Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Black Friday 2019 será compra na internet e retirada na loja. Será que o varejo está preparado?

*Por Daniel Domeneghetti

O consumidor não distingue mais online do offline. O desafio atual do varejo é o canalizar por quais meios mútuos serão realizados o relacionamento com o cliente, pois hoje o consumidor está conectado às redes sociais, compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, indicando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. O consumo mudou e o conceito multicanal exige adaptações das varejistas em relação aos atuais hábitos e costumes do atual comprador.

A relevância da experiência combinada de unir online com o off-line foi detectada em uma pesquisa do Google, na qual confirma que três em cada quatro consumidores, que consideram útil uma informação de varejo, obtida através de busca na web, estão mais propensos a irem até a loja física. Face oposta, isso aumenta o poder de decisão do consumidor, tendo em mãos as informações necessárias para conseguir negociar as melhores ofertas.

Cabe ao varejo compreender o desafio de ampliar esta jornada infinita de compra do consumidor. A vil sensação, mesmo diante do escancarado conceito ao omnichannel, é ainda a falta de compreensão do mercado varejista. É um emaranhado de pontos de contato sem convergência e sem um alinhamento de experiência que esteja focado em uma proposta de valor da marca. As ações são unitariamente modernas. Posta no Instagram, clica na página, realiza a compra e fica por isso mesmo. É tudo junto e misturado na teoria, entretanto, na prática é cada um no seu quadrado e ninguém se conversa. Não cria atratividade, construção da marca e geração de vida do cliente dentro do DNA da marca.

Desparta-se o varejo tão já, pois os fortes sinais vitais do omnichanel aparecerão nesta Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro. Se antes tudo se resolvia, separadamente, em cliques no e-commerce madrugadas a dentro ou idas dantescas às lojas físicas, o efeito multicanal estará presente nesta edição da Black Friday, obrigando o varejo a ter um olhar multidimensional com visões estratosféricas como formas de unir o experiencial virtual com o real. Um outro levantamento também do Google, em parceria com a consultoria Provokers, sinaliza que pela primeira vez o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico.

Dentre as inúmeras leituras trazidas neste estudo, a de caráter emergencial é o imediatismo do consumidor multicanal. Comprar pela internet é cômodo para ele, mas já não atende às suas dinâmicas expectativas. Ele adquire o produto na internet e retira na loja para ter a garantia e a velocidade desejada. Se repararmos, houve uma evolução do comprador dentro do conceito, que anteriormente fazia valer suas experiências multicanais somente com buscas online antes da compra física.

Agora, resta aos varejistas munirem-se de suas porções darwinistas para acompanharem o processo evolutivo do cliente omnichannel e que seja antes desta Black Friday. Quem avisa, amigo é!

*Daniel Domeneghetti é especialista práticas digitais no relacionamento com cliente e CEO da E-Consulting Corp.

Sobre a E-Consulting Corp. (www.e-consultingcorp.com.br)

A E-Consulting Corp.é uma Boutique de Projetos 100% brasileira, líder em criação, desenvolvimento e implementação de serviços profissionais em TI, Telecom e Internet para empresas líderes em seus mercados. Atuando no tripé Consultoria, Análise e Desenvolvimento Tecnológico, a E-Consulting desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias associadas às metodologias golden standard de mercado.

A empresa é, atualmente, formada por cerca de noventa profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia.

Seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS