Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Edge Computing e o futuro da computação

Ao atuar de maneira descentralizada, o Edge Computing melhora a experiência do usuário e contribui na redução de custos

Marcelo Barradas (*)

Há quinze anos quem poderia imaginar um mundo tão conectado? Hoje, a transformação digital é uma realidade que tem gerado uma demanda por dados de maneira exponencial e sem precedentes. Segundo o Gartner, o mercado global de software corporativo terá um crescimento estimado de 8,4% em relação a 2018, movimentando receitas da ordem de US$ 421 bilhões, sendo que as aplicações de Business Analytics terão um papel de destaque. O uso de tecnologias inovadoras para geração de insights que podem aprimorar o atendimento ao cliente é uma das principais tendências para as organizações que desejam se diferenciar na nova economia.

Neste cenário, o Edge Computing assume um papel fundamental para transformar os ambientes de negócios e mudar a maneira como você pensa infraestrutura e soluções. A pesquisa “Data Center 2025: explorando as possibilidades”, realizada pela Vertiv, aponta que o Edge Computing, que surgiu para lidar com tráfegos volumosos de dados, vai avançar 226% nos próximos cinco anos. A tecnologia funciona como uma rede de micro data centers para processar informações de forma local, ou seja, na borda da rede, mais perto do usuário.

Ao utilizar uma arquitetura altamente distribuída, composta por equipamentos colocados em datacenters de operadoras de telecomunicações espalhados pelo país, e também por equipamentos colocados nos escritórios, lojas ou indústrias dos próprio cliente, o Edge Computing permite a construção de aplicações prontas para o futuro, que garantem ao cliente melhores resultados em termos de performance, confiabilidade e segurança, ao mesmo tempo que habilitam casos de uso extremamente inovadores como reconhecimento facial. A grande vantagem é a capacidade de suportar a inserção, a entrega e o processamento de um grande volume de dados em tempo real, reduzindo custos – que em alguns casos pode chegar a 99.99% -, além de melhorar a experiência dos usuários e devices.

Com a demanda crescente para entender o perfil do cliente e se antecipar às suas necessidades, e mirando sistemas de check out automatizado - como os já utilizados pela Amazon Go -, as organizações passam a ter um olhar mais estratégico sobre como a sua infraestrutura local conversa com a internet, afinal, inserir centenas ou milhares de sinais de câmeras de segurança na nuvem não é viável economicamente, e seria um inferno técnico. Apesar do Edge Computing poder ser utilizado nas mais variadas e simples funções, sem barreira técnica e de investimento inicial, ele habilita casos de uso avançados, que vão permitir a construção de negócios cada vez mais velozes e inovadores, garantindo também que as informações sejam processadas e entregues rapidamente e com segurança.

Ao monitorar o fluxo de dados em tempo real, de forma totalmente distribuída pela rede, o Edge Computing possibilita a construção de serviços de segurança multicamada, capaz de suportar diversos níveis de autenticação e autorização além de mitigar qualquer tipo de ameaça de segurança. Enquanto se melhora drasticamente o tempo de resposta na conexão de um usuário ou device - afinal o servidor estará sempre mais próximo a ele - a segurança provida é muito superior ao modelo adotado pela nuvem.

Na era digital, os dados trazem desafios, mas também grandes oportunidades para a tomada de decisões, especialmente quando a prioridade é a experiência do cliente. O Edge Computing será o diferencial competitivo fundamental na guerra da informação digital e decisivo para a continuidade e sucesso dos negócios. Sair na frente nesta nova era da computação é bola da vez para quem busca se diferenciar e maximizar resultados.

(*) Marcelo Barradas é Diretor de Vendas da Azion

Sobre a Azion

Fundada em 2011, a Azion permite que você construa e execute suas próprias aplicações serverless no Edge da rede. Ao atuar mais próxima a usuários e devices, a solução é ideal para aplicações que exigem baixo tempo de resposta ou processamento de dados em tempo real. Nossa Plataforma de Edge Computing ajuda a resolver alguns dos mais complexos desafios de computação e rede, incluindo escalabilidade, disponibilidade, performance e segurança de aplicações de missão-crítica. Considerado pelo Gartner uma das 10 principais tendências tecnológicas que impactam as áreas de infraestrutura e de operações, o Edge Computing viabiliza serviços de missão crítica inovadores necessários para construir o futuro do e-commerce, games, finanças, mídia e aplicações como IoT, Edge AI, 5G, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS