Logo
Imprimir esta página

Queridinho dos criminosos, phishing bancário supera marca de 11 milhões de ataques e acende o alerta para possíveis ameaças ao PIX

Sistema de pagamentos instantâneos, prestes a se tornar realidade no Brasil, exigirá que as instituições financeiras façam investimentos em segurança

Empresas, instituições financeiras e clientes ficaram mais vulneráveis a golpes cibernéticos desde que a pandemia promoveu um aumento expressivo na digitalização das atividades do dia a dia. Dados do setor de segurança da informação apontam que 11 milhões de phishings bancários foram detectados somente neste ano. Velha conhecida, a fraude queridinha dos criminosos caracteriza-se pela tentativa de roubar informações confidenciais dos usuários, ou seja, a identidade online. De posse dos dados alheios, o golpista pode acessar contas, transferir dinheiro e fazer compras, por exemplo. O salto desse tipo de ocorrência envolvendo instituições financeiras tem alertado especialistas do setor para as ameaças que devem se intensificar com a chegada do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos.

Com entrada em vigor prevista para novembro, a novidade tende a modernizar e baratear as operações financeiras, possibilitando que transferências e pagamentos possam ser realizados a qualquer dia do ano, sem limite de horário e com o recurso imediatamente disponível ao destinatário. Desta forma, transformará processos antes físicos em virtuais, aumentando a atividade online e, consequentemente, a possibilidade de exploração de vulnerabilidades, colocando em risco dados, processos e clientes.

De acordo com a Kryptus, fabricante do hardware security module e especializada em criptografia e segurança da informação, algumas ameaças têm potencial para prejudicar a estratégia de proteção das transações do novo sistema de pagamentos. Uma delas é o roubo das chaves privadas da instituição financeira, que podem permitir que um invasor se passe pela instituição e autorize débitos, por exemplo, via exploração de alguma vulnerabilidade que permita acesso ao sistema e às chaves privadas.

Outro risco, segundo a empresa, é a fraude que invade o ambiente, escala privilégios, e altera o código de geração de um QR Code, possibilitando a criação de uma versão fraudulenta. Assim, o golpista pode desviar o dinheiro que seria remetido para uma loja, por exemplo. Já a invasão de um dispositivo móvel, seja ele um celular ou tablet, tem por objetivo usar as credenciais e efetuar transações em nome da vítima, acessando aplicativos de instituições financeiras para fazer operações.

Roberto Gallo, CEO da Kryptus, afirma que a solução de melhor custo-benefício para as instituições financeiras em busca de adequação para o PIX são os módulos criptográficos (HSM) capazes de atender múltiplas normas e legislações simultaneamente. Além disso, as soluções de alta disponibilidade devem estar no radar das empresas em busca de segurança e performance para reduzir riscos e custos.

Na visão do executivo, é preciso apostar em HSMs com certificações internacionais e nacionais, como o FIPS e aICP-Brasil. "Desta forma, a instituição não só fica em compliance com o Manual de Segurança do Banco Central, mas também com PCI, LGPD e GDPR", destaca.

Nas aplicações financeiras, de acordo com Gallo, "o HSM pode ser utilizado, por exemplo, como cofre digital, gerenciamento de credenciais, Autoridade Certificadora interna, adequação a leis de proteção de dados pessoais como LGPD e GDPR e nos processos de PCI e segurança das chaves para o Sistema Público de Pagamento para adquirentes de cartões de crédito. Além disso, HSMs que possuem funções de virtualização possibilitam uma redução de investimentos (CAPEX) e custos operacionais (OPEX)".

Sobre a Kryptus

A Kryptus é uma provedora de segurança da informação que fornece soluções de criptografia altamente customizáveis, confiáveis e seguras para aplicações críticas, com foco na entrega de serviços de alto nível para resoluções das missões de seus clientes. Fundada em Campinas (SP), em 2003, atua hoje nos setores público e privado dos mercados do Brasil, LATAM, Europa, Oriente Médio e África, sendo reconhecida pelo Ministério da Defesa do Brasil com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, além de contar com selo Gartner Cool Vendor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto