Brasil,

Relatório Anual de Ameaças da Sophos detalha os principais ciberataques

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Biffi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O Relatório de Ameaças para 2020 da Sophos mostra como ataques cibernéticos estão apostando mais em ransomware, aumentando a discrição em apps maliciosos Android, explorando configurações incorretas na nuvem e abusando do machine learning

A Sophos (LSE: SOPH), líder global em segurança cibernética de última geração habilitada para nuvem, lança hoje o Relatório de Ameaças para 2020, oferecendo insights sobre o cenário de ameaças cibernéticas em rápida evolução. O relatório, produzido por pesquisadores do SophosLabs, explora as mudanças no cenário de ameaças nos últimos 12 meses, revelando tendências que provavelmente impactarão a segurança cibernética em 2020.

"O cenário de ameaças continua evoluindo - e a velocidade e a extensão dessa evolução são ao mesmo tempo aceleradas e imprevisíveis. A única certeza que temos é que está acontecendo neste momento. Portanto, em nosso Relatório de Ameaças para 2020, observamos como as tendências atuais podem impactar o mundo ao longo do próximo ano. Nós destacamos como os adversários estão se tornando cada vez mais furtivos, melhores na exploração de erros, ocultando suas atividades e escapando das tecnologias de detecção, na nuvem, por meio de aplicativos mobile e redes internas. O Relatório de Ameaças para 2020 não é apenas um mapa, mas uma série de indicações para ajudar os defensores a entender melhor o que eles podem enfrentar nos próximos meses e como se preparar", disse John Shier, consultor sênior de segurança da Sophos.

O Relatório de Ameaças SophosLabs 2020, que também é resumido em um artigo da SophosLabs Uncut, está focado em seis áreas nas quais os pesquisadores observaram desenvolvimentos específicos durante o ano passado. Entre os fatores esperados para impactar significativamente o cenário de ameaças cibernéticas em 2020 e além estão os seguintes:

Os invasores de ransomware continuam a aumentar as apostas em ataques ativos automatizados que colocam as ferramentas de gerenciamento de confiança contra as próprias organizações, evitam controles de segurança e desativam backups para causar o máximo impacto no menor tempo possível.

Apps indesejados estão se aproximando de malwares.

Em um ano que trouxe os aplicativos Android Fleeceware, que forçam assinaturas, e um adware cada vez mais furtivo e agressivo, o Relatório de Ameaças destaca como esses e outros apps potencialmente indesejados (PUA, na sigla em inglês), como plug-ins de navegador, estão se tornando intermediários na entrega e na execução de malware e ataques sem arquivo.

A maior vulnerabilidade para a computação em nuvem é a configuração incorreta pelos operadores.

À medida que os sistemas em nuvem se tornam mais complexos e mais flexíveis, erros de operadores são um risco crescente. Combinados à falta geral de visibilidade, isso torna os ambientes de computação em nuvem um alvo pronto para ciberataques.

Machine learning desenvolvido para derrotar malware encontra-se sob ataque.

2019 foi o ano em que o potencial de ataques contra sistemas de segurança de machine learning se destacou. A pesquisa mostrou como modelos de detecção com machine learning poderiam ser enganados e como o machine learning poderia ser aplicado a atividades ofensivas para gerar conteúdo falso altamente convincente para a engenharia social. Ao mesmo tempo, os defensores estão aplicando machine learning à linguagem como uma maneira de detectar e-mails e URLs maliciosos. Espera-se que esse jogo de gato e rato torne-se mais prevalente no futuro.

Outras áreas cobertas no Relatório de Ameaças para 2020 incluem o perigo de falhar no reconhecimento de criminosos cibernéticos escondidos na varredura na internet, a superfície de ataque contínua do Remote Desktop Protocol (RDP) e o avanço adicional de ataques ativos automatizados (AAA).

Para obter informações adicionais e detalhadas sobre tendências no cenário de ameaças e mudanças dos comportamentos cibercriminosos, consulte a versão completa do Relatório de Ameaças SophosLabs 2020 em https://www.sophos.com/threatreport.

Um relatório complementar, descrevendo como as 11 famílias de ransomware mais proeminentes e persistentes atacam, será publicado em breve. O Sophos Naked Security também tratará do Relatório de Ameaças para 2020 na próxima cobertura.

Sobre a Sophos

Como líder mundial em cibersegurança de próxima geração, a Sophos protege, das ameaças cibernéticas mais avançadas de hoje, aproximadamente 400.000 organizações de todos os tamanhos, em mais de 150 países. Desenvolvidas pelo SophosLabs - uma equipe global de inteligência de ameaças e ciência de dados - as soluções nativas de nuvem e aprimoradas por IA da Sophos protegem terminais (laptops, servidores e dispositivos móveis) e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas em evolução, incluindo violações automatizadas e de adversários ativos, ransomware, malware, explorações, extração de dados, phishing e muito mais. A plataforma premiada baseada em nuvem, Sophos Central, integra todo o portfólio de produtos de primeira linha da Sophos, da solução Intercept X endpoint até a XG Firewall, em um único sistema chamado Segurança Sincronizada. Os produtos da Sophos estão disponíveis exclusivamente através de um canal global, com mais de 47.000 parceiros e provedores de serviços gerenciados (MSPs). A Sophos também disponibiliza inovadoras tecnologias comerciais aos clientes via Sophos Home. A empresa tem sede em Oxford, Reino Unido, e é negociada publicamente na Bolsa de Londres sob o símbolo "SOPH". Mais informações disponíveis em www.sophos.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar