Tecnologia de pagamento inédita elimina o risco de fraude e eleva o índice de aprovação de compras em até 25%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Penna
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Shutterstock Shutterstock

Plataforma IDid funciona nas modalidades crédito e débito

Acaba de chegar ao mercado de pagamentos a IDid - plataforma que traz um novo conceito para compras online: o do Consumidor Presente. A novidade permite que, mesmo em compras no comércio eletrônico, seja utilizada tecnologia similar àquela usada nas compras presenciais, reduzindo riscos de fraude, com experiência de uso simples e permitindo índices elevados de aprovação de compras. Com a IDid, o consumidor estará sempre presente nas compras virtuais.

Segundo dados do setor, apenas 70% das compras online - conhecidas na indústria como Cartão Não Presente (CNP) - são autorizadas, enquanto para compras presenciais - com uso do cartão físico e conhecidas como Cartão Presente - o índice de aprovação é muito maior, superando 95%. Isso ocorre porque os sistemas de autorização possuem diferentes regras para análise das transações online e presenciais.

A plataforma IDid trabalha com conceito de Consumidor Presente, totalmente novo para o mercado de pagamentos. As compras no e-commerce são tratadas sistemicamente como transações realizadas no mundo físico, já que só o usuário do cartão pode concluir a compra, uma vez que é direcionado ao banco para digitação da senha ou uso de biometria. Além disso, a plataforma elimina a necessidade de digitação ou armazenamento do número do cartão no sistema da loja, evitando a exposição de dados sensíveis e reduzindo fraudes. Isso faz com que o índice de aprovação das transações online atinja patamares próximos das compras presenciais, aumentando de 70% para 95%.

Em 2018, o volume total de vendas CNP no Brasil foi de R$ 200 bilhões, de acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Com a IDid, o consumidor pode comprar em lojas online e fazer pagamentos de forma simplificada, conectado diretamente ao sistema emissor do cartão.

Para os lojistas, os principais benefícios são proporcionar vendas sem atrito para o consumidor e a eliminação dos chargebacks que, segundo relatório da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), geram perdas de 0,4% a 1,5% do faturamento total, dependendo do perfil da loja. Outro estudo da mesma instituição aponta que no Brasil acontece 1 tentativa de fraude a cada 5 segundos, atingindo 3,42% das vendas, enquanto a taxa de conversão é de 1,41%. A fraude faz com que os lojistas tenham altos custos de prevenção, incluindo plataformas inteligentes, centrais telefônicas para comprovação, entre outros que, somados chegam a ultrapassar 2% da receita.

"O nosso objetivo é oferecer compras seguras de forma totalmente simples, integrando-se à cadeia de pagamentos para que consumidores, lojistas, bancos, gateways e adquirentes possam elevar o número de aprovações sem risco", afirma Gastão Mattos, executivo responsável pela liderança da IDid.

"Outras soluções do mercado também atuam na redução de chargebacks, mas impactam negativamente na conversão de vendas, além de trazerem dificuldades para implementação ou são confusas para o consumidor", explica Mattos. "A nossa plataforma chega para aprimorar a experiência das compras online, criando o conceito de ‘Consumidor Presente’, mesmo quando ele, fisicamente, não está em contato com a loja vendedora. O comércio eletrônico segue em constante expansão, com previsão de crescimento de 2 dígitos ano a ano, nos próximos 5 anos. Usamos a tecnologia IDid para garantir ao lojista a identidade do consumidor e vice-versa, agregando segurança e usabilidade aos pagamentos online, seguindo as tendências de mercado", diz.

A IDid é compatível com outras soluções de segurança como o 3DS 2.0/SRC, podendo ser o método de autenticação desta forma de integração e aproveitar a estrutura atual do lojista com implementação Plug&Play. Além disso, cria camadas de segurança para vendas em redes sociais e apps de chat e serviços, cumprindo com as regras de múltiplos fatores de autenticação exigidas por órgãos reguladores em várias partes do mundo. Com patente requerida nos EUA, a tecnologia IDid será utilizada também em mercados internacionais.

O nome IDid significa ID (abreviação de identidade) duas vezes, pois a plataforma garante ao lojista a identidade comprovada do consumidor e vice-versa. Além disso, engloba também o conceito da expressão em inglês "I did" (eu fiz), no sentido de que somente o usuário é capaz de concluir a transação devido às tecnologias de segurança da plataforma.

A IDid foi criada de forma independente por Alexandre Pi (também fundador e acionista da Muxi, empresa focada em soluções para transações eletrônicas) e Daniel Oliveira (co-fundador da paySmart - fintech fundada em 2004, líder em tecnologia para pagamentos eletrônicos seguros para bandeiras regionais de débito, crédito e benefícios, com mais de 27 milhões de dispositivos e mais de 300 milhões de cartões emitidos), ambos com mais de 15 anos de experiência no setor de pagamentos eletrônicos.

No Brasil, a IDid é liderada por Gastão Mattos, que conta com mais de 25 anos de atuação no setor de e-commerce e pagamentos e traz, em seu conselho administrativo, Mario Mello, ex-Presidente do PayPal para a América Latina e sócio de risco do Valor Capital Group. Mario possui mais de 30 anos de experiência em serviços financeiros e tecnologia e passa a ser o primeiro advisor da IDid.

A tecnologia será apresentada oficialmente durante o 10º Fórum Card Monitor de Inteligência de Mercado, que acontece em 28 e 29 de novembro, no Grand Mercure Ibirapuera, na capital Paulista. Patrocinadora master do evento, a IDid realizará um bate-papo com a participação de Gastão Mattos e Daniel Oliveira, mediados pela jornalista Christiane Pelajo, que falarão sobre os desafios de segurança versus a conversão de vendas no setor de compras CNP e quais medidas podem ser adotadas para sanar estas questões e beneficiar toda a cadeia. Durante o evento, os participantes poderão conhecer a plataforma por meio de demo de utilização. A IDid estará disponível para uso no primeiro trimestre de 2020.

Sobre a IDid

A IDid é uma plataforma que trabalha com um novo conceito de "consumidor presente" para o setor de pagamentos, com a realização de transações seguras em lojas online nas modalidades crédito e débito, com acesso direto ao sistema do emissor utilizando o modelo de autenticação do próprio banco e cumprindo com os requisitos de múltiplos fatores de autenticação exigidos por reguladores em várias partes do mundo.

Criada de forma independente por Alexandre Pi, fundador e acionista da Muxi - empresa focada em soluções para transações eletrônicas - e Daniel Oliveira, sócio e cofundador da paySmart - fintech fundada em 2004, líder em tecnologia para pagamentos eletrônicos seguros para bandeiras regionais de débito, crédito e benefícios, com mais de 27 milhões de dispositivos e mais de 300 milhões de cartões emitidos. A IDid é liderada por Gastão Mattos, que conta com mais de 25 anos de atuação no setor de e-commerce e pagamentos e traz, em seu conselho administrativo, Mario Mello, ex-Presidente do PayPal para a América Latina e sócio de risco do Valor Capital Group. Mario possui mais de 30 anos de experiência em serviços financeiros e tecnologia e passa a ser o primeiro advisor da IDid.

O nome IDid significa ID (abreviação de identidade) duas vezes, pois a plataforma garante ao lojista a identidade comprovada do consumidor e vice-versa. Além disso, engloba também o conceito da expressão em inglês "I did" (eu fiz), no sentido de que somente o usuário é capaz de concluir a transação devido às tecnologias exclusivas que garantem a segurança da plataforma.

Mais informações: http://useidid.com/