Logo
Imprimir esta página

Computação em nuvem crescerá 35,5% até o final de 2020 no Brasil impulsionada pelo setor de serviços

Entre os segmentos que mais investem em nuvem estão serviços financeiros, provedores de conteúdo e transporte e armazenamento

Os serviços de computação em nuvem estão crescendo anualmente 35,5% ao no Brasil. A migração do serviço se dá em um momento no qual o empreendedor busca a redução de custos para o negócio e mais segurança para os dados que trafegam na internet. Além disso, as aplicações em nuvem oferecem agilidade, inovação e oportunidade de expansão com a aceleração digital.

Atualmente, na América Latina, o Brasil é o maior investidor em serviços de armazenamento, mas com baixo índice de aproveitamento dos benefícios relacionados à escalabilidade e alta disponibilidade oferecidas pela nuvem, segundo dados extraídos do relatório Global Cloud Computing Scorecard. Porém, há espaço para ampliar a participação nesse ramo de atuação. De acordo com pesquisa realizada pelo IDC, no segmento de serviços no Brasil, o crescimento foi de 13,5%, equivalente a USD 2.787MM em 2019. E, até o fim de 2020, a expectativa é crescer 35,5%, segundo dados da Associação das Empresas de Software (ABES).

Dentro desse cenário, alguns setores se sobressaem. Atualmente, entre a base de clientes da Nextios, unidade de negócios corporativos do Grupo Locaweb, estão os serviços de adquirências, as bandeiras emissoras de cartões e as instituições bancárias. "Cada vez mais as áreas de negócios estão concentrando os investimentos em tecnologia. Isso acaba sendo uma tendência, principalmente, em mercados emergentes. No Brasil, os serviços representam aproximadamente 75% do PIB (Produto Interno Bruto), e os investimentos em tecnologia acabam acompanhando essa evolução", explica Guilherme Barreiro, diretor geral da Nextios.

Os setores que mais investem em estratégias de armazenamento seguem em uma crescente acompanhando a demanda da população brasileira, que vem buscando alternativas para lidar com o contexto de crise. As fintechs, bancos digitais, sites, aplicativos de transporte e entrega, entre tantos outros, são exemplos de setores que aumentaram a demanda pelo mercado de cloud. A medida que a economia compartilhada se populariza no país, isso também ajuda a alavancar a oferta de tecnologia da informação.

A flexibilidade de consumo em nuvem, seja público, privado ou híbrido, viabiliza investimentos mais aderentes à necessidades de cada negócio. As empresas que investem na evolução dos ambientes tecnológicos conforme a necessidade dos negócios, de maneira bem sucedida, geralmente apoiadas por consultorias agnósticas têm, em média, 21% menos custos do que as empresas que continuam a operar grandes data centers próprios e que hospedam a maioria de seus aplicativos no local, segundo a Pesquisa Global de Software.

Nesse sentido, os serviços da Nextios focados possibilitam às empresas uma gestão eficiente no armazenamento de dados com segurança, sem sobrecarregar um provedor próprio, que pode ser afetado por instabilidades no sistema, proporcionando mais eficiência e uma experiência otimizada para as empresas.

"O mercado de cloud funciona como um ponto de convergência, reduzindo gargalos operacionais, facilitando a eficiência operacional para a aceleração tecnológica dos negócios entre os players de mercado em diferentes setores de atuação", finaliza Barreiro.

Sobre Nextios

A Nextios é uma unidade de negócios do Grupo Locaweb, que atua no mercado B2B desde 2003. Com um portfólio de serviços focado nos principais segmentos do mercado, como serviços, finanças, varejo, indústrias e outros, ajuda centenas de empresas a prover novas experiências e resultados com seus clientes finais, por meio de soluções de tecnologia. A Nextios tem a missão de conduzir o mercado para um futuro mais digital, eficiente e sustentável. Para mais informações, acesse: www.nextios.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto