Logo
Imprimir esta página

60% das empresas do Brasil sofreram ao menos um incidente de segurança

60% das empresas do Brasil sofreram ao menos um incidente de segurança

Relatório de Segurança da ESET apontou que apenas 33% das corporações latino-americanas possuem plano de continuidade de negócios

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, apresenta seu relatório anual, ESET Security Report 2020, resultado de mais de 3.900 pesquisas de profissionais de segurança de empresas de diversos portes, em 14 países da América Latina. O relatório resume quais são os incidentes de segurança mais recorrentes, quais os controles que implementam para proteger seus ativos e quais são as principais preocupações que as empresas da região têm em termos de segurança da informação.

Neste contexto, dados do ESET Security Report 2020 revelam que, em média, apenas 33% das organizações inquiridas têm um plano de continuidade de negócios, sendo em alguns países uma realidade para apenas 16% das empresas. Por outro lado, 39% das organizações não possuem políticas de segurança e apenas 28% classificam suas informações. Embora, em média, 61% das empresas da região afirmem ter uma política de segurança, em alguns países, como o México, esse número chega a 51% das organizações, ou seja, 1 em cada 2 empresas implementou esta prática.

Em relação aos incidentes de segurança, 60% das empresas da região afirmam ter sofrido pelo menos um no último ano, em que a infecção por malware é o tipo mais frequente. Em outras palavras, 1 em cada 3 empresas foi infectada com código malicioso, incluindo ransomware.

"Este ano, sem dúvida, será lembrado pela Covid-19 e, embora o Relatório de Segurança da ESET indique que é improvável que uma organização tenha um plano de resposta que inclua uma pandemia, o que ele mostrou é que as empresas com processos de transformação digital e/ou planos operacionais de continuidade de negócios mais avançados não só conseguiram se adaptar mais rápida e facilmente ao trabalho remoto e à situação em geral, mas também estiveram mais preparadas para enfrentar os desafios que, do ponto de vista da segurança, foi apresentado este ano", comenta Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também sofreu interferência da pandemia, tendo seu prazo de vigência para aplicação de sanções por violações adiado para agosto de 2021. Em caso de descumprimento da lei, a empresa ou responsável pelo serviço pode receber desde advertências a multas que podem chegar a até R﹩ 50 milhões.

Já na lista de códigos maliciosos que registraram os maiores níveis de detecção no último ano, a ESET identificou: Ramnit, um malware que se espalha principalmente por meio de dispositivos removíveis e que busca principalmente os dados bancários dos usuários; ProxyChanger, um código malicioso que tenta impedir que o usuário acesse um site para enviá-lo a um site infectado pelo invasor, e Emotet, uma família de Trojans bancários distribuídos principalmente por meio de campanhas de spam. Segundo dados da ESET, nos meses de novembro e dezembro de 2019, foram detectadas mais de 27.000 amostras de diferentes variantes do Emotet em cada um dos meses, o que mostra a magnitude desta ameaça que se distribui globalmente.

A incidência destes tipos de ataques caiu de 34% a 29% naquelas empresas que implementam capacitações de segurança de forma periódica.

"A ESET sempre frisa que a educação é a melhor forma de se prevenir dos ataques cibernéticos. Ações periódicas de conscientização e de como se proteger na internet reduzem bastante as chances dos criminosos," acrescenta Gutierrez.

Empresas com incidentes de segurança

Em relação às preocupações das empresas com a segurança, 60% das organizações apontam o acesso indevido à informação como o principal, seguido de roubo de informação (55%) e infecção por malware (53%). Porém, a adoção de tecnologias como o uso de um duplo fator de autenticação é considerada por menos de 17% das empresas. Por outro lado, apesar de uma das principais preocupações ser a infecção por código malicioso, ainda existem 22% das organizações que não possuem algo tão básico como uma solução antivírus.

O ESET Security Report 2020 também analisa a incidência de outros tipos de ameaças, como phishing, criptomoedas ou explorações, e inclui a visão de nível C das diferentes organizações pesquisadas sobre aspectos como educação ou investimento em segurança.

"Esperamos que este documento seja de grande utilidade para empresas e profissionais que trabalham na área de segurança e que forneça uma visão geral que lhes permita avaliar o que estão fazendo como parte de sua estratégia para enfrentar os desafios que a segurança apresenta hoje e, acima de tudo, para o futuro", conclui Camilo Gutierrez.

Acesse o relatório completo: ESET Security Report 2020

Para te ajudar a ficar em casa

A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdos que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança dos pequenos enquanto se divertem online em meio à pandemia.

No site, os usuários podem ter acesso a: ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos, Guia de Teletrabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos, Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.

Para conhecer a mais nova solução em segurança para dispositivos Mac, acesse: http://www.eset.com/br/antivirus-domestico/cyber-security-pro/

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter .

Copyright © 1992 - 2020. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto