Conheça quais serão as Ameaças online mais comuns em 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Mitchell
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

pixaby pixaby

Numa altura em que cada vez mais pessoas no mundo têm acesso ilimitado online, tendo, por consequência, uma presença online forte, torna-se crucial entender quais são e serão as principais ameaças cibernéticas que irão permanecer para o ano de 2020.

Caso tenha acesso diário ao seu e-mail, use regularmente redes sociais ou consulte notícias no seu telemóvel, a sua “pegada digital” estará bem evidente e visível para potenciais ameaças, cibercrimes, sistemas de phishing, extorsão, entre muitas outras ameaças, que aumentam à medida que nos expomos a nossa vida pessoal e os nossos dados online.

A tendência das ameaças online e cibercrimes vai aumentar

Segundo relatórios e estudos recentes, realizados por uma das principais empresas de segurança online McAfee, a complexidade e as tentativas de cibercrime, mesmo com as pessoas a estarem cada vez mais instruídas, vão aumentar em 2020, sendo necessário obter a informação que previna tais potenciais ameaças online.

É de aguardar, segundo esse mesmo relatório, que cibercrimes a envolverem extorsões, sistemas de malware, phishing, roubo de identidade e de documentos pessoais, bem como de vishing, roubo de criptomoedas, como a Bitcoin, entre muitos outros, continuem a aumentar no próximo ano. Uma boa alternativa para estar mais seguro online é de utilizar uma VPN, como é o caso do VPNpro.

Entenda melhor quais são as principais ameaças cibernéticas em 2020?

Mais do que estar preocupado em poder ser vítima de um ataque ou ameaça cibernética, é crucial entender quais são os potenciais perigos, obtendo assim uma navegação e utilização da sua web o mais segura e tranquila possíveis. Fique a conhecer quais são as principais ameaças que poderá encontrar durante a sua navegação online:

• Risco de Extorsão

Infelizmente, nunca foi tão fácil uma pessoa ser vítima de extorsão online como neste momento. Tal como refere o relatório da empresa McAfee existe uma enorme demanda na penetração de cibercrimonosos em redes corporativas, com o objetivo principal de extorquir todas as pessoas envolvidas, em troca de devolveram os seus arquivos e a sua informação.

Dessa forma, torna-se crucial que os sistemas de comunicação e de partilha usados pelas empresas, como acontece nas nuvens (Clouts), estejam protegidas destes ataques que normalmente surgem através de um ataque chamado de “ransomware”.

• Phishing

Sem dúvida alguma que este continua a ser um dos maiores riscos para as pessoas comuns, aquando a sua utilização e navegação online. Resumidamente, o sistema de phising é normalmente conduzido por mensagens de spam ou de estratégias de e-mail marketing que fazem com que o utilizador, quer esteja no seu e-mail ou nas redes sociais, carregue num link malicioso.

Geralmente, neste sistema de Phishing o principalmente risco é que esses cibercriminosos possam ter acesso aos seus documentos e dados pessoais, tirando partido disso para conseguir roubar a sua identidade ou até mesmo ter acesso às suas contas bancárias ou aos seus cartões de crédito.

• Vishing

Esta é a versão mais recente e muito mais perigosa do sistema de Phishing. Isto porque, ao invés das mensagens irem para o Spam, você pode estar a receber correio de voz com o intuito de poder cair na tentação de fornecer alguns dados pessoais ou bancários para que possa ser roubado.

A estratégia é mais perigosa pois, como se trata de um correio de voz, as pessoas pensam automaticamente que essa mensagem é muito mais credível. Geralmente, nesses sistemas de vishing esses cibercriminosos fazem-se passar por empresas conceituadas do mercado nacional ou internacional, depois de terem acesso à informação que você é um cliente verdadeiro dessa empresa.

• Ataques Ransonware para o roubo de passwords

Muitas vezes é nos aconselhado a utilizar passwords complexas e que fujam às já tradicionais, como é o caso da “12345”. No entanto, estes ataques “paralisantes” ransomware estão a conseguir aproveitar-se de brechas em sistemas operativos, como é o caso do Windows, e até a cadeias de suprimentos, para que tenham acesso às suas senhas ou passwords dos serviços onde tem mensalidades.

De facto, com o aumento das subscrições em serviços de streaming, como é o caso da Netflix, Amazon Prime, HBO, entre muitos outros, a sua conta passa a ser valiosa para os cibercrimosos. A partir do momento que tem acesso à sua conta da Netflix, por exemplo, vão conseguir vendê-la no mercado negro.

O que fazer para evitar sermos vítimas de ataques cibernéticos em 2020?

Primeiramente, a melhor medida que poderá tomar é de se informar ao máximo quais são as principais ameaças à sua segurança online. Infelizmente, existem sistemas cada vez mais complexos para conseguir enganar as pessoas e roubar-lhes o que tem de mais valioso, a começar pela sua identidade.

No entanto, para as pessoas que usem home banking regularmente ou tenham informações, como o pagamento da luz ou da água no seu e-mail, o ideal é que sempre que tiver alguma dúvida, em relação a um e-mail ou até correio de voz, tente-se informar se de facto a informação presente é fidedigna.

Atualmente, existem muitas pessoas que rapidamente expõe as suas situações online, para que mais ninguém seja vítima de um ataque cibernético. O segredo é manter-se sempre informado e alerta.