Logo
Imprimir esta página

Telefónica e everis unem esforços para diminuir desigualdade digital na América Latina com Internet para Todos (IpT)

A everis, empresa multinacional de consultoria, junta-se à Telefónica para colaborar na iniciativa Internet para Todos Peru (IpT Peru), uma operadora atacadista de infraestruturas de telecomunicações que visa expandir a conectividade à internet nas zonas rurais da América Latina. Como resultado desta colaboração, a everis será responsável pela implantação e manutenção dos Sistemas de Suporte à Operação (Operation Support Systems - OSS), que permitem a criação e sustentação de uma rede confiável e de qualidade.

O projeto IpT foi criado para levar conectividade móvel ao meio rural na América Latina, onde quase 100 milhões de pessoas não têm acesso à internet móvel e aos benefícios que ela proporciona [1]. A iniciativa concentra-se na sustentabilidade econômica do projeto, por isso o projeto é baseado e desenvolvido, de ponta a ponta, em um modelo de tecnologia de código aberto.

Um desafio tecnológico definido em modelos de código aberto

O IpT Peru, como operadora de telecomunicações rurais, necessita de um modelo de negócio que possibilite a otimização dos custos operacionais, sem impacto na qualidade dos serviços prestados. Devido a essa necessidade e para manter um serviço de alta eficiência, sua implementação se baseia em tecnologias disruptivas e de código aberto.

Desta forma, as soluções que já foram implantadas pela everis para o IpT foram baseadas em modelos abertos, tanto para rede de acesso móvel, como para sistemas de rede em tempo real, além de sistemas avançados de análise de dados de rede, inteligência artificial e aplicações de aprendizagem de máquinas, entre outros.

O desafio que a Telefónica, a partir de sua área de inovação global até a área de Arquitetura GCTIO, e a everis enfrentam consiste no projeto e implantação da nova geração de Sistemas de Suporte à Operação (OSS) para a empresa de telecomunicações. Estes sistemas, projetados de acordo com o modelo TODA (Telefónica Open Digital Architecture), proporcionarão à IpT a eficiência, flexibilidade e integridade necessárias.

De acordo com Francisco Javier García Jiménez, diretor de Arquitetura Global BSS/OSS da Telefónica, "as novas gerações de redes, junto com a virtualização, abrem um novo cenário em Tudo como Serviço (XaaS), o que nos permite focar em nossos clientes, prestando serviços de forma adequada e dentro do prazo. De maneira uniforme, isso exigirá uma mudança em nossa forma de evoluir, operar e manter nossa tecnologia; e para isso, estamos transformando nosso OSS na Telefónica, sistemas chave na jornada até chegar ao XaaS, no qual estamos atualmente."

Em termos gerais, essa arquitetura permitirá implementar com agilidade novas tecnologias de rede como, por exemplo, a rede 5G, e assim avançar para paradigmas como as redes abertas e desagregadas, que são a base para acelerar a inovação e otimizar os custos de implementação, quando se trata da área de redes para telecomunicações.

"Os sistemas tradicionais de suporte de rede não são a melhor opção para operar redes da nova geração. Normalmente, você obtém visões isoladas e dificilmente terá uma visão mais ampla e completa do que realmente está acontecendo na rede. Além disso, integrações mais complexas resultam em um aumento dos custos”, afirma Juan Campillo, diretor de Inovação em Conectividade da Telefónica.

Estes novos sistemas OSS desenvolvidos sob a arquitetura TODA são conhecidos por:

· Alto grau de automatização;

· Data-Driven (arquitetura movida por dados);

· Sistemas abertos e integrados;

· “App Plugin” – sistemas que permitem uma incorporação fácil e rápida de novas capacidades requeridas pelo negócio.

Teodoro López, sócio do setor de Telecom da everis, considera que "é emocionante contribuir com a evolução da indústria de telecomunicações e reforçar nossa posição como parceiro estratégico e de confiança da Telefónica. Aproveitar todos os nossos anos de experiência no negócio e unir as capacidades, infraestrutura e presença geográfica da Telefónica em diferentes mercados para tornar possível transformar projetos como este em realidade". Segundo ele, este projeto abre novas oportunidades de colaboração com a Telefónica, com o objetivo de acelerar a inovação. Esta nova parceria reforça a mensagem de sermos pioneiros no desenvolvimento do OSS, essencial para transformar o 5G em realidade, utilizando redes virtualizadas.

Sobre a everis

A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, serviços públicos, telecomunicações, administração pública e saúde, obteve um faturamento de 1.4 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 24.500 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 18 países.

A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite www.nttdata.com.

Sobre a NTT DATA

A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto