Logo
Imprimir esta página

Serpro e AWS juntas para impulsionar a transformação digital do país

Serpro e AWS juntas para impulsionar a transformação digital do país

Governo une esforços à líder global em cloud computing a fim de oferecer serviços em nuvem para governo e mercado privado

Nesta terça-feira, dia 2 de junho, o Serpro e a Amazon Web Services, Inc. (AWS), realizaram um encontro com a imprensa para oficializar a celebração da assinatura do primeiro contrato de serviços em nuvem para o Serpro. A maior estatal de tecnologia da América Latina uniu esforços à líder global de tecnologia de serviços em nuvem, como foco em fortalecer o momento de transformação digital do governo no país.

O contrato, que deve atender a muitos dos serviços previstos na Estratégia de Governança Digital do Governo Federal, foi possível graças ao modelo aberto de parceria disponibilizado pela nova Lei das Estatais. A AWS é o primeiro dos grandes players de mercado a anunciar sua participação, atendendo a um chamamento público do Serpro, que aconteceu no final de 2019.

O diretor para Setor Público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz, enfatizou a importância do Serpro para a transformação digital. “Acreditamos que os governos podem atuar como startups, com agilidade para inovar e trazer novas tecnologias e serviços aos cidadãos e instituições. A inovação traz eficiência e transformação. Reconhecemos e apoiamos o Serpro em sua trajetória de inovação e liderança, não somente para o país, mas como uma referência para toda a América Latina e para o mundo”.

“A missão do Serpro é ser o pilar da transformação digital no Estado brasileiro. Vamos continuar garantindo a segurança e seremos mais eficientes e mais baratos, custando menos para a sociedade e, ao final, ajudando o cidadão a ter uma vida melhor”, destacou Caio Mario Paes de Andrade, presidente do Serpro.

De acordo com Caio Paes de Andrade, as parcerias são fundamentais para a modernização do Estado. “O setor público, pelas regras que tem de obedecer, acaba ficando lento para determinados assuntos. Obviamente, a tecnologia está muito mais avançada. Se não conseguirmos fazer parcerias, não vamos fazer frente aos desafios que a tecnologia nos impõe. Precisamos ter mais desenvolvimento, mais pesquisa de desenvolvimento e também fazer as parcerias. Neste sentido, foi muito bem-vinda a Lei das Estatais, que permitiu oferecer produtos que ao mesmo tempo atendam aos clientes de Estado e façam transferência de tecnologia às empresas estatais”, avaliou.

O anúncio do contrato entre Serpro e AWS é o primeiro estágio na busca de novas soluções utilizando tecnologia em nuvem. "O futuro é a nuvem, mas existe um processo de transição. Nesse momento,estamos na fase de analisar quais os sistemas existentes podem ser migrados para o ambiente e quais clientes demonstram interesse por esse serviço. Também estamos desenhando soluções em inteligência artificial, virtualização de áreas de trabalho e segurança da informação", explicou o diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra.

O líder de Setor Público da AWS Brasil, Paulo Cunha, lembrou que o Serpro, em seus 55 anos de existência, sempre esteve "à frente da inovação tecnológica no país". “PaCu” informou que 240 profissionais da empresa pública participaram recentemente de workshops conjuntos com a AWS, com foco em capacitação, experimentos e co-criação.

Contrato de parceria

O contrato com a AWS foi formalizado a partir de um chamamento público, aberto em novembro do ano passado pelo Serpro, que reuniu grandes empresas para parcerias em projetos multi cloud. Os acordos acontecem na modalidade "parceria de negócios", conforme as determinações previstas na Lei das Estatais (Lei 13.303/2016). A consulta reuniu propostas técnicas visando a identificar provedores de serviços em nuvem nas modalidades Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como Serviço.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto