Logo
Imprimir esta página

Brasil é o segundo país das Américas em serviços de governo digital

Informação foi divulgada na abertura do Digital Week MInfra, evento que teve a participação do presidente do Serpro e acontece até sexta-feira, 17

O Brasil já é o vigésimo país do mundo e o segundo nas Américas no oferecimento de serviços de e-gov. A nova colocação do país, que subiu duas posições no ranking anual da ONU, foi divulgada nesta segunda-feira, 13, na abertura do Digital Week MInfra. O evento promovido pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) acontece até a sexta-feira, 17, e vai apresentar casos de sucesso de transformação digital no governo brasileiro.

O presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, foi uma dos participantes da abertura do evento, que contou também com as presenças do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, do secretário especial de Modernização do Estado da Presidência da República, José Ricardo Veiga, e o presidente da Enap, Diogo Costa, além do secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

"Já temos 187 serviços públicos que são 100% digitais”, anunciou o secretário-executivo Marcelo Sampaio. “Para citar um exemplo, temos o documento veicular eletrônico. É uma tecnologia que, sozinha, vai gerar uma economia de R$ 500 milhões anuais para o estado brasileiro, excluindo despesas de impressão e serviços de logística”, contabilizou Sampaio, falando a respeito do CRLV digital desenvolvido pelo Serpro para o MInfra.

Marcelo Sampaio também divulgou projetos em andamento, como da versão eletrônica dos documentos de carga. A tecnologia, que acaba com a necessidade dos caminhoneiros pararem para fiscalização, tem um potencial de aumentar em 20% o PIB gerado pelo setor de transportes no país. Outras soluções em desenvolvimento são o "desembaraço aduaneiro nas nuvens”, que permite a regularização do processo de importação antes mesmo do desembarque do produto e, ainda, um embarque biométrico seguro em aeroportos, que elimina a necessidade de se apresentar qualquer tipo de documentação.

Nação digital

Para Caio Paes de Andrade, o processo de transformação digital do país tem, gradativamente, melhorado a relação do setor público com o ecossistema privado. “Acredito que estamos no caminho de transformar o Brasil em uma nação digital. E tudo o que conquistamos se torna um legado irreversível, não há como o governo oferecer um serviço no formato digital e depois retroceder”, avaliou.

Já o secretário-especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, considera que a digitalização têm um impacto direto na vida de milhões de brasileiros. “O foco deve ser o cidadão, temos que simplificar revendo serviços, número de documentos, campos a serem preenchidos, ou seja, promover uma mudança no estado brasileiro que seja não só tecnológica, mas também cultural".

Programação do Digital Week MInfra

Nesta terça-feira, 14, o Serpro irá apresentar a palestra Embarque Seguro de Passageiros, que é um dos projetos da Agenda Digital do Setor Aéreo. A palestra será realizada pelo consultor de negócios do Serpro, Fernando Sampaio, e pelo coordenador na Secretaria Nacional de Aviação Civil, Carlos Eduardo Gomes Souza.

As palestras do Digital Week Minfra podem ser acompanhadas pelo canal do evento no youtube. Serão discutidos, além do embarque seguro, temas como comunicação digital em canais do governo, transformação no setor portuário e transformação digital no trânsito. A programação completa pode ser consultada na página do Ministério da Infraestrutura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto