Logo
Imprimir esta página

Uma atualização no gerenciamento remoto de dispositivos

Soluções de gerenciamento remoto de dispositivos móveis (MDM) ajudam as empresas a gerenciar e proteger dispositivos conectados para trabalhadores remotos

por Dean Coclin, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da DigiCert

Atualmente as organizações enfrentam novos desafios na manutenção de sua segurança e identidade. O aumento do trabalho remoto e do BYOD (Traga seu Próprio Aparelho) colocam a PKI (Infraestrutura de Chave Pública) em um papel crucial no gerenciamento de dispositivos móveis nas empresas.

Os riscos do BYOD

Em um cenário com o fenômeno BYOD em ascensão, o uso do MDM (gerenciamento remoto de dispositivos móveis) se faz mais do que necessário. Os funcionários têm fornecedores de hardware e sistemas operacionais diferentes, o que pode ser difícil de gerenciar. Portanto, uma solução centralizada será necessária para visibilidade e gerenciamento eficazes. Além disso, com mais pessoas trabalhando de casa, aumentou o uso de dispositivos próprios. O risco é não saber quais vulnerabilidades os funcionários estão introduzindo em sua rede com seus equipamentos.

Alguém da equipe, por exemplo, está usando um laptop Windows XP com software desatualizado ou uma máquina desatualizada e sem patch. Ele pode utilizá-los para acessar recursos da web corporativos ou mesmo a VPN corporativa. O problema é que o dispositivo pode estar vulnerável e o simples acesso à rede permite que ela seja encontrada e comprometida por ser muito antiga e/ou desatualizada. Um hacker consegue acessar com eficácia tudo que o computador ou VPN também conseguem, colocando em risco os dados e a seguridade da companhia.

Gerenciar dispositivos móveis de forma remota

A PKI pode resolver parte da identidade e do acesso do gerenciamento de MDM, pois controla os dispositivos, perfil de segurança e nível de acesso para usuários de cada equipamento. E ainda pode fazê-lo remotamente, de qualquer lugar do mundo. A combinação de MDM para gerenciamento e PKI para identidade altamente segura e controles de acesso, é um ótimo investimento para a corporações.

Acesso e controle remoto seguro

As empresas provavelmente estão pensando em autenticação multifator ou até mesmo PKI para um login seguro. E se um dispositivo ingressar em uma VPN, você o ideal é poder controlar o dispositivo de forma remota. Este controle oferece a capacidade de gerenciar o que há naquele dispositivo, como ele acessa a rede, os recursos e quem pode usá-lo.

Autenticação de dispositivo móvel

Há no mercado CA’s que oferecem autenticação forte para sites por meio de certificados digitais para evitar ataques man-in-the-middle, garantir a identidade e controlar o acesso. A maioria dos profissionais de segurança concorda que um nome de usuário e uma senha não são um método de autenticação forte o suficiente para os ativos de TI de uma empresa. Mas os certificados digitais podem quase ser considerados senhas muito fortes (impossíveis de adivinhar e que são criptograficamente comprovadas). Eles fornecem autenticação forte para acesso ao sistema e à rede.

Existem também certificados que permitem que um dispositivo se identifique, garantindo que a identidade de um dispositivo seja conhecida e que uma rede possa atestar a autenticidade desse dispositivo. Isso aumenta seu controle sobre quem e o que tem acesso aos seus recursos e de que maneira.

Os benefícios do BYOD são que os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo. Mas gerenciar o pool de dispositivos conectados à sua rede corporativa é um desafio crescente e urgente, com sérios riscos se não for gerenciado adequadamente. MDM e PKI podem ajudar sua força de trabalho remota atual e equipá-lo melhor para a tendência crescente de dispositivos móveis.

Sobre a DigiCert, Inc.

DigiCert é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89% das organizações da Fortune 500 e 97 - de um total de 100 maiores bancos globais - escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web eInternet das Coisas. DigiCert suporta TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de vida, a CertCentral®. A organização é reconhecida pela sua plataforma de gerenciamento, rapidez e um suporte reconhecido ao usuário, além de líder de mercado em soluções de segurança. Para as últimas notícias e atualizações, visite digicert.com ou siga @digicert.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto