Logo
Imprimir esta página

Como reter um profissional de TI

Como reter um profissional de TI

Em um cenário econômico que apresenta altas taxas de desemprego, área de tecnologia da informação tem recorde de vagas abertas e profissionais disputados

Comando News - Em 2019, o setor de tecnologia se diferenciou do restante do mercado de trabalho brasileiro. Em um país que fechou 2019 com 11,6 milhões de desempregados, segundo o IBGE, as empresas da área de tecnologia da informação fecharam o ano com cerca de 70 mil vagas abertas. Mas, essas vagas não foram preenchidas, muitas vezes, pela falta de profissionais suficientemente qualificados para ocupá-las.

Agora uma outra questão chama a atenção: a dificuldade de retenção dos profissionais contratados. Muitos deles, inclusive, são escolhidos após longos processos seletivos. Mas, qual seria a razão, ou as razões, para essa dificuldade de retenção de profissionais altamente qualificados? Christina Curcio e Janaina Lima, da Icon Talent, empresa de recrutamento na área de TI, apontam 3 fatores que dificultam a permanência dos profissionais por um maior tempo dentro das empresas. Elas também apresentam possíveis soluções.

1- Mais qualificação, melhores oportunidades - a escassez de profissionais qualificados faz com que pessoas altamente qualificadas tenham mais oportunidades. Com isso, a chance de que uma proposta mais interessante apareça a qualquer instante aumenta. Seja para ficar mais perto de casa, mudar para uma nova cidade, com mais vantagens e possibilidade de estudos, por exemplo. Esses são fatores que podem levar o colaborador a mudar emprego. Afinal, esse profissional pode escolher onde deseja trabalhar.

Solução: uma solução plausível, seria ter definido o plano de carreira para os colaboradores e as expectativas da empresa sobre os profissionais.

2 - Novos desafios – muitas empresas não exploram totalmente o potencial da tecnologia disponível no mercado, isso pode acabar frustrando o profissional, principalmente aquele com perfil mais inovador e que mira novos desafios.

Solução: as empresas devem investir em um ambiente de maior colaboração e troca, que fomente a introdução de novas tecnologias, sem que haja demasiado custo nesta substituição. Além de trazer mais motivação ao time, isso pode beneficiar a empresa positivamente na questão financeira.

3- Relações internas entre o empregador e colaborador – no setor de TI, as relações entre empresa e colaborador quando conturbadas também prejudicam a permanência desses colaboradores. No mercado atual da tecnologia, o relacionamento humano é fundamental e imprescindível, além do reconhecimento e a qualidade do ambiente de trabalho.

Solução: a empresa deve investir em programas de desenvolvimento para que colaboradores e gestores adquiram competências comportamentais adequadas ao atual momento da empresa.

Sobre a ICON Talent

A ICON Talent é uma empresa de recrutamento e seleção 360° totalmente dedicada à área de TI, alinhada com as reais necessidades de clientes e candidatos. É inspirada pelas constantes mudanças no ambiente tecnológico, pela inovação e pelos profissionais altamente preparados para liderar os processos de transformação digital.

A ICON Talent oferece uma plataforma de recrutamento digital customizada para atender às necessidades de clientes e candidatos, pois entende que cada lado tem suas expectativas e visões. A base de dados da ICON conta hoje com mais de 5.000 profissionais de TI e em crescimento semanal!

A empresa conta com um time de headhunters e profissionais de TI prontos para cuidar de todas as etapas do processo e assessment para área de tecnologia. Além de profissionais experientes em Executive Coaching, Mentoring e Consultoria de TI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto