Logo
Imprimir esta página

Homer aposta em inteligência artificial para precificar imóveis

Após notar que os valores praticados no mercado estão até 21% acima do valor real, startup desenvolve algoritmo próprio para chegar a preço adequado

A tecnologia e suas inúmeras soluções e facilidades vêm ganhando cada vez mais espaço, ainda mais em tempos de pandemia e digitalização acelerada. Com isso, proptechs como o Homer , aplicativo gratuito que oferece soluções tecnológicas aos corretores de todo o Brasil, têm se mostrado essenciais a setores como o imobiliário. A inteligência artificial desenvolvida pelo Homer, que é usada como base para o desenvolvimento de todas suas ferramentas, tem viabilizado, por exemplo, parcerias entre corretores de qualquer lugar do país - de forma totalmente online -, unindo potenciais compradores a vendedores e donos de imóveis, e desburocratizando a vida dos profissionais do ramo. Outro ponto no qual a inteligência artificial, com sua agilidade, tem ajudado muito também é na precificação das propriedades.

O algoritmo próprio, implementado no início deste ano para avaliação dos imóveis, chega ao preço adequado dos imóveis, e vem como mais uma solução oferecida pelo Homer Captações para equipar os corretores com tecnologia, tornando o processo de venda mais rápido e mais seguro. Ele ajuda ainda compradores e proprietários na decisão de compra e venda, que está entre as mais importantes da vida de uma pessoa, para que ela não se baseie em instintos ou informações desatualizadas.

A ferramenta cruza dados de localização, metragem, histórico de buscas, e estado de conservação do prédio e do apartamento, sem deixar de considerar também a microrregião na qual ele se encontra, o que é um grande diferencial, como explica Livia Rigueiral, CEO do Homer: "Muitas vezes, em uma avaliação convencional, não são levadas em conta algumas particularidades. Por exemplo, se o imóvel está em um bairro no qual há praia, metrô, ou até mesmo grandes parques - que costumam valorizar a região -, é preciso considerar o quão próximo ele está destes pontos. Isso porque, quanto mais longe for desses locais, mais o preço do imóvel deve cair. Mas, muitas vezes, essa análise mais detalhada não acontece".

Um levantamento feito pelo Homer mostra que os preços cobrados pelos imóveis estão, em muitos casos, até 21% acima do seu valor real. Para chegar, ou se aproximar ao máximo do valor real, o algoritmo considera ainda três níveis de preços: o de urgência, com um valor mínimo estipulado para o proprietário que tem pressa em vender, sem desvalorizar o imóvel, o valor médio, que não fica muito abaixo nem muito acima do ideal, e, por fim, o ideal, - preço adequado - que leva em conta todas as variáveis anteriormente mencionadas.

Segundo Livia, como, graças ao uso da tecnologia, toda essa análise agora é feita de forma rápida e precisa, a compra e venda de imóveis também acaba acontecendo com mais agilidade, o que é vantagem ao dono da propriedade, ao comprador, e ao corretor - que ganha mais credibilidade junto aos clientes, e consegue trabalhar com uma base sólida de informações sobre cada imóvel. "Com o uso do algoritmo de precificação, notamos que as vendas estão acontecendo até dez vezes mais rápido. Conseguir aplicar tecnologia no mercado imobiliário e empoderar os corretores só trará mais resultados positivos ao setor. Foi com esse propósito que o Homer foi criado, e mantemos nosso foco nisso para garantir que o setor sempre esteja aquecido", conclui.

Sobre o Homer

O Homer é uma plataforma gratuita e pioneira que conecta corretores imobiliários em todo o Brasil. Fundada em 2016, a startup permite que os corretores façam parcerias imobiliárias com mais segurança, praticidade e garantia de comissão. Além disso, ajuda a otimizar a rotina de trabalho desses profissionais e, com isso, amplia as possibilidades de realização de negócios. Disponível para iOS, Android e desktop, o Homer possui mais de 50 mil corretores cadastrados na plataforma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto