Neon incentiva mulheres na programação e oferece bolsas de 85% em parceria com a Digital House

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Rossoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Alunas que mais se destacarem poderão passar por uma seleção para contratação na empresa

Com objetivo de aumentar o número de programadoras no mercado, a fintech Neon, em parceria com a Digital House, hub de educação para a formação de profissionais de alta performance para o mercado digital, criou a Academia Neon. Um programa de bolsas de estudo exclusivo para mulheres. São 40 bolsas de 85% para formar as alunas no curso de DevOps, idealizado especialmente para essa parceria. As inscrições têm início no dia 4 de novembro e vão até o dia 1 de dezembro.

Para se ter uma ideia do cenário, segundo a ONU, no Brasil 83% dos profissionais de programação são homens e 17% são mulheres. De acordo com a Revelo, plataforma de recrutamento digital, essa distinção entre os gêneros também é sentida nos salários, pois a diferença entre a média oferecida para homens em comparação às mulheres é de 15,24%. De um modo geral o mercado tem buscando mais profissionais de TI, na Neon, por exemplo, existem cerca de 100 vagas abertas em várias áreas e a maior demanda é por analistas de desenvolvimento e operações.

“Esse curso foi pensado para ajudar a resolver dois problemas que a gente tem encontrado no mercado profissional. O primeiro é a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Já o segundo é falta de diversidade nesse segmento. Internamente, um dos nossos objetivos é incentivar a equidade de gênero no nosso time”, explica Ana Silveira, Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Neon. “A nossa expectativa com o curso é absorver, no mínimo, parte das egressas. Inclusive, aquelas que forem contratadas pela Neon receberão integralmente o valor investido no curso”, adianta Ana.

A Digital House desenvolveu um curso de DevOps especificamente para atender ao projeto e preparar novas profissionais em tecnologia para o mercado de trabalho, com conteúdo voltado para quem está pensando em iniciar uma carreira digital. O DevOps é um conceito novo no mercado, que surgiu para encurtar a distância entre as áreas de Desenvolvimento de Sistemas e a de Operações.

Os objetivos dessas áreas eram distintos e a nova cultura propõe a junção das duas para otimizar e aperfeiçoar os resultados em um ritmo mais acelerado se comparados às empresas que optam pelos processos tradicionais de desenvolvimento de softwares e gerenciamento de infraestruturas. No final, isso gera melhor atendimento aos clientes e torna as organizações mais competitivas num mercado tão ágil como o atual.

“Sabemos que, historicamente, o mercado de tecnologia é dominado por homens e isso dificulta a entrada de mulheres na área. Com o programa Academia Neon, acreditamos que teremos novas alunas em nosso campus, que desejam estudar e trabalhar para fazer a diferença nesse mercado“, diz Ana Paula Pereira, coordenadora dos cursos de programação da Digital House.

O processo de seleção funcionará em duas etapas: curso introdutório para nivelamento técnico e entrevista presencial com o professor que ministrará as aulas e um representante da Neon. Após essa fase serão escolhidas as 40 novas alunas que farão o curso entre fevereiro e abril de 2020. As aulas são presenciais e acontecem três vezes por semana no período noturno. As inscrições podem ser feitas aqui.

Sobre a Digital House

Fundada em 2015, a Digital House é um hub de educação para a formação de profissionais de alta performance para o mercado digital. Em São Paulo desde abril de 2018, a escola oferece 13 cursos intensivos e presenciais (Desenvolvimento Web Full Stack, Desenvolvimento Mobile Android, Desenvolvimento Mobile iOS, Marketing Digital, Marketing Digital Avançado, Experiência do Usuário UX, Gestão de Negócios Digitais, Data Science, Data Analytics, Imersão em Transformação Digital, Gestão de Dados para Negócios, Gestão de Marketing Digital e Gestão de RH Digital, além de diversos eventos gratuitos.