Brasil,

2º edição do OEA Cyberwomen Challenge Brasil será realizada em Recife

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jamile Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O encontro marca a atuação da RNP ao promover oportunidades para mulheres que atuam na área de TIC


No dia 29 de novembro, mulheres estudantes de instituições de ensino superior ou funcionárias públicas que atuam na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) poderão participar da segunda edição do OEA Cyberwomen Challenge Brasil. Desta vez, o evento - que teve início em 2018 -, será realizado no Casarão da Universidade Católica de Pernambuco, a partir das 8h e tem vagas limitadas.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), à Trend Micro, ao Governo do Reino Unido, à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), promovem o workshop gratuito com a finalidade de potencializar a atuação das mulheres em uma área majoritariamente dominada por homens. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mulheres são apenas 20% dos 580 mil profissionais de TIC no Brasil.

Segundo Liliana Solha, gerente de segurança da informação da RNP, o evento - no formato de ciber-exercício e competição-, desafiará as equipes a colocarem à prova seus conhecimentos e habilidades no campo da cibersegurança. ‘‘A partir de um simulador lúdico, as participantes receberão desafios e conforme as etapas destes desafios forem completadas, ganharão pontos. Como em um jogo, elas se revezarão em dois papeis. Por um lado, vão atuar como ‘hackers’ que atacam um determinador servidor de dados críticos e, em outro momento, vão representar especialistas em cibersegurança em defesa dessa mesma infraestrutura. O objetivo é o de estimular as competências dessas profissionais para que elas identifiquem ataques com rapidez e saibam solucionar os problemas’’, comenta.

O evento conta com o apoio financeiro do Governo do Reino Unido, que está empenhado em promover a inserção de mulheres nos setores acadêmico e público de TI, que carecem de representatividade feminina. A equipe ganhadora da edição Brasil terá a oportunidade de participar do OEA Regional Cyberwomen Challenge, junto com as equipes vencedoras de outros países membros da OEA. Além disso, as vencedoras serão premiadas com créditos para participar dos cursos oferecidos na plataforma educacional da AWS, da Amazon.

Em 2018, as equipes que venceram a edição realizada em Florianópolis, ganharam a oportunidade de participar do encontro OEA Regional Cyberwomen Challenge realizado no Chile. Lá, a equipe brasileira venceu a competição das Américas e recebeu diversos prêmios.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas através do site (https://resources.trendmicro.com/CyberwomenChallengeBrasil2019.html).

Serviço: OEA Cyberwomen Challenge Recife
Data: 29/11/2019
Local: Sala Pavilhão Maker (Casarão) / Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista – Recife/PE


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar