Logo
Imprimir esta página

Mercado de TI cresce e enfrenta dificuldades em contratação

Qualificação e intolerância à diversidade de gênero e idade impactam significativamente no preenchimento de mais de 1,56 milhões de vagas em TI.

O setor de tecnologia é considerado um dos maiores geradores de oportunidades do mercado. A Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação divulgou um recente levantamento revelando que até 2024, o mercado brasileiro de TI precisará de cerca de 70 mil profissionais por ano, sendo 42,9% dessa demanda apenas para o estado de São Paulo.

A pesquisa indicou que mesmo durante o pico da crise socioeconômica decorrente da pandemia por corona vírus, onde o número de empregos no Brasil caiu 2,3%, em comparação ao primeiro semestre de 2019, as vagas para tecnologia registraram um aumento de 1,18%, sendo 14 mil postos de trabalho.

No total, o segmento acumula mais de 1,56 milhão de vagas, representando 6,8% do PIB brasileiro., com movimento de R$ 494 milhões por ano e perspectiva de investimento por parte das empresas de R$ 466 bilhões de reais até 2023.

As alternativas para quem deseja ingressar no segmento são inúmeras e vão desde a manutenção de equipamentos, programação, desenvolvimento de software, análise de dados, implantação de sistemas, telecomunicações, entre outros.

Porém alguns fatores preocupantes ainda impedem que essas vagas sejam preenchidas, como a falta de qualificação, que, conforme estudo da Brasscom pode chegar a 24 mil profissionais por ano até 2024, e, algumas vezes, a restrição com idade e gênero, que também impactam nessa estimativa.

Na contramão desse cenário, diversas empresas tem investido em qualificação e, principalmente, lutado contra o preconceito, levando a diversidade como causa. A CRM Services, maior consultoria especialista TOTVS no Brasil, é um exemplo nesse sentido.

De acordo com Alan Lopes, CEO da companhia, a empresa conta com programas intensos de qualificação, preparando seus profissionais para que garantam, de forma nivelar, o alto padrão de atendimento da consultoria. Além disso, a companhia promove frequentes campanhas em apoio à equidade e mantém seus valores baseados no respeito à diversidade com foco de contratação no que a pessoa irá agregar à empresa.

“Tratamos a diversidade como princípio base da nossa empresa sendo inadmissível qualquer restrição ou nivelação por gênero, raça, opção sexual ou idade das pessoas. Aqui na CRM Service não existe fator limitador, por isso sempre dizemos que somos únicos e diferentes” afirma o CEO.

Um exemplo é Leonardo Fioretti, analista de sistemas especialista em Fluig, que ingressou na CRM Services aos 19 anos como programador e hoje, aos 22, é considerado sênior e se destaca em grandes projetos de implantação e desenvolvimento.

“A CRM Services acreditou em mim desde o começo. Cheguei na empresa com pouca experiência em TI e me apoiaram com especializações e acessos à inovações que contribuíram para o meu crescimento. Hoje sou reconhecido como um profissional sênior e isso me orgulha muito”, comenta Fioretti.

Berenice Ramires, também analista sênior na CRM Services, atua no mercado de TI há mais de 18 anos como especialista no sistema TOTVS RM. Graduada em Ciências Contábeis, a profissional uniu seus conhecimentos conceituais aos sistêmicos e ampliou sua atuação em tecnologia.

“Passei por várias empresas onde aprendi muito, mas foi na CRM Services que tive oportunidade de crescer e fortalecer minha carreira, principalmente por ser uma empresa que apoia, reconhece e valoriza nosso trabalho”, relembra Berenice.

Rafael Augusto, trabalha no setor de software de gestão há 17 anos, mas chegou na CRM Services há aproximadamente quatro, deixando toda a empresa impressionada com sua experiência, conhecimento e domínio sobre ERPs, mais especificamente em Consultoria Protheus TOTVS.

“O setor de tecnologia sempre me fascinou, seja por sua constante renovação ou capacidade evolutiva, por isso toda minha carreira se fez em TI. A CRM Services foi um divisor de águas nessa trajetória, onde encontrei princípios similares aos meus, com expectativas reais de crescimento, com o profissional como parte vital do processo e não apenas da execução” diz Rafael.

A empresa destaca que esses exemplos são apenas parte do que é a CRM Services. “Oferecemos programas de capacitação constantes e oportunidades de evolução por meio de plano de carreira. Somos uma empresa essencialmente sênior, mas nossa senioridade não tem relação com a idade fisiológica do profissional e sim com o conhecimento e experiência que a pessoa carrega e esse ponto é levado muito a sério por nós”, conclui Alan Lopes.

Assim como a CRM, inúmeras empresas do segmento projetam e acreditam na evolução do mercado, a ponto de figurar o Brasil entre os grandes players de TI no mundo, com maior maturidade, visão do setor e profissionais cada vez mais interessados e qualificados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto