Logo
Imprimir esta página

Inteligência Artificial garante quantidade ideal de chocotones e chocolates nas lojas Kopenhagen e Brasil Cacau durante o Natal

Plataforma da TEVEC ajusta mix e quantidade de reabastecimento, permitindo volume adequado de estoque e menos ruptura; Índice de desperdício nas lojas caiu mais de 60%; Data é a segunda melhor para o segmento, segundo pesquisa da APAS

O Natal tem sido cada vez mais doce. De acordo com um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), essa é a segunda melhor data para a indústria de doces e chocolates, em virtude de esses produtos representarem uma forma mais barata de presentear e que agrada grande parcela dos consumidores. Ainda de acordo com a pesquisa da APAS, as vendas de panetones e chocotones devem aumentar 5% em 2019.

Para aproveitar o Natal com assertividade, o Grupo CRM, responsável pelas operações da Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, usa a plataforma de Inteligência Artificial da TEVEC para tomar as decisões corretas de planejamento, produção e abastecimento de suas lojas. Há cinco anos, as duas empresas mantêm parceria para automatização do processo de previsão de demanda, uma ação que se intensifica com a aproximação de datas de grande movimento nas vendas, como o Natal.

"A solução da TEVEC permite a entrega da quantidade ideal de cada produto, em cada loja, semanalmente. Ou seja, não falta, nem sobra nenhum item, e, consequentemente, os chocolates estão sempre "fresquinhos", afirma Bento Ribeiro, sócio fundador da TEVEC.

O sistema dobra o número de acertos na comparação com a metodologia de previsão estatística utilizada anteriormente. Com isso, o Grupo CRM reduziu o índice de desperdício nas suas lojas em mais de 60% e não perdeu mais venda por ruptura - ou seja, a falta de chocolate no ponto de venda. Também eliminou os estoques acima da demanda, que impactam no capital de giro e muitas vezes resultam em perdas por vencimento do prazo de validade.

O atendimento de tantos pontos de venda é complexo, principalmente por se tratar de chocolate, produto altamente perecível e que apresenta grande sazonalidade de vendas. "Considerando que o Grupo possui mais de 900 lojas e um mix com dezenas de produtos, a equação toda representa muito dinheiro. Conquistamos redução de aproximadamente 50% no volume de estoque e a ruptura não ultrapassa 5%, chegando a atingir apenas 0,2% em alguns meses", relata Ribeiro. A plataforma de Inteligência Artificial considera também a influência de elementos externos, que não estão sob controle da empresa, como a economia, mudanças no câmbio e até variações climáticas - fundamentais para um produto que pode derreter. As variáveis ainda incluem feriados, localização das lojas, estações do ano, custo de matéria-prima, desempenho do operador logístico, entre outras. Todos estes fatores entram nos cálculos matemáticos da Inteligência Artificial, que processa bilhões de combinações e decide a quantidade ideal de abastecimento - sem interação humana.

Além da redução de custos, há ainda a eliminação de fretes extras e de gastos com turnos adicionais de produção, antes necessários para repor mercadoria quando a previsão era falha.

Melhor Natal desde 2013

O varejo brasileiro prevê o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado, percentual que não é alcançado desde 2013.

Outra pesquisa realizada pela empresa CONECTA, a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), indica que os tipos de chocolate mais consumidos pelos brasileiros são tablete (43%), bombons (40%) e wafers com chocolate (34%). Segundo o estudo, o chocolate ao leite é o preferido dos brasileiros (42%), seguido pelo meio amargo (31%) e pelo chocolate branco (18%).

Sobre a TEVEC

A TEVEC apresenta a IA de forma simples e amigável para as empresas ganharem previsibilidade, estabilidade e eficiência na sua cadeia de suprimentos, vendendo mais e melhor. As empresas Danone, AmPM, Etna, e Kopenhagen, entre outras, já estão capturando resultados ao equilibrar o estoque à demanda. A Plataforma SeeB4 utiliza as mais modernas redes neurais para automatizar a análise do comportamento de vendas, transformando os dados disponíveis em recomendações e informações inteligentes para as melhores decisões no planejamento de compras e abastecimento dos pontos de venda.

Saber Antes. Agir Rápido.

Saiba Mais em www.seeb4.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto