Logo
Imprimir esta página

Fundação everis e BID Lab, membros da aliança LACChain, buscam projetos baseados em blockchain para acabar com a violência contra mulheres, crianças e idosos

- Trata-se de um desafio para impulsionar o uso de tecnologias emergentes na resolução de problemas sociais.

- O desafio é encontrar soluções baseadas em blockchain para proteger grupos vulneráveis de agressores potenciais, registrando, por exemplo, comportamentos violentos, violações de ordens de restrição ou permitindo que as vítimas sejam acompanhadas.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID Lab, laboratório de inovação do Grupo BID, e a fundação everis, no âmbito da aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain da América Latina e Caribe (LACChain), estão lançando um desafio para encontrar projetos que previnam, mitiguem e controlem o abuso, maus-tratos e violência contra os grupos mais vulneráveis nos países da América Latina e do Caribe.

Neste desafio “Blockchangel” (Blockchain – Challenge – Angel) podem participar empresários, empresas, startups, ONGs, fundações etc., individualmente ou em consórcio, desde que cumpram dois requisitos: propor soluções que tenham como base a tecnologia blockchain e que sejam aplicáveis em qualquer lugar da América Latina ou do Caribe.

Os organizadores buscam propostas que ofereçam soluções para as seguintes áreas complementares:

1. Área preventiva – “Chega de vulnerabilidade” - soluções que permitem, por exemplo, a geolocalização ou registro de comportamentos violentos, identificação de fatores de risco, etc.

2. Área de atuação – “Chega de impunidade” - soluções que facilitem o registro e a autenticação on-line, com validade legal.

3. Área de controle – “Chega de preconceitos” - soluções que possibilitem, por exemplo, identificar as vítimas e ativar protocolos de ação correspondentes aos seus níveis de vulnerabilidade.

4. Área restaurativa – “Chega de solidão” - soluções que sejam ativadas on-line, de forma anônima, para assistência e atenção integral às vítimas.

Com este desafio, os organizadores querem incentivar o uso de soluções tecnológicas inovadoras a fim de atingir objetivos compartilhados pelo BID, BID Lab, LACChain e fundação everis, cada um na sua área de atuação.

Os projetos selecionados receberão um pacote completo de aceleração para seu projeto, incluindo apoio econômico, empresarial e tecnológico dos organizadores. Além disso, podem tornar-se uma ferramenta essencial na luta contra problemas sociais, que são particularmente alarmantes na América Latina.

Nos últimos dois anos quase 8.000 mulheres foram assassinadas na América Latina e no Caribe vítimas de feminicídio. Na América Latina e no Caribe, a taxa de feminicídio é o dobro da registrada em outras regiões do mundo. Por outro lado, quase 300 milhões de crianças são vítimas de algum tipo de disciplina violenta, cerca de 130 milhões de estudantes sofrem bullying e aproximadamente 15 milhões de adolescentes já foram forçados a fazer sexo em algum momento de suas vidas. Além disso, há um número crescente de maus-tratos a pessoas idosas dentro das próprias famílias.

Diante da magnitude destes problemas, a tecnologia blockchain pode ser muito útil para desenvolver estratégias com o intuito de alertar, defender e acompanhar as vítimas, agir junto às autoridades e possivelmente deter os agressores.

O prazo para a apresentação de propostas teve início em 9 de março e termina em 29 de maio de 2020. Para mais informações sobre este projeto, consulte os termos e condições em https://blockchangel.org.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem o objetivo de melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. Com esta finalidade, o BID também atua em projetos de pesquisas de ponta e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre LACChain

O LACChain é uma iniciativa do BID Lab, uma aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain na América Latina e no Caribe para promover o uso desta tecnologia a fim de maximizar o potencial impacto na inclusão social. Este propósito tem atraído a atenção e a colaboração das entidades que lideram o desenvolvimento incipiente de ecossistemas blockchain nos países da região. Entre as instituições colaboradoras estão as autoridades do governo digital na Argentina, Colômbia e Costa Rica, assim como várias das principais entidades globais de blockchain, como Adhara, Alastria, AidTech, Blockchain Research Institute (BRI), Consensys, everis, Grupo Sabra, Idemia, ioBuilders, LegalBlock, Multiledgers, MIT Media Lab, NTT Data, RSK, Tradel, World Data e o BID.

Sobre a fundação everis

A fundação everis foi criada em 2001 para apoiar e promover o empreendedorismo. Ela devolve à sociedade o melhor obtido dela pela everis: o talento como motor do progresso. Por isso, realiza atividades em diferentes esferas da sociedade, nos países onde a everis está presente, na Europa e Américas, sempre comprometida com o desenvolvimento de pessoas e talentos.

A instituição apoia a pesquisa em áreas que necessitam de melhorias ou desenvolvimento com projetos em educação, ciência, inovação e empreendedorismo. Realiza também trabalho voluntário, transformando projetos em proposições de valor para a sociedade com o intuito de eliminar barreiras sociais, geográficas e econômicas que, de outra forma, impediriam seu desenvolvimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto