Descubra como reduzir os custos de sua plataforma cloud AWS

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Fieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Por Marcelo Aguiar *

Quando falamos de infraestrutura em cloud, é comum pensar que a migração para nuvem automaticamente irá diminuir os custos da empresa. Na prática, porém, não é exatamente assim que ocorre. A chave para o sucesso é fazer bom uso desta tecnologia e de sua principal vantagem, o seu poder de elasticidade. É possível aumentar e reduzir a infraestrutura conforme a demanda e, claro, pagar apenas por aquilo que estiver sendo utilizado, sem a necessidade de dimensionar sua infraestrutura pelo pico (limite máximo), ou pior, acima do pico para evitar problemas de performance e disponibilidade.

É possível economizar ainda mais se a organização utilizar as plataformas cloud da AWS (Amazon Web Services), bastante populares em todo o mundo. Elas possuem um recurso inteligente conhecido como máquinas SPOT. Nada mais é do que uma administração da ociosidade destas máquinas (ou seja, a administração das máquinas quando não estão sendo utilizadas), disponibilizando-as em uma espécie de “leilão” e sendo possível contratá-las e utilizá-las a um custo que gira em torno de 25% do valor da contratação tradicional se optado pelo sistema Linux e 50% se o sistema operacional utilizado for o Windows.

Para que isto seja possível, é preciso ter atenção a alguns pontos. Se a AWS por qualquer motivo precisar utilizar essas máquinas SPOT que a sua empresa estiver usando, ela vai desligar a sua instância para que ela possa utilizar a máquina. Com isso sua aplicação ficará fora do ar por um curto período de tempo. Convenhamos, algo muito ruim para os negócios atualmente. Mas e se combinarmos a utilização destes tipos de máquinas, evitando a indisponibilidade do sistema como um todo ao mesmo tempo em que proporciona uma economia financeira?

Imagine uma aplicação que utilize dez workers (responsáveis por realizar o processamento e indexação dos logs de forma distribuída) e que, portanto, necessite de dez instâncias. Se as dez máquinas forem contratadas sob demanda, esse valor possui um determinado preço, mas se reduzir para apenas duas máquinas, com oito máquinas SPOT, o desconto chega a 60% no sistema Linux. Uma estratégia mais agressiva, com todos os equipamentos no modelo SPOT, leva a uma economia de 75%. O risco de queda existe, mas quanto isto acontecer, basta habilitar uma instância sob demanda para manter a operação. Assim que tudo for resolvido, basta retornar ao modelo anterior.

A questão é que fazer este processo manualmente não é prático e tampouco inteligente. Para aproveitar esta economia, é necessário automatizar esse processo. Em suma: é necessário utilizar uma plataforma de integração para realizar este processo automaticamente para você. Com este tipo de plataforma é possível monitorar o sistema e analisar se a instância SPOT foi requisitada pela AWS. Em caso positivo, a plataforma de integração requisita automaticamente uma nova instância sob demanda, permitindo o retorno da máquina SPOT assim que possível.

Trata-se de um fluxo de integração bastante simples, mas muito relevante ao proporcionar eficiência financeira para a operação de cloud. Como as requisições de máquina SPOT pela AWS acontecem repentinamente, de forma muito gradual e duram poucos minutos, essa estratégia é bastante aplicável e traz uma economia grande. Em um cenário de intensa competitividade econômica, conseguir reduzir as despesas sem afetar a operação de seu negócio é o que separa as empresas de sucesso daquelas que ficam pelo caminho.

* Marcelo Aguiar é CTO na Wevo Tecnologia, uma plataforma em nuvem que está apoiando empresas em 10 países a se transformarem digitalmente a partir da integração de sistemas e dados. A Wevo se destacou em seu segmento após atuar em projetos de integração de alta complexidade para o varejo e a indústria.