Logo
Imprimir esta página

Unilever e Google Cloud juntos por agricultura sustentável

Companhias vão utilizar a computação em nuvem para lutar contra o desmatamento

O Google Cloud e a Unilever, uma das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, anunciam uma aliança para, por meio da análise avançada de dados, promover práticas de negócios mais sustentáveis na cadeia de suprimentos agrícolas. Na etapa inicial da parceria, as duas empresas vão colaborar para a criação da primeira aplicação comercial do Google Cloud com o Google Earth Engine, solução voltada ao fornecimento de commodities.

Ao combinar o poder da computação em nuvem com as imagens de satélite e a inteligência artificial (IA), as duas empresas terão uma visão mais ampla e completa das florestas, dos ciclos das águas e da biodiversidade que cruzam a cadeia de abastecimento. O uso da tecnologia eleva os padrões de abastecimento sustentável e agrega transparência e rastreabilidade às matérias-primas agrícolas, aproximando ainda mais a Unilever do compromisso de ter uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023 e regenerar a natureza. No final de 2019, 62% das matérias-primas agrícolas usadas pela companhia foram obtidas de modo sustentável (em 2010, eram apenas 14%).

O Google Cloud e a Unilever vão trabalhar com uma ampla gama de parceiros de tecnologia, como a Descartes Labs, de dados geoespaciais, para construir um centro de comando unificado. O sistema dará um panorama mais completo dos ecossistemas conectados à cadeia de abastecimento da Unilever, criando um mecanismo aprimorado para detectar o desmatamento - reforçando a responsabilidade da empresa - ao mesmo tempo em que prioriza áreas críticas de floresta e habitats que precisam de proteção.

A Unilever, presente em 190 países com mais de 400 marcas e que tem produtos utilizados todos os dias ​​por cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo, tem a sustentabilidade como o centro de sua estratégia de negócios. Para maximizar os resultados, inicialmente a Unilever concentrará esforços em um conjunto prioritário de ingredientes e commodities.

A plataforma geoespacial de escala planetária do Google Cloud, que inclui o Google Earth Engine, combina imagens de satélite precisas com capacidade de armazenar e processar grandes volumes de dados complexos. Nesse projeto, a Unilever usará essa plataforma para obter insights sobre qualquer impacto causado pelo abastecimento para o meio ambiente e as comunidades locais, permitindo que a Unilever e seus fornecedores atuem onde e quando for necessário.

Simplificar conjuntos complexos de dados e informações é fundamental para aumentar a transparência nas cadeias de abastecimento e permitir a colaboração entre agentes públicos e privados. Hoje, o Google Earth Engine é usado para análise de imagens em escala planetária por instituições acadêmicas e públicas, bem como por organizações da sociedade civil. Esta primeira aplicação comercial desenvolvida com a Unilever permitirá o surgimento de mais inovações que podem ser compartilhadas com todos os tipos de parceiros de abastecimento em uma única plataforma.

"Esta colaboração com o Google Cloud nos levará ao próximo nível do abastecimento sustentável", conta Dave Ingram, diretor da Unilever. "Agora seremos capazes de processar e combinar conjuntos complexos de dados como nunca antes. A combinação dos insights de sustentabilidade com nossas informações de abastecimento comercial trará uma mudança significativa na transparência, crucial para uma melhor proteção e regeneração da natureza".

"No Google, nós nos esforçamos para aprimorar a sustentabilidade em tudo o que fazemos. Como a Unilever está há muitos anos na liderança de seu setor, no quesito sustentabilidade ambiental, estamos entusiasmados por estar nessa jornada conjunta", comenta Rob Enslin, presidente do Google Cloud. "Juntos, estamos demonstrando como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas que se esforçam para proteger os recursos da Terra. Isso exige uma ação coletiva para uma mudança significativa, e estamos comprometidos em fazer a nossa parte".

Links úteis:

• Veja mais sobre o compromisso da Unilever com o meio ambiente e a sustentabilidade;
• Leia mais sobre os impactos do desmatamento;
• Assista a um vídeo da Unilever sobre como a empresa está contribuindo para um mundo mais saudável;
• Leia os compromissos mais recentes do Google com as ações climáticas ( aqui em inglês);
• Leia como o Google está lidando com a sustentabilidade na indústria da moda;
• Leia como o Google está ajudando a mapear as mudanças no ecossistema da Amazônia e com seus vizinhos;
• Leia como o Google está possibilitando novas áreas protegidas do oceano e uma política de pesca sustentável

Sobre o Google Cloud:
O Google Cloud oferece infraestrutura de ponta, plataformas e soluções da indústria. Fornecemos recursos de nuvem corporativa que utilizam a tecnologia avançada do Google para apoiar empresas no ganho de maior eficiência, se adaptando às novas necessidades e oferecendo uma base para o futuro. Em mais de 150 países, clientes recorrem ao Google Cloud como seu parceiro de confiança para solucionar seus maiores desafios de negócio.

Sobre a Unilever:

A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 155 mil funcionários e alcançou os € 52 bilhões em vendas no ano de 2019. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, como Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe são encontradas nos lares do mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 91 anos.

O Plano de Vida Sustentável da Unilever (USLP) fundamenta a estratégia da companhia com base nos seguintes compromissos:

•Ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e bem-estar;
•Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos;
•Melhorar as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas.

O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo
riscos. As marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da Unilever em 2018.

Desde 2010, por meio do Plano de Sustentabilidade, a companhia trabalha para gerar crescimento, enquanto: (1) ajuda mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e o bem-estar, (2) reduz pela metade o impacto ambiental de seus produtos e (3) melhora as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas. Temos conquistado progressos significativos e continuamos a expandir nossa ambição - recentemente nos comprometemos a ter 100% das nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Embora ainda haja muito a ser feito, temos orgulho de termos sido reconhecidos, em 2018, como líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Fomos ainda a empresa mais bem avaliada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility pelo décimo ano consecutivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto