Logo
Imprimir esta página

Flexibilidade e robustez tecnológica fazem aposta da Jovem Pan no mundo do streaming audiovisual decolar

Com solução da Agile Content, Panflix é top três do iBest e impacta mais de 200 mil pessoas por mês

Para se manter competitiva frente à gradativa migração da audiência para canais digitais como o Youtube e a Netflix, a rádio Jovem Pan lançou, no início de maio, o Panflix, streaming de áudio e vídeo, com tecnologia OTT, do inglês Over the Top, da Agile Content. O diferencial nessa implantação foi a criação de um produto flexível e sofisticado de comunicação, que reúne podcasts, música, jornalismo, entretenimento e esportes. As notícias, o carro chefe da emissora, são organizadas por linhas editoriais, inclusive hardnews, com tecnologia de produção e distribuição digital de conteúdo audiovisual, além de recursos que permitem à Jovem Pan monetizar seus produtos e estreitar o contato com seu público.

A aposta garantiu para o Panflix, em cinco meses, estar os três melhores streaming de música e vídeo, em votação popular do iBest. E não é só isso, os conteúdos, ao vivo e on-demand, produzidos nos estúdios da Pan somam mais de 232 milhões de visualizações por mês em todo o Brasil.

O Diretor de Serviços Profissionais LATAM da Agile, Rafael Fuzari, explica que a demanda da Jovem Pan consistia em aumentar seu alcance, principalmente diante do crescimento exponencial da concorrência de produtos de vídeo. “Desenvolvemos o projeto de distribuição de conteúdo audiovisual de forma flexível e escalável para atender demandas atuais e futuras. O resultado é surpreendente: o Panflix acumula milhões de visualizações de vídeo por dia, e um catálogo crescente com dezenas de novos conteúdos todos os dias.”

Tecnologia

A rede de rádios, que já publicava seu conteúdo no Youtube, optou por transformar 100% da sua programação radiofônica em vídeo, inclusive transmissões ao vivo, e criar o Panflix. Falando assim, parece algo simples, mas sem a plataforma da Agile Content, essa missão seria impossível. A distribuição de vídeo precisa ser compatível com todos os fabricantes de dispositivos eletrônicos, o que requer uma transformação para os vários formatos digitais – iOS, Android, Smart Tvs etc. – e às mais diversas resoluções, de forma automática e de maneira que a distribuição seja praticamente em tempo real.

“A programação da Jovem Pan é 100% transformada em vídeo, além dos conteúdos de suas afiliadas. O grande desafio foi consolidar todo o conteúdo por meio de nossa plataforma, de modo a atender ao projeto de expansão da rede brasileira de rádio”, comenta Fuzari. Tudo isso por meio de nuvem, com o uso de CDN – Content Delivery Network – e todos os protocolos de segurança.

Com a plataforma da Agile, resolvemos todo o fluxo de vídeo e organização do conteúdo, com a unificação dos diferentes canais editoriais da Jovem Pan em um único lugar, transformação automática para os formatos das diferentes plataformas quando necessário, até chegar aos usuários de acordo com a capacidade de cada conexão de internet, para não haver interrupção ou congelamento, explica o CEO da Jovem Pan, Roberto Araújo.

“A tecnologia da Agile organiza o conteúdo nas diversas editorias e conta com recursos que distribuem corretamente o conteúdo de acordo com a plataforma do usuário e geolocalização”, assinala Araújo.

Fuzari acrescenta: “É uma solução completa, que consolida, organiza e distribui 100% de tudo que é criado pela Jovem Pan, com o conteúdo ao vivo e on-demand, 24 horas por dia.”

463 mil downloads desde o lançamento

O PanFlix, que disponibiliza atualmente mais de 150 mil conteúdos entre jornalismo, esporte, entretenimento, canal kids e podcasting do grupo de mídia Jovem Pan, é um dos poucos serviços de streaming a oferecer programação inédita e ao vivo todos os dias. Em cinco meses, o aplicativo registrou 463 mil downloads com média de 22 minutos de retenção.

Monetização

Além da autonomia na organização editorial, o projeto Panflix abriu novas possibilidades de monetização. “Agora, podemos rentabilizar nosso negócio a partir da publicidade gerenciada por nós mesmos, inclusive com a perspectiva de disponibilizar conteúdo premium”, destaca o Head Digital da Jovem Pan, Fabricio Vulcano.

Outra vantagem do Panflix é o contato e a interação direta com o público, o que não acontecia com a audiência do seu canal no Youtube. “Estamos negociando novas parcerias para ampliar os assuntos tratados no Panflix. Queremos incluir informações de esportes, de nicho e até humor. Também iniciamos diálogo para trazer outros canais do Youtube para o Panflix”, completa Vulcano.

Suporte, treinamento e evolução

Além do desenvolvimento de toda a parte digital, a Agile tem um time de suporte, dedicado à manutenção evolutiva da plataforma. “A Agile também treinou nossos profissionais, de modo a otimizar a utilização das novas ferramentas”, esclarece Fabricio, da Jovem Pan.

Outro diferencial da implantação é o constante “ajuste fino”, feito todos os meses, para adequar a capacidade da solução do Panflix à sua volumetria. O objetivo é nunca ter limite de capacidade para os usuários. “Sempre temos em mente as constantes evoluções tecnológicas, inclusive dos smartphones. Assim, entregamos uma plataforma escalável e com atualização constante,” assinala Fuzari.

Sobre a Agile Content

Por mais de dez anos, a Agile Content está na vanguarda da tecnologia que molda a cadeia de conteúdo como um fornecedor líder de soluções de produção de conteúdo audiovisual, monetização e distribuição digital. A plataforma Agile TV provê serviços para mais de 10 milhões de usuários finais. Em conjunto com grupos de telecomunicações, emissoras e de mídia oferece sua plataforma OTT móvel e de TV proprietária, para publicidade, loja virtual, aplicativos de TV paga e serviços de valor agregado. A tecnologia preparada para o futuro da Agile auxilia as empresas na evolução de sua transformação digital e, principalmente, a melhorarem seus resultados e a retenção de clientes, oferecendo uma escolha mais personalizada e um serviço de qualidade. Mais de 150 funcionários atendem nossos clientes globais diariamente. A Agile Content presta serviços aos principais players regionais do setor de TV paga, como Telefônica e a Claro, além de provedores de conteúdo.

Sobre o Grupo Jovem Pan

O Grupo Jovem Pan é uma editora líder em geração de conteúdo no Brasil fundada há mais de 75 anos. Na maior parte desse tempo, ele foi focado no rádio, mas nos últimos 6 anos, se expandiu para outras publicações de mídia digital, incluindo vídeo. Com sede no município de São Paulo, capital do estado homônimo, está presente em 2,2 mil cidades em todo Brasil através de afiliadas em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, além de afiliadas no estado do Amazonas, na região Norte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto