Logo
Imprimir esta página

Mercado discute emissão primária de certificados digitais por meio de videoconferência

Mercado discute emissão primária de certificados digitais por meio de videoconferência

Reunião apresentou aos representantes do mercado e associações de certificação digital o andamento dos trabalhos do Grupo de Trabalho Técnico – GTT

Em encontro virtual realizado nesta terça-feira (03/11), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI informou que nas próximas semanas serão realizadas provas de conceito para testar a viabilidade técnica de todas as soluções apresentadas, o que deve ser decisivo para evidenciar e suportar as conclusões dos estudos a serem apresentados pelo GTT.

“Para o ITI, é clara a importância de se implementar a videoconferência para emissão primária de certificados digitais como forma de modernizar, democratizar e massificar a ICP-Brasil, e justamente para estudar todas as vertentes e normatizar o tema na forma que melhor atenda aos interesses do mercado, da infraestrutura e do cidadão que foi criado o GTT” afirma o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner.

Segundo explicaram os técnicos do ITI, há uma disparidade nas possibilidades de experiência do usuário quanto a coleta das biometrias facial e impressão digital de forma remota.

O coordenador do grupo de trabalho e assessor especial do ITI, Wilson Hirata, informou que esteve com grandes players internacionais de biometria e há consenso entre eles de que a dupla coleta não está madura o suficiente para ser operacionalizada. Enquanto a coleta da biometria facial por vídeo já uma realidade, a das impressões digitais ainda se constitui um desafio tecnológico.

Na opinião dessas empresas, já é possível iniciar as emissões primárias com coleta e batimento biométrico e prosseguir os estudos para implementação da segunda biometria. “Ainda segundo o ITI, será necessária mais de uma modalidade de validação biométrica para avaliar qual, ou quais, poderá atender aos requisitos de equivalência da emissão presencial”, disse o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) Edmar Araújo, que participou do encontro.

A reunião foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, contou com a participação dos assessores e membros da equipe técnica do Instituto e de representantes da AARB, ABRID, ANCD, ANCert, ATID, Brasscom, Certisign, CNB, DigitalSign, Safeweb, Serasa Experian, Soluti e Valid.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto