational Services for the Midmarket; Managed Public Cloud Services for Large Accounts; Managed Public Cloud Services for the Midmarket; SAP HANA Infrastructure Services; and Hyperscale Infrastructure and Platform Services.

O relatório apontou Claranet e Dedalus como líderes em quatro quadrantes e Compasso UOL como líder em três. Accenture, Amazon (AWS), BRLink, Google (GCP), IBM, Microsoft, Nextios, Sky.One TIVIT e V8 Consulting foram nomeados líderes em dois quadrantes, e Capgemini, Essential IT, SantoDigital e Unisys nomeados líderes em um.

Uma versão personalizada do relatório foi disponibilizada pela Ativy, Compasso UOL, Dedalus e V8 Consulting pelos links abaixo:

https://materiais.ativy.com/ativy-quadrante-public-cloud

https://go.compasso.com.br/pesquisa-isg-2020

https://mkt.dedalus.com.br/dedalus-isg-2020

https://materiais.v8consulting.com.br/v8-isg-2020

Conheça nossa agenda de relatórios 2021 através do site: https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/.

Sobre a ISG Provider Lens™ Research

A série ISG Provider Lens™ Quadrant research é a única avaliação de fornecedores desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa e América Latina, bem como nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, países nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro.

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também representa da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br.

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o digital, operando em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e classe mundial de pesquisa e recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto