Logo
Imprimir esta página

Com mudanças na lei de saneamento, Indra Minsait quer trazer mais tecnologia e inovação para o setor

Companhia líder em tecnologia da informação possui recursos avançados para gerar mais eficiência ao setor nos próximos anos; com experiência global, hoje a empresa já contribui para o acesso de 50 milhões de pessoas à água potável

A nova lei do setor de saneamento aprovada recentemente pelo Congresso deve trazer mudanças significativas em nível nacional. De maneira simples, o novo marco prevê licitações para serviços de água e esgoto, permitindo às empresas privadas entrarem nessas concessões. De olho nesse novo cenário, a Minsait, uma empresa Indra, acredita que as companhias que atuam – ou pretendem atuar – no setor vão buscar por mais tecnologia para se tornarem cada vez mais competitivas e eficazes. E a companhia quer ajudá-las nesse processo rumo à jornada digital.

A Minsait já fornece diferentes serviços para o setor: da aplicação de soluções que facilitam a cobrança de clientes até a implantação de softwares capazes de aperfeiçoar a medição de consumo, a companhia está lá. E pretende ganhar cada vez mais espaço, investindo essencialmente em novas tecnologias e na integração entre equipes de desenvolvimento de software e os times táticos da operação.

Em escala global, os serviços trazem resultados bastante significativos: hoje, mais de 50 milhões de pessoas têm acesso à água graças à tecnologia da Minsait. Especificamente na América Latina, a companhia desenvolve projetos com a AySA (Agua y Saneamientos Argentinos SA), empresa que atende a cidade de Buenos Aires, e implanta suas soluções para o gerenciamento de ordens de serviço em mobilidade no Instituto Costarriquenho de Aquedutos e Esgotos. Na região, a Minsait também é uma empresa parceira da OSE, a companhia de água de Montevidéu.

“No Brasil, nosso intuito é o de expandir serviços como a remodelagem de arquitetura de TI, capazes de trazer às empresas sistemas mais integrados e inteligentes. A partir dessa popularização, queremos agregar sistemas mais avançados, baseados em inteligência artificial, por exemplo”, destaca Marcelo Bernardino, head de Energia e Indústria da Minsait no Brasil.

O executivo se refere à suíte de serviços Onesait Utilities, conjunto completo de soluções focadas em responder aos desafios das empresas de água na nova era digital. Trata-se da integração de ferramentas avançadas que facilitam o controle de perdas nas redes de distribuição, bem como o gerenciamento das ações estratégicas necessárias para reduzi-las, incorporando inteligência artificial para entender o comportamento da rede e localizar vazamentos em tempo real.

Com a nova resolução no país, a companhia acredita que a demanda por soluções como essa pode crescer de forma consistente no Brasil, na medida em que a busca por eficiência deve crescer significativamente nos próximos anos. “A lei vem para desburocratizar processos e democratizar o acesso a esses serviços, o que me lembra um pouco a trajetória dos serviços de telefonia no país. Com essa nova fase, a revisão de processos deve ganhar mais espaço, o que abre a possibilidade para que companhias de tecnologia possam ajudar a reduzir perdas, por exemplo”, explica Bernardino.

Espaço para otimizar não falta. Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2017 já mostrava que o Brasil perde quase 40% da água tratada no país com vazamentos, ligações clandestinas e erros de medição. Nesse cenário, a companhia acredita que seja possível trabalhar para gerar mais eficiência às empresas e, consequentemente, qualidade de vida aos cidadãos.

“Queremos trazer mais qualidade de vida para os cidadãos de todo o Brasil, especialmente das regiões mais carentes por serviços de água e saneamento básico. Temos as capacidades certas para apoiar as empresas do setor e trazer mais eficiência, de forma rápida e segura”, finaliza Bernardino.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra, é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto