Logo
Imprimir esta página

Prefeitura de Blumenau automatiza serviços com tecnologia da GeneXus

Funcionários e contribuintes do órgão público do estado de Santa Catarina ganham produtividade e agilidade a partir de ferramenta que apoia o fluxo de trabalho para o atendimento às demandas dos munícipes. Meta é ter, em dois anos, todos os processos automatizados

Na Prefeitura de Blumenau, município do estado de Santa Catarina, parte das demandas dos munícipes já podem ser realizadas de forma digital. Da solicitação de alvarás, passando pelo e-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), até a reserva de uma vaga na creche já podem ser feitas eletronicamente e toda a solicitação entra num fluxo de trabalho do órgão público que facilita a execução do processo.

O ganho de produtividade dos funcionários e a agilidade promovida aos contribuintes foi possível com a adoção da ferramenta de workflow (do inglês, fluxo de trabalho) da GeneXus, desenvolvedora global de soluções baseadas em Inteligência Artificial. Denominada GXflow, a solução já automatizou parte dos processos e a meta é ampliar sua utilização para que, em dois anos, todas as solicitações sejam automatizadas, beneficiando mais de 300 mil munícipes. O projeto foi desenvolvido pela i4 Intelligence for Innovation, parceira regional da GeneXus.

De acordo com Julio Cesar Silva, diretor de sistemas e inovação da Prefeitura de Blumenau, a automação do fluxo de trabalho promoveu ganho de eficiência, já que etapas desnecessárias foram extintas, possibilitando que funcionários fossem realocados para atividades mais estratégicas, o que amplia a capacidade de atendimento da prefeitura.

Outro ponto que Silva destaca como vantajoso com este projeto de automação é a confiabilidade e a segurança das informações a partir da eliminação dos erros de digitação e das perdas de documentos, o que, consequentemente, reduz os custos, tanto com os processos internos quanto com os deslocamentos, pois o acesso aos sistemas e as solicitações podem ocorrer de qualquer localidade. "Isso é um trunfo em momentos como esse de adoção do trabalho à distância em decorrência da pandemia do Coronavírus. Podemos seguir com nossas atividades de maneira online, evitando comprometer os prazos e os fluxos de execução", ressalta o representante da Prefeitura de Blumenau.

Segundo Eric Boeing, consultor e diretor de desenvolvimento da i4i, responsável pelo projeto, o uso da tecnologia impactou, até o momento, aproximadamente 15 mil pessoas, entre funcionários da prefeitura e munícipes. Essa efetivação do trabalho remoto também é reforçada pelo country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, que afirma sobre os ganhos trazidos pela tecnologia num momento em que dependemos do trabalho à distância. "Neste sentido, a Prefeitura de Blumenau está avançada e serve como modelo para outros órgãos", finaliza Recchi.

Sobre a Genexus

GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma líder há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente. A plataforma usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto