Logo
Imprimir esta página

Tendências em tecnologia para 2020

Tendências em tecnologia para 2020

Especialista aponta que a transparência na coleta de dados, internet 5G, inteligência artificial, IoT são algumas das tendências no setor de tecnologia neste ano.

As inovações tecnológicas estão promovendo grande impacto em diversos setores da economia brasileira e as empresas que conseguiram se adaptar às novidades, transformaram as dificuldades em oportunidades. Fortes indícios apontam que investimentos na área de tecnologia devem continuar em 2020. Prova disso, é uma pesquisa realizada pela empresa de serviços Deloitte, que mostra que os investimentos nessa área aparecem em primeiro lugar nas empresas. O resultado mostrou que 74% dos entrevistados desejam investir em tecnologia neste ano.

O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, explica que as empresas devem acompanhar as tendências tecnológicas que surgem a cada ano para direcionar os investimentos na área de forma assertiva. “As empresas precisam se preparar para os novos tempos tecnológicos, desde a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que promete mudar a forma como coletamos dados, internet 5G chegando para dar mais velocidade a todos, até tendências que nos acompanham desde o ano passado, como é o caso da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas”, diz.

O especialista listou as 10 principais tendências em tecnologia para 2020. Confira:

1. Internet das Coisas

Grande parte da população mundial possui um smartphone e acesso à internet. E, sem perceber utiliza algum processo de IoT (Internet das coisas) ou IoE (Internet de todas as coisas).

“São novas formas de estar conectado, novas formas de negócios. Por isso, a interconexão digital de objetos do dia a dia com a internet chega com força em 2020. Neste ano, a tecnologia promete movimentar as indústrias, conectando processos, dados e as pessoas, aproximando a comunicação do digital com o real", explica Miranda.

2. Tecnologia 5G

Trazendo mais velocidade, com dispositivos conectados a IoT e possibilitando cidades mais tecnológicas, a tecnologia 5G chega para agilizar muitas atividades do nosso dia a dia.

Nos países mais desenvolvidos, ela já está em fase de recrutar profissionais para implementar a tecnologia. No Brasil, a Anatel aprovou em novembro de 2019 a liberação de faixas de frequência, como a 2,3 GHz e 3,5 GHz para que, possivelmente em 2021, após a licitação, o país já tenha acesso à tecnologia.

3. Análise de dados

Ponto principal em qualquer empresa, a tomada de decisão promete ser muito mais eficiente com os investimentos em análise de dados. Além disso, o machine learning e a inteligência artificial chegam para ajudar no processo de análise desses dados, oferecendo mais velocidade e tranquilidade para as empresas.

4. Edge computing

Com tratamento de informações local físico, ou seja, próximo ao operador ou da base de dados de uma determinada empresa, a Edge Computing será alavancada pelo crescimento dos dispositivos conectados a Internet das Coisas, beneficiando as empresas com serviços mais rápidos, seguros e transparentes.

5. Blockchain

O Blockchain é um tipo de banco de dados, armazenando e assegurando tudo que tenha valor digital para a empresa. Essa tecnologia promete deixar a rotina das empresas ainda mais prática em 2020, com benefícios como a economia de tempo em seus processos de transações e a redução de custos.

6. Hiperautomação

Tendência que já teve início com a tecnologia RPA (automação de processos robóticos), a hiperautomação faz com que um software aprenda as atividades com um operador humano, e posteriormente, tente replicar essa função sozinho, ganhando independência.

7. Multiexperiência

A multiexperiência está nas previsões do Gartner entre as tendências em tecnologia para 2020. Unindo a realidade aumentada, a realidade virtual e a realidade mista, a tendência chega para mostrar e alterar a forma como enxergamos o mundo digital e de como interagimos com ele.

8. Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma das tendências mais quentes da atualidade. O comportamento do consumidor vem mudando nos últimos anos. Influenciados pelas tecnologias existentes, como é o caso dos assistentes virtuais do Google e Apple, que, por meio da busca por voz, trazem soluções rápidas para solucionar os problemas dos usuários.

“Para as empresas, é essencial que os negócios on-line, por exemplo, entendam que a pesquisa por voz é importante para o crescimento no mercado. Portanto, é necessário que as companhias se atualizem e se adaptem para as pesquisas por voz em suas plataformas”, destaca o especialista.

9. Multicloud

Atualmente, as empresas possuem grande demanda de informações em seus bancos de dados. Por isso, a multicloud, plataforma de utilização de serviços e fornecedores de computação em nuvem, é uma forte tendência em tecnologia para 2020. A tecnologia prevê o investimento em cloud computing para atender a todas as demandas do negócio.

10. Lei Geral de Proteção de Dados e a transparência no uso de dados

Prevista para entrar em vigência em todo o território brasileiro em agosto deste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados, ou simplesmente LGPD, chega para mudar a forma como as empresas coletam e armazenam os dados de clientes, funcionários, fornecedores e entre outras pessoas.

"Por isso, as organizações precisam adotar práticas para garantir a segurança de seus dados, e, investir em ferramentas que auxiliem na transparência e na localização dos dados, bem como em formas de prevenir vazamentos e ataques cibernéticos na organização", conclui o especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, Tiago Brack Miranda.

Sobre a Indyxa

Especialista em infraestruturas para missão crítica, a Indyxa é uma das maiores empresas de tecnologia do país, com mais de 180 colaboradores, distribuídos em cinco sedes (Blumenau, Brusque, São Paulo, Recife e Cidade do México). A empresa possui mais de 15 anos de experiência, garantindo a segurança e a alta disponibilidade da infraestrutura de TI de seus clientes. Integramos em nosso portfólio soluções e serviços em infraestrutura de TI com inteligência de negócios, cloud services, segurança e continuidade, hardware e software e projetos e serviços gerenciados.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto