Logo
Imprimir esta página

Autodesk lança novos recursos para o BIM 360

Aplicativo permite acelerar fluxo de trabalho em layout; além disso, novos recursos possibilitam simplificar tarefas diárias

A Autodesk, líder mundial de software para projetos, está lançando recursos que aprimoram o BIM 360 – família de soluções em nuvem que conecta informações, softwares, hardwares e gestores de todo o ciclo de vida de um projeto de construção –, o que inclui um aplicativo destinado ao desenvolvimento de layout de obras, disponível para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android.

Além disso, a empresa de softwares apresentou novos recursos para o BIM 360 que facilitam o processo de configuração do projeto de construção e aumentam a facilidade de colaboração entre o pessoal de campo e o de escritório, incluindo recursos expandidos de aprendizado de máquina que ajudam a melhor identificar eventuais riscos ao projeto.

Tradicionalmente, as tarefas de desenvolvimento de layout e verificação da construção eram realizadas por um ou dois profissionais treinados que tinham acesso às informações a partir de pontos isolados e sabiam operar equipamentos complexos de layout. O novo BIM 360 Layout resolve esse grande problema, facilitando o processo de elaboração do layout para qualquer membro da equipe de construção. Com os dados do modelo de layout acessíveis diretamente pela nuvem, qualquer pessoa em uma equipe do projeto agora pode colaborar na plataforma unificada BIM 360.

O BIM 360 Layout também permite que os profissionais da equipe de um projeto de construção conectem um modelo coordenado diretamente ao processo de layout a partir de Estação Total Robótica e de dispositivos GPS, aumentando a produtividade no local de trabalho, reduzindo retrabalho e desperdício ao mesmo tempo em que é possível melhorar a precisão no uso de componentes montados ou instalados na construção.

Os recursos do aplicativo BIM 360 Layout aprimorado incluem:

Sincronização direta com a nuvem: essa funcionalidade permite acesso às informações mais atualizadas do projeto a partir da nuvem. Assim, as equipes envolvidas podem verificar alterações ou novos pontos de layout diretamente do modelo disponibilizado pelo BIM 360 Layout; coletar e apurar condições reais do local do projeto enquanto estão fora do campo; criar relatórios de desvio e atualizar modelos baseados em condições reais. Também é possível estimar e antecipar eventuais problemas do projeto no aplicativo Layout, unificando os fluxos de trabalho na plataforma comum de dados do BIM 360;
Conexão direta às Estações Totalmente Robóticas e dispositivos GPS: os usuários podem conectar o BIM 360 Layout diretamente à Estação Total Robótica, como Topcon, Sokkia ou Leica Geosystems, bem como a qualquer dispositivo GPS externo, incluindo hardware suportado pelo formato de dados NMEA ou até GPS de um celular. Uma conexão perfeita permite maior precisão nos layouts e redução de problemas, RFIs (requisições de informações) e retrabalho;
Interface do usuário intuitiva e amigável: Com uma interface fácil de usar, o BIM 360 Layout capacita qualquer membro da equipe a contribuir com o processo de layout sem precisar ser um especialista neste setor de atividade, facilitando o maior envolvimento e a colaboração entre equipes.

"O aplicativo BIM 360 Layout nos dá a liberdade de fazer alterações e manipular pontos ou partes específicas de um modelo ou desenho", afirma Robert Boggs, coordenador de Projetos e operador de Estação Total da Helix Electric. "Ele também nos permite postar vários arquivos para um mesmo edifício. Em vez de ter um grande modelo centralizado, agora temos a opção de dividir os dados do modelo da maneira que precisamos, seja por piso ou a partir da filtragem de perspectivas de pontos por status ou elevação. O layout agora é um processo rápido e muito mais simples para nós ".

Novos recursos do BIM 360 automatizam tarefas

Os recursos adicionais do BIM 360 lançados recentemente incluem atualizações para automatizar o processo de configuração do projeto, facilitando os fluxos de trabalho para as equipes de construção e propiciando o nível correto de liberdade de acesso aos membros da equipe.

Essas atualizações para a plataforma BIM 360 incluem:

Funções configuráveis: os usuários podem definir configurações de permissão com base nas funções de cada membro da equipe, como superintendente, gerente BIM ou gestor de obra;
Funções personalizadas: as equipes podem criar suas próprias funções com nomes personalizados e configurar permissões distintas, tais como conceder acesso a módulos e pastas específicas a cada membro do time;
Status de documento "somente para visualização" e configurações de permissão: os líderes do projeto podem definir documentos como estando disponíveis "somente para visualização" para usuários específicos, eliminando acesso a edição para esses integrantes das equipes;
Modelos de projeto: os administradores criam pastas de projetos e modelos de permissão para simplificar e padronizar o início de cada plano.

Os recursos de BIM 360 Construction IQ também passam a estar disponíveis para qualquer usuário do módulo de gerenciamento de campo do BIM 360. Com a expansão dessa disponibilidade, um número maior de profissionais das equipes pode acessar uma ampla gama de dados do projeto e obter uma visão mais holística das métricas do projeto em toda a empresa.

"O setor de construção tem exigido tecnologias mais poderosas, mas fáceis de usar, que conectem perfeitamente dados e apoiem a colaboração em todas as fases da construção", indica Ilai Rotbaein, diretor de Produtos BIM 360 da Autodesk. "Com ferramentas como o BIM 360 Layout, que simplifica o fluxo de trabalho e melhora a eficiência do projeto, estamos oferecendo ao mercado uma plataforma de dados comum para o design e para a construção que conecta toda a equipe do projeto, onde quer que seus integrantes trabalhem, e a partir de qualquer dispositivo que acesse as informações".

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

Para mais informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Autodesk, the Autodesk logo, Autodesk AEC Collection, Revit and Navisworks are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto