Brasil,

Cyber Monday movimenta R$ 483,15 milhões em compras via e-commerce; prejuízo evitado com fraudes foi de R$ 3,3 milhões

Dados de compra são do Compre&Confie e informações sobre fraudes pertencem à ClearSale

Seguindo o ritmo de sucesso demonstrado na Black Friday, a Cyber Monday também trouxe resultados expressivos para o varejo brasileiro. Ao todo, as compras online realizadas na segunda-feira (02) somaram R$ 483,15 milhões, aumento de 25,2% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.

“O consumidor está cada vez mais experiente para comprar online e conhece formas de economizar em datas sazonais. Muitos usuários acompanharam os preços de produtos durante toda a Black Friday e conseguiram economizar em promoções adicionais que foram disponibilizadas pelos varejistas durante a Cyber Monday”, destaca André Dias, Diretor Executivo do Compre&Confie.

O tíquete médio se manteve praticamente estável, reflexo da baixa variação da inflação no último ano. Consumidores gastaram em média R$ 446,10 nas compras, variação de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Portanto, o incremento está relacionado principalmente à maior quantidade de pedidos realizados: 1,08 milhões de compras foram feitas nesta segunda-feira, aumento de 24,1% em relação à mesma data de 2018.

Fraudes

Apesar do aumento significativo em compras on-line, o prejuízo evitado com fraudes diminuiu de um ano para outro. De acordo com a ClearSale, líder em antifraude no Brasil, o valor na Cyber Monday deste ano foi de R$ 3,3 milhões, redução de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“O aumento das vendas não reflete de forma direta nas fraudes, o que justifica o valor menor em relação ao ano passado e uma diferença em relação aos dados registrados durante a Black Friday, quando o volume de vendas foi mais expressivo”, explica Omar Jarouche. “O importante nessas grandes datas do varejo é que os consumidores tomem cuidado com os dados compartilhados na rede, evitando que sejam roubados e utilizados para compras futuras”, alerta o diretor.

Pedidos por região

De acordo com o Compre&Confie, o Sudeste ganha mais uma vez o destaque quando o assunto são as compras online. Ao todo, a região foi responsável por 65,9% dos pedidos realizados durante a segunda-feira. Os Estados de maior destaque foram: São Paulo (com 439,9 mil pedidos), Rio de Janeiro (134,5 mil) e Minas Gerais (118,2 mil).

Em seguida, estão: Sul (14,2%), Nordeste (12%), Centro-Oeste (5,7%) e Norte (2,1%). “Vale lembrar que o volume de pedidos desta última região, apesar de pouco representativo quando comparado ao quadro geral, mostra aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, incremento superior à média de mercado”, destaca André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Perfil de consumo

Ainda segundo o levantamento do Compre&Confie, a maior parte das compras foi feita por consumidores entre 36 e 50 anos (34,6% do total de pedidos), seguida por brasileiros de 26 a 35 anos (34,3%) e por aqueles de até 25 anos (17,2%). Por último, estão os consumidores com 51 anos ou mais (14%).

Entre as categorias mais compradas, estão: Moda e Acessórios (167,2 mil pedidos), Entretenimento (101,7 mil compras), Beleza, Perfumaria e Saúde (91,3 mil), Eletrodomésticos e Ventilação (71,8 mil) e Móveis, Construção e Decoração (63,3 mil).

Na divisão por gênero, o público feminino comprou em maior quantidade, mas o masculino fez compras mais caras. Ao todo, 52,1% dos pedidos foram feitos por elas (com tíquete médio de R$ 389,20), enquanto 47,9% foram realizados por eles (tíquete médio de R$ 508,00).

Sobre o Compre&Confie:

O Compre&Confie é uma nova empresa da ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre&Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Sobre a ClearSale

Somos líderes em soluções antifraude nos mais diversos segmentos do mercado. Proteger bons clientes, gerar confiança com consumidores e evitar prejuízos são os motores que impulsionam o serviço de prevenção a fraudes prestado pela ClearSale. Há mais de 18 anos, oferecemos soluções para o varejo digital e online, bancos e financeiras, seguradoras, telecomunicações e vendas diretas –, com foco contínuo no aumento da taxa de aprovação, no menor chargeback e no maior ROI do mercado.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::