Brasil, 18 de Janeiro de 2020

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entenda a importância de alinhar digitalização e Lean Seis Sigma

Por Gilberto Strafacci, Diretor de Operações do Setec Consulting Group

A indústria 4.0 e sua digitalização podem trazer ainda mais benefícios ao negócio quando alinhadas às metodologias de Lean Seis Sigma. A possibilidade de acelerar o processo de melhoria contínua é uma das principais razões para isso.

Um exemplo de como isso acontece é o mapa do fluxo de valor desenvolvido por meio do trabalho de kaizen, que identifica oportunidades reais de aprimoramento vindas de quem mais entende do processo: o chão de fábrica. Diante disso, o ideal é que as empresas eduquem sua força de trabalho para pensar nas tecnologias voltadas para a Indústria 4.0 como uma forma de apoiar os times de kaizen na identificação de aplicações práticas, o que pode acabar levando a uma reavaliação completa do mapa de fluxo de valor, incluindo a substituição de processos baseados em papel por sistemas digitais.

Como a indústria 4.0 e o Lean Seis Sigma se complementam?

Metodologias Lean não são novidade na indústria – pelo contrário, são parte da cultura de boa parte da indústria desde os anos 1990. Hoje é cada vez maior o número de indústrias em todo o mundo que contam com algum programa de melhoria contínua baseado em Lean Seis Sigma.

A adoção de novas tecnologias de digitalização, parte fundamental da Indústria 4.0, pode se tornar mais sustentável e relevante para o negócio se ocorrer de forma alinhada a uma cultura Lean Seis Sigma. Isso acontece porque o time de Lean Seis Sigma é responsável por examinar os processos para identificar e implementar melhorias, o que pode envolver a eliminação de desperdícios ou a incorporação de novas tecnologias que não existiam quando o processo foi estabelecido.

Sempre que um problema de qualidade é identificado, o Seis Sigma oferece uma metodologia para análise baseada em dados para identificar e quantificar os tipos de erros, identificando as causas-raiz e implementando melhorias para reduzir a possibilidade de erros.

Assim como o Lean, a Indústria 4.0 também foca em processos de negócios, envolvendo a automação de processos e a troca de dados por meio de tecnologias como Internet das Coisas, computação na nuvem, analytics, machine learning e inteligência artificial. Também podemos considerar como parte da indústria 4.0 tecnologias ainda mais novas como escaneamento 3D, manufatura aditiva, blockchain, realidade aumentada e realidade virtual.

Ao aplicar tecnologias associadas à Indústria 4.0, é possível melhorar drasticamente processos de negócio existentes, e a taxa de sucesso é ainda maior quando as decisões são apoiadas em um mapa de fluxo de valor. Isso inclui a digitalização, como a substituição de processos baseados em papel por fluxos de trabalho digitais e dispositivos móveis.

Ao mesmo tempo, decisões relacionadas a mudanças mais radicais, que envolvam a criação de novos processos e modelos de negócio, por exemplo, também se beneficiam da união do Lean Seis Sigma e da Indústria 4.0. Muitas vezes, tecnologias relacionadas à digitalização permitem uma transformação que, ainda que radical, pode ser muito benéfica – é o caso, por exemplo, da substituição do modelo de compra de ativos industriais pelo de locação com a definição de SLA de monitoramento de condição e analytics para manutenção preditiva.

Digitalização impulsiona processos de melhoria contínua

Tecnologias associadas à Indústria 4.0 também incluem a coleta e a análise de dados, fator importante para dar mais velocidade à avaliação pelas equipes de kaizen, que frequentemente se sentem frustradas pela falta de dados para análise, dificultando o progresso – especialmente quando falamos em Seis Sigma.

Tecnologias como a coleta automatizada de dados com internet das coisas, gestão de dados em plataformas na nuvem e analytics avançados para a identificação de problemas são alguns dos recursos que dão mais velocidade aos programas de melhoria contínua.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS