Logo
Imprimir esta página

Ciberataques à educação cresceram mais de 350% no primeiro semestre

Ciberataques à educação cresceram mais de 350% no primeiro semestre

Novo relatório da Kaspersky revela que plataformas de ensino online estiveram entre os principais alvos dos ataques DDoS

A migração para as aulas online incentivou os hackers a intensificarem os ataques às instituições de ensino. De acordo com um novo relatório da Kaspersky, os ataques de negação de serviços (DDoS, sigla em ingles) contra plataformas de e-learning aumentaram mais de 350% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O relatório acrescenta que os recursos educacionais online estiveram entre os principais alvos desses ataques, que visam sobrecarregar uma rede até que o servidor fique inacessível. No geral, as ofensivas DDoS cresceram 80% no mundo de janeiro a março , em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Num ataque de negação de serviço (DoS), os hackers tentam sobrecarregar um servidor de rede com múltiplas solicitações fazendo com que ele não possa atender mais e negue o acesso aos usuários. Os ataques DoS envolvem apenas um computador, mas o que tipicamente ocorre é um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), que envolve uma "botnet" (uma série de computadores infectados que podem executar tarefas simultâneas). Os ataques DDoS são particularmente problemáticos porque podem durar desde alguns dias a algumas semanas, causando transtornos nas operações das organizações e, no caso de recursos educativos, impedindo estudantes e professores de acessar os materiais de ensino

Além dos ataques DDoS, o relatório revelou que houve um aumento de mais 20.000% no número de usuários atacados por malware disfarçados de aplicativos de conferência ou de ensino a distância. De janeiro a junho de 2020, mais de 168 mil usuários únicos da Kaspersky encontraram ameaças disfarçadas de aplicativos como o Moodle, Zoom, edX, Coursera, Google Meet, Google Classroom, Blackboard). Os professores também encontraram um número crescente de páginas de phishing e e-mails que exploravam estas mesmas plataformas, colocando-os em risco de baixar essas ameaças em seus computadores.

"A educação a distância tornou-se uma necessidade para milhões de estudantes em todo o mundo e muitas instituições de ensino foram forçadas a fazer a transição com pouca ou nenhuma preparação. O consequente aumento da popularidade das plataformas educacionais online, associado à falta de preparação, tornou o setor educacional um alvo ideal para ciberataques. Tendo em conta que muitas escolas e universidades planejam continuar a realizar aulas online, é fundamental que as organizações tomem medidas para proteger os ambientes de educação digital", comenta Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

Saiba mais sobre as ciberameaças contra as plataformas de educação digital no Securelist .

Para se manter protegido de ataques DDoS, os especialistas da Kaspersky recomendam as seguintes medidas:

• Manter operações de recursos web, designando especialistas que compreendam como responder a ataques DDoS. Os especialistas devem também estar preparados para responder em qualquer horário, mesmo durante as noites e fins de semana.

• Validar os acordos com terceiros e informações de contato, incluindo aqueles que são feitos com prestadores de serviços de internet. Isso ajuda as equipes a acessar rapidamente essas informações em caso de ataque.

• Implementar soluções profissionais capazes de proteger uma organização de ataques DDoS. Por exemplo, o Kaspersky DDoS Protection combina a vasta experiência da Kaspersky no combate às ciberameaças e os desenvolvimentos internos da empresa.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto