Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

AWS apresenta Camila, voz humanizada para aprimorar conversão de texto em voz

Aplicação alia Inteligência Artificial e Machine Learning para garantir maior fluência no texto e melhorar a experiência do usuário

A Amazon Web Services (AWS) anuncia o lançamento da Camila, a primeira voz neural brasileira do Amazon Polly, serviço de conversão de texto em voz que utiliza tecnologia Neural Text to Speech (NTTS), baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning. Com o NTTS, a ferramenta apresenta uma voz humanizada, com capacidade de identificar pontuações e oferecer maior fluência aos textos.

Segundo o IBGE, há no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. Além disso, segundo dados do mesmo instituto, cerca de 11,3 milhões de brasileiros são analfabetos.

A legislação brasileira prevê, na Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015, a obrigatoriedade das empresas brasileiras, ou com operações no país, assim como de organizações governamentais, garantir o acesso à informação em seus sites. O modo que as instituições encontraram para garantir esse direito constitucional foi a implantação de conversores de texto em áudio. Porém, de modo geral, essas aplicações possuem um tom de voz robótico por não reconhecer pontuações, dificultando a imersão na mensagem e, consequentemente, seu entendimento.

Além de melhorar a experiência de pessoas que dependem de conversão de texto em voz, o Amazon Polly também está disponível em inglês e espanhol e, em conjunto com outros serviços da AWS, como o Amazon Translate, permite disponibilizar conteúdo online em texto e voz em outros idiomas com apenas um clique.

Como funciona a tecnologia

Soluções como Text to Speech (TTS - texto para voz, em inglês) só são possíveis graças às tecnologias de Machine Learning (Aprendizado de Máquinas) e Inteligência Artificial. O TTS funciona assim:

A inteligência artificial faz a leitura de um texto, sintetizando seu conteúdo e separando sílabas;
Depois que são separadas, as sílabas são relacionadas com seus fonemas pela Inteligência Artificial (IA);
A IA conecta as partes sintetizadas do texto, para que as frases sejam construídas de forma sonora.

Ouça os exemplos TTS padrão: Vitória e Ricardo

Mesmo sendo avançada, o TTS ainda tem dificuldades para identificar pontuações e variações de tom de voz, o que resulta em um som mais artificial. Isso acontece porque há intervalos entre cada fonema.

Em busca de maior naturalidade e uma experiência melhor para os usuários, a AWS desenvolveu o Neural Text to Speech (NTTS), presente agora no Amazon Polly, permitindo vozes naturais e humanizadas. Esse é o caso da Camila, voz que segue o processo do TTS, mas traz uma camada extra de inteligência artificial. Essa etapa extra de AI reduz os intervalos entre os fonemas e auxilia na identificação de pontuação e timbre do som, criando uma experiência de áudio com mais fluidez e naturalidade.

Ouça um exemplo de NTTS: Camila

O Amazon Polly com NTTS está disponível em diversos idiomas, com destaque para Português (Camila), Espanhol (Lupe) e Inglês, com duas vozes (Joanna e Matthew). A tecnologia permite que um mesmo conteúdo possa ser lido por NTTS em mais de uma língua.

Existem diversas empresas especializadas em aplicar esta tecnologia, como é o caso da Audima, uma startup brasileira focada em inclusão digital para pessoas com limitações visuais e de leitura. Com clientes como o Arquivo Nacional do Ministério da Justiça, o Instituto Ronald McDonald e o Portal Minha Vida, os serviços da startup permitem incluir uma ferramenta em sites que transmite em som os conteúdos escritos. Usuários com deficiência visual ainda podem controlar essa funcionalidade com comandos pré-definidos no teclado, para iniciar ou pausar o áudio.

Sobre a Amazon Web Services

Há 13 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 165 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento de 69 zonas de disponibilidade (AZ) em 22 regiões geográficas em todo o mundo, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Região Administrativa Especial de Hong Kong, Índia, Irlanda, Japão, Coréia, Oriente Médio, Singapura, Suécia e Reino Unido. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse aws.amazon.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS