Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a tecnologia e a IA transformam o processo de recrutamento e seleção

* Por Celson Hupfer, CEO da Connekt

Com o fenômeno da transformação digital, as empresas foram conduzidas a buscarem novas estratégias para se manterem à frente dos seus concorrentes. Essa revolução tem sido assistida em praticamente todos os setores, no de Recrutamento e Seleção não é diferente.

Há alguns anos, eu participava de um mercado emque eram apenas três as formas de recrutar talentos: indicação, a busca direta pelo RH ou a utilização de consultorias especializadas. Para selecionar os melhores candidatos, os processos eram relativamente os mesmos de sempre: receber e analisar currículos físicos, aplicar testes presenciais, convocar os candidatos para longas jornadas de entrevistas ou dinâmicas e, por fim, escolher aquele que melhor atendesse as competências técnicas requeridas pela vaga. Uma vez aceita a proposta, o novo colaborador reunia e enviava uma infinidade de documentos físicos ao "departamento de pessoal", que, por sua vez, deveria mantê-los em enormes arquivos, também físicos.

Graças a tecnologias como a internet e as redes sociais, esses formatos enfrentaram sua primeira grande modificação: Os currículos podiam ser entregues por e-mail ou ser consultados nos chamados Job Boards e em redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Outras mudanças significativas se tornaram presentes recentemente: Agora, os candidatos são localizados com o auxílio de estratégias de marketing pelo qual se utilizam tags e algoritmos capazes de identificar potenciais pessoas com maior potencial e fit com a vaga oferecida. Ou seja, as empresas agora têm que se vender para os futuros candidatos, disponibilizando vídeos institucionais e depoimentos de funcionários ou mesmo de ex-funcionários, o chamado "employer branding". Além de tudo isso, agora O candidato, por sua vez, percorre jornadas pensadas especificamente para cada vaga em particular e pode participar do processo online, de qualquer lugar, utilizando seu laptop, tablet ou smartphone.

A digitalização dos processos, que está por trás deste novo modelo, traz enormes vantagens de tempo e custo. Os RHs efetivamente agora podem se dedicar mais a questões estratégicas e menos questões operacionais. Mesmo assim, esses processos não mudaram a essência do Recrutamento e Seleção nas empresas. A verdadeira revolução da indústria 4.0 ainda está por vir - e ela vem da Inteligência Artificial.

É com essa outra transformação, se assim podemos chamar, que a escolha dos melhores candidatos será mais objetiva do que hoje e menos dependente do julgamento subjetivo de recrutadores. Tanto candidatos, quanto empresas poderão reduzir seus erros nos processos de contratação, diminuindo o turnover e absenteísmo, melhorando performance e ambiente interno. Um exemplo claro disso é que, de acordo com pesquisa realizada no ano passado pela Page Personnel, consultoria especializada em recrutamento, feita com 1400 profissionais de RH de diversos segmentos, cerca de 90% das pessoas são contratadas por suas competências técnicas, mas também, 90% dos colaboradores são demitidos por razões comportamentais.

Com o objetivo de entender e selecionar colaboradores de maneira assertiva, as áreas de RH incorporam cada vez mais conceitos de TI. Hoje, algoritmos são desenvolvidos a partir de respostas dos candidatos ou de suas informações em redes sociais para responder questões específicas de empresas. As respostas destes algoritmos prometem taxas de acerto que nenhum modelo subjetivo pode alcançar. Adicionalmente, com tecnologias de aprendizagem de máquina, estes modelos são refinados e re-adaptados aos novos tempos e requisitos das diversas posições. Isso sim será a grande revolução, que por mais lenta que pareça ser para o setor, está mais próxima do que se imagina.

Celson Hupfer

Celson Hupfer é fundador e CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. Com mais de 30 anos de experiência como executivo no segmento financeiro, planejamento estratégico, análise de riscos e área comercial, já passou por cargos de diretoria no BankBoston e no Itaú. Também foi consultor autônomo em um empreendimento próprio, a Hupfer Consultoria, empresa de assessoria e consultoria de desenvolvimento de pessoas. Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho do mestrado profissional da Fundação Dom Cabral, é especialista em liderança, tendo liderado equipes de mais de 1.500 colaboradores e implantado programas de expansão. Formado em Economia pela USP, com curso em Psicanálise na Universidade Católica Sedes Sapientiae, também é, atualmente, executivo e investidor do setor de R&S e soluções de HR Techs no Grupo 2HRH, que engloba, além da Connekt, empresas como Hprojekt, Newik, Auriah e ÚnicoRH.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS