Tranquility Base: iniciativa open source multicloud desenvolvida pela GFT

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Spínola
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A tecnologia traz facilidade na implantação e promete promover a jornada para a nuvem de maneira rápida e eficiente

Durante a conferência Google Cloud Next '19, que aconteceu em Londres nos dias 20 e 21 de novembro, a GFT, empresa alemã referência em tecnologias exponenciais para transformação digital e projetos ágeis, apresentou publicamente o Tranquility Base, uma solução Open Source que oferece um data center multicloud escrito em código (Datacenter as Code [DaC]).

O Tranquility Base possibilita aos usuários implantar toda a infraestrutura e aplicativos como módulos codificados integrados, escritos em Terraform, fornecendo, assim, recursos fáceis de usar e de implementação rápida na nuvem. A iniciativa garante total conformidade, consistência e replicabilidade em qualquer organização, por disponibilizar suporte a todos os principais provedores de serviços em nuvem (CSPs - Cloud Service Providers).

Segundo Andrew Rossiter, responsável pelo Tranquility Base na GFT, geralmente a migração para a nuvem costuma ser difícil e a maioria das empresas não possui os recursos, controles e modelos operacionais necessários para criar um ambiente seguro. Além disso, as equipes de desenvolvimento também têm dificuldade para as melhores práticas para estratégias de implantação, principalmente relacionadas à entrega e implantação contínuas. “Desde o início, identificamos que havia uma urgência em encontrar uma solução comum que fosse eficaz para todos os setores da empresa para esses problemas críticos. Com base em anos de experiência nessa área e com a convicção de que traria uma vantagem significativa para o setor em geral, a GFT dedicou uma equipe de desenvolvedores globais altamente qualificados para trabalhar no Tranquility Base”, explicou o executivo.

O Google é o primeiro provedor de nuvem a ser lançado no Tranquility Base, durante a conferência do GoogleNext 19. No evento, a equipe demonstrou como os ativadores podem ser usados para criar uma arquitetura de referência específica no Google Cloud Platform (GCP) que ofereça suporte a vários aplicativos e cargas de trabalho. Dessa maneira, a adoção da nuvem pode ser alcançada “first time right”, ou seja, na primeira tentativa e com sucesso.

Para Marco Santos, Presidente da GFT Brasil e América Latina, a solução é exclusiva e pode alavancar os negócios dos nossos clientes. “Tenho confiança que o Tranquility Base vai acelerar a jornada Multi-Cloud de nossos clientes no Brasil e na América Latina, exponencializando assim a transformação digital do mercado. A comunidade Open Source do Tranquility Base está colocando esforços para ampliar a solução, permitindo que todos os seus participantes aprendam, desenvolvam e contribuam com o código aberto”, finaliza o executivo.

Marika Lulay, CEO da GFT, conclui, “a GFT tem sido fundamental no desenvolvimento dessa iniciativa de código aberto, pois acreditamos que a abordagem ‘first time right’ será o caminho a ser seguido pelo setor para acelerar a migração para nuvem. O Tranquility Base suporta totalmente os rigorosos requisitos de risco e conformidade impostos a empresas altamente regulamentadas, e, portanto, é muito relevante para nossos clientes, principalmente porque o Tranquility Base não está vinculado a provedores individuais, ajudando os usuários a superar as dificuldades e os altos custos associados aos cenários de um único fornecedor. Com base no feedback de todos os envolvidos, estamos muito otimistas sobre as oportunidades que o Tranquility Base abrirá. Desempenhar um papel fundamental neste contexto demonstra claramente não apenas o compromisso da GFT com essa comunidade de código aberto, mas também as habilidades de nossas equipes globais de desenvolvimento altamente qualificadas”.

Sobre a GFT

GFT tem conduzido a transformação digital das principais instituições financeiras do mundo. Outros setores, como indústria e seguros, também se beneficiam das sólidas habilidades de consultoria e implementação da GFT em todos os aspectos de tecnologias pioneiras, como cloud engineering, inteligência artificial, Internet das Coisas para Indústria 4.0 e blockchain.

Com sua expertise tecnológica, sólidas parcerias e soluções de TI escaláveis, a GFT aumenta a produtividade no desenvolvimento de software. Isso proporciona aos clientes acesso mais rápido a novas aplicações de TI e modelos de negócios inovadores, além de reduzir os riscos.

Fundada em 1987, a GFT conta com uma equipe global de aproximadamente 5.000 colaboradores que estão distribuídos em 13 países, garantindo maior proximidade junto a seus clientes. No Brasil, a expertise em tecnologias exponenciais da GFT permite que seus clientes sejam lean-agile e lancem seus projetos digitais em um melhor time to market.

www.gft.com