Logo
Imprimir esta página

Jovem empresário transforma negócio de tecnologia em uma das maiores empresas de gerenciamento de nuvem do país

Com problemas em seu data center, há 10 anos Rafael Marangoni migrava para a nuvem; De usuário passou a fornecedor, e hoje é líder no gerenciamento de cloud AWS, com centenas de cases no Brasil e América Latina

Fazer carreira em uma grande empresa de tecnologia. Esse era o sonho do jovem Rafael Marangoni há 17 anos. O empreendedorismo era algo para o futuro. Porém, a vida fez um caminho diferente e a segunda opção veio antes. Em 2003, Marangoni fundou a BRLink, hoje, empresa referência em oferecer soluções em nuvem AWS.

Àquela altura, a computação em nuvem ainda não existia no país e o uso de data centers convencionais era comum. Mas a inovação sempre foi um ideal para o empresário, que queria propor algo diferente no mercado de tecnologia. Isso fez com que a empresa passasse por algumas fases, até chegar a mais importante, no ano de 2010, quando se viu diante de um grande desafio.

“Certo dia, tivemos um downtime gigantesco no data center que usávamos e nosso clientes ficaram fora. Isso gerou uma série de problemas e então entendemos que precisávamos de um Disaster Recovery para nosso sistema. Cotamos uma solução de DR com o fornecedor da época, mas o valor ultrapassava nossa margem e tivemos que buscar outras alternativas. Começamos, então, a usar a nuvem da AWS como DR, que tornava esse trabalho muito mais vantajoso e eficaz. A partir daí fomos evoluindo e com um ambiente cada vez mais produtivo”, conta Marangoni.

Não fosse a falta do montante para contratar o DR do primeiro fornecedor, o diretor-executivo confessa que talvez não teria vivido a experiência de transformar o negócio - que além de ter sido um dos primeiros usuários da nuvem pública no Brasil, hoje se destaca como um dos principais consultores no segmento. Segundo Rafael, a empresa é a prova viva de que a necessidade realmente gera oportunidades, como agora temos visto em muitas empresas, que, em razão do COVID-19, estão tendo de se adaptar ou até mesmo se reinventar.

De usuário a fornecedor

Ao desbravar o universo da computação em nuvem, o CEO da BRLink foi compreendendo cada vez mais os impactos da tecnologia sobre o negócio. Dessa forma, por mais de um ano e meio incentivou que a equipe explorasse novas soluções em nuvem. Esse conhecimento foi suficiente para compreender a utilização e os benefícios da nuvem pública da AWS.

Com sua bagagem como empreendedor, Marangoni sabia o quão era difícil conseguir um ambiente de desenvolvimento com um custo baixo, especialmente para soluções que eram inovadoras. Porém, com as novas descobertas, estava certo que a nuvem torna possível ter um ambiente customizável e mais democrático.

“O usuário paga por aquilo que consome, opta pelo serviço que quiser, quando quiser e também pode descontratar quando bem entender, com uma granularidade muito grande. Creio que esse é o grande lance da nuvem para disrupção. Aliás, 90% das disrupções tecnológicas que temos hoje não seriam possíveis se não fosse a nuvem. Foi um grande habilitador de transformação social, o que acredito que é o papel da tecnologia na sociedade. É realmente transformar e habilitar a transformação social para melhor”, diz o CEO.

Dessa forma, com sua expertise no serviço, a empresa decidiu ajudar outros negócios nessa transição, migrando totalmente para o setor em 2012. Assim, a BRLink aumentou sua participação na AWS e não demorou muito para se tornar parceiro oficial da grande provedora e, na sequência, um parceiro Premier- o nível mais alto de parceria na AWS. Mas os reconhecimentos globais não pararam por aí. A empresa é considerada líder em três quadrantes diferentes segundo o relatório ISG Provider Lens™.

Hoje, a BRLink conta com um time de 80 pessoas e já atendeu uma média de 150 empresas no Brasil e em outras regiões da América Latina. Além desses dados, a empresa também obteve um crescimento de 120% do ano de 2018 para 2019, e as perspectivas para esse ano continuam positivas. Segundo o CEO, o esperado é que esse percentual seja de 115% em relação ao ano passado.

Mercado de atuação

Além da expertise na migração de workloads para nuvem, atuando como provedor de serviços gerenciados (MSP) da AWS, a BRLink também atua com outras tecnologias disruptivas e temas mais novos. Entre elas, a empresa brasileira oferece soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning. “Percebemos uma dificuldade em encontrar profissionais nessa áreas. É uma dificuldade de todos, não um privilégio nosso. Percebemos a quantidade de profissionais no mercado que não se adaptam a essa realidade”, garante Rafael.

A empresa comandada por Marangoni também possui competências nas áreas de DevOps e Educação, que em outras palavras, são validações concedidas aos parceiros da AWS que demonstram proficiência técnica e sucesso comprovado de clientes em áreas de soluções especializadas. Além dessas apresentadas, algumas outras competências atribuídas à empresa são de Public Sector, Managed Services Provider, Marketing E-commerce.

Oportunidades

Pensando no cenário atual, o porta-voz da área de tecnologia pondera que o mercado possui muito mais oportunidades e recursos do que antigamente. Dessa forma, o CEO elege alguns pontos que considera importantes para quem busca se destacar com uma carreira de sucesso na área:

“O idioma é muito importante. O inglês acelera muito e, embora exista bastante material em português, a maior parte do conteúdo de qualidade continua sendo em inglês. Hoje é muito mais fácil, existem conteúdos gratuitos, outros muito baratos. As empresas também ajudam, então, por exemplo, falando de Amazon, Microsoft e Google, quem quer aprender sobre nuvem nesses três caras, tem conteúdo online, muito barato. Acho que se o profissional for atrás, ele aprende rápido. Ele tem que assumir as rédeas da própria carreira”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto