NVIDIA anuncia Jetson Xavier NX, o menor supercomputador do mundo para IA na Edge

O mais novo integrante da família de produtos Jetson traz o desempenho da linha Xavier para o form factor Nano por US$ 399

A NVIDIA apresenta o Jetson Xavier™ NX, o menor e mais potente supercomputador de IA do mundo para dispositivos de computação integrada e robótica na Edge.

Com um form factor compacto, menor do que o tamanho de um cartão de crédito, o módulo Jetson Xavier NX, com eficiência energética, oferece desempenho de nível de servidor de até 21 TOPS para a execução das cargas de trabalho de IA exigidos atualmente e, para isso, consome menos de 10 watts de energia.

O Jetson Xavier™ NX abre uma porta para dispositivos de computação de Edge incorporados e que exigem maior desempenho, mas são limitados por tamanho, peso, orçamentos de energia ou custo. Entre eles, estão pequenos robôs comerciais, drones, sensores de alta resolução inteligentes para logística de fábricas e linhas de produção, inspeção ótica, gravadores de vídeos de rede, dispositivos médicos portáteis e outros sistemas IoT industriais.

"A IA tornou-se a tecnologia de capacitação para robótica moderna e dispositivos integrados que transformarão indústrias", afirmou Deepu Talla, vice-presidente e gerente geral de computação de Edge na NVIDIA. "Muitos desses dispositivos, baseados em pequenos form factors e com menos potência, não permitiam a adição de mais recursos de IA. Com o Jetson Xavier™ NX, nossos clientes e parceiros aumentam drasticamente os recursos de IA, sem aumentar o tamanho ou o consumo de energia do dispositivo".

O Jetson Xavier™ NX oferece até 14 TOPS (a 10W) ou 21 TOPS (a 15W), executando várias redes neurais em paralelo e processando dados de vários sensores de alta resolução simultaneamente em um form factor Nano (70 x 45 mm). Para empresas que já estão construindo máquinas integradas, o Jetson Xavier™ NX é executado na mesma arquitetura de software CUDA-X AI™ que todas as ofertas Jetson, garantindo rápido tempo de comercialização e baixos custos de desenvolvimento.

Como parte da arquitetura de software única da NVIDIA, o Jetson Xavier™ NX é compatível com o kit de desenvolvimento de software NVIDIA JetPack™, que é uma pilha completa de software de IA que pode executar redes IA modernas e complexas, bibliotecas aceleradas para Deep Learning, bem como visão computacional, computação gráfica, multimídia e muito mais.

Suporte de Ecossistema

O Jetson Xavier™ NX está recebendo forte suporte do ecossistema de dispositivos integrados e de robótica.

"Os produtos Jetson integrados da NVIDIA estão acelerando a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de soluções incorporadas de IA nas plataformas da Lockheed Martins", afirmou Lee Ritholtz, Diretor e Arquiteto de Inteligência Artificial Aplicada na Lockheed Martins. "Com o desempenho excepcional, o form factor pequeno e o baixo consumo de energia do Jetson Xavier™ NX, poderemos fazer mais do que nunca processamentos em tempo real na Edge".

"Nosso objetivo é aumentar drasticamente a qualidade e a precisão do nosso sistema de inspeção óptica e acelerar nosso movimento em direção ao setor 4.0", afirmou Otsuka Hiroshi, CEO da Musashi Seimitsu. "O NVIDIA Jetson Xavier™ NX nos oferece recursos de computação para melhorar nossos recursos visuais de inspeção, sem aumentar o tamanho e a potência do nosso sistema de inspeção óptica".

A NVIDIA também anunciou que ficou em primeiro lugar nos cinco parâmetros de comparação de desempenho das cargas de trabalho de inferência de IA em datacenters e na Edge — colaborando com a mesma posição da empresa em recentes parâmetros de comparação de treinamento de IA. Os resultados do primeiro pacote independente de comparações de IA do setor para inferência, chamado MLPerf Inference 0.5, demonstram o desempenho das placas de vídeo NVIDIA Turing™ para datacenters e do sistema em um chip NVIDIA Jetson Xavier™ para Edge. O módulo Jetson Xavier™ NX foi desenvolvido em torno de uma nova versão de baixa potência do Xavier SoC, usando esses parâmetros de comparação.

"Em um mundo em que os chips de IA são anunciados quase que diariamente, acredito que a NVIDIA elevou o nível com seu Jetson Xavier™ NX, mostrando que desempenho excepcional em um tamanho pequeno e com baixo consumo de energia, juntamente com IA, a arquitetura de software consistente e avançada, é o que importa na computação incorporada de Edge", afirmou Patrick Moorhead, Presidente e Analista-Chefe da Moor Insights & Strategy.

Especificações do Módulo Jetson Xavier™ NX:

• Placa de vídeo: NVIDIA volta com 384 núcleos NVIDIA CUDA e 48 Tensor Cores, além de dois NVDLA
  • CPU: CPU Carmel Arm de seis núcleos e 64 bits, 6 MB L2 + 4 MB L3
  • Vídeo: codificação 2x 4K30 e decodificação 2x 4K60
  • Câmera: até seis câmeras CSI (36 por canais virtuais); 12 pistas (3x4 ou 6x2) MIPI CSI-2
  • Memória: LPDDR4x de 8 GB e 128 bits; 51,2 GB/segundo
  • Conectividade: Gigabit Ethernet
  • Suporte para SO: Linux baseado em Ubuntu
  • Tamanho do módulo: 70 x 45 mm

Jetson Xavier™ NX é o mais novo integrante da família Jetson, que inclui o Jetson Nano™, a série Jetson AGX Xavier™ e a série Jetson TX2. O Jetson Xavier™ NX oferece um conjunto avançado de IOs, de CSI e PCIe de alta velocidade a I2Cs e GPIOs de baixa velocidade. A compatibilidade com muitos periféricos e sensores, juntamente com seu pequeno form factor e grande desempenho, levará novos recursos aos sistemas IoT integrados industriais e de AI.

O Jetson Xavier™ NX também é compatível com pinos com o Jetson Nano, permitindo designs de hardwarecompartilhados e aqueles com placas de operadora e sistemas Jetson Nano para fazer upgrade para o Jetson Xavier™ NX. Ele também é compatível com todas as principais estruturas de IA, incluindo TensorFlow, PyTorch, MxNet, Caffe e outros.

Com o preço de US$ 399, o módulo Jetson Xavier™ NX estará disponível em março nos canais de distribuição da NVIDIA para empresas que desejam criar sistemas de Edge de produção de grande volume. Os desenvolvedores podem começar a criar aplicativos hoje, usando o kit de desenvolvimento do Jetson AGX Xavier com um patch de software para emular o Jetson Xavier™ NX.

Sobre a NVIDIA

A invenção da placa de vídeo da NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, desencadeou o crescimento do mercado de jogos para PC, redefiniu os gráficos de computadores modernos e revolucionou a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning em placas de vídeo deu início à inteligência artificial moderna, a próxima era da computação, com a placa de vídeo atuando como o cérebro de computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo.