Logo
Imprimir esta página

O Gerenciamento de serviços em TI é a estratégia em nuvem ideal para os negócios

Por Marcos Rocha, product manager da Nextios

A gestão ineficiente dos serviços de TI podem acarretar em altos custos para as empresas. Nesse sentido, a falta de planejamento estratégico em tecnologia pode trazer um déficit orçamentário, pois ao gerir uma possível crise em falhas de processamento de dados, armazenamento em nuvem ou na instabilidade de serviços digitais, o cenário pode ser drástico, com elevados custos para contingenciamento dos problemas emergenciais.

Os gargalos são conhecidos popularmente nas linhas de produção fabris, no entanto, existe o gargalo tecnológico, quando há sobrecargas no acesso aos sites que deixam as páginas fora do ar, por exemplo.

Uma solução estratégica é o Gerenciamento de serviços em TI, que proporciona excelência para a competitividade com os grandes players de mercado e, paralelamente, proporciona o crescimento orgânico dos negócios. Para ter êxito, é necessário preencher os pré-requisitos do ISO 20000 e envolver a governança de TI prevista nos frameworks, a exemplo do COBIT, ITIL e CMMI; correspondendo às exigências dos clientes.

O gerenciamento de serviços em TI traz muitos benefícios na qualidade de um ecossistema digital com armazenamento em nuvem, como na geração de receitas pelo aumento da velocidade no processamento de dados e integração plena nas aplicações digitais que impactam em todas as áreas e hierarquias das empresas.

Quando os processos e projetos estão alinhados, as equipes se tornam mais engajadas, impactando diretamente no clima organizacional e no aumento da produtividade e resultados mais efetivos para o mercado.

A tecnologia é a grande aliada, inclusive, em quadros de retração econômica, pois reduz gastos operacionais com a implementação de ferramentas digitais. Portanto, a área de TI nunca deve ser vista como um custo ou despesa, mas sim como um investimento seguro para o controle dos processos internos, gestão operacional e aumento da receita líquida.

Além disso, o gerenciamento dos serviços em TI automatiza tarefas e reduz os custos fixos e variáveis, diminuindo os riscos financeiros. Outra questão importante é que os serviços digitais armazenados em nuvem mais recomendados são os que permitem a implementação de uma estrutura de backup offsite (backups protegidos na nuvem), VPN criptografada, servidor na nuvem com infraestrutura escalável, load balance para distribuição de cargas e gerenciamento de ambiente especializado.

Alguns pontos importantes em destaque são: anteceder as possíveis crises, sejam elas econômicas ou de instabilidade de sistemas internos ou externos, deve existir um plano de investimento para armazenamento de dados em nuvem, com monitoramento dos fluxos de dados, que envolvam a governança de TI, com os frameworks que envolvam o ISO 20000.

Os ganhos na eficiência apresentam as ações de TI ininterruptas nos serviços em nuvem, com soluções rápidas para gerir possíveis crises com o menor impacto possível no contexto orçamentário e na produtividade e na qualidade de entrega ao cliente final.

Sobre o autor: Marcos Rocha é product manager da Nextios há quatro anos. É pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica, pela ESPM

Sobre Nextios

A Nextios é uma unidade de negócios do Grupo Locaweb, que atua no mercado B2B desde 2003. Com um portfólio de serviços focado nos principais segmentos do mercado, como serviços, finanças, varejo, indústrias e outros, ajuda centenas de empresas a prover novas experiências e resultados com seus clientes finais, por meio de soluções de tecnologia. A Nextios tem a missão de conduzir o mercado para um futuro mais digital, eficiente e sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto