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Tecnologia ajuda a lidar com os desafios do mercado de advocacia

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O mercado de advocacia é desafiador. A competição no setor é alta e existem regras estritas em relação a como os escritórios podem divulgar seus serviços. Além disso, o Direito é uma disciplina extremamente dinâmica e passa por mudanças constantes.

Nesse mercado muitos advogados à frente de um escritório tem dificuldades para se consolidar e crescer. Parte da solução está vinculada ao conhecimento em relação a novos recursos que podem ajudar nessa tarefa. Em outras palavras: é necessário que o advogado busque formação e atualização constantemente. E, nesse caso, não se trata de aprofundar-se em relação à Doutrina. Atualmente, um outro tipo de conhecimento ainda negligenciado por alguns profissionais tornou-se indispensável: o tecnológico.

Uma pesquisa recente da AB2L aponta que 37% dos escritórios não adotam tecnologia em sua rotina. Isso significa que grade parte dos profissionais ainda não incorporam recursos tecnológicos em benefício da gestão do seu escritório.

Um exemplo de tecnologia em voga é o software jurídico. O recurso permite lidar com alguns dos principais desafios de gestão comuns aos escritórios de advocacia, promovendo uma série de benefícios.

Como o software jurídico otimiza a rotina do escritório

Um sistema automatizado tem várias funções que permitem otimizar a rotina do escritório, aumentando a produtividade da equipe e, ao mesmo tempo, a qualidade do serviço e da experiência do cliente.

Uma dessas funções é o acompanhamento de processos. O status de cada processo cadastrado no sistema é atualizado de acordo com as mudanças no site dos tribunais. Quando uma ação é necessária, o prazo pode ser calculado por meio de inteligência artificial e as tarefas podem ser delegadas por meio do próprio sistema. Os responsáveis recebem notificações para não perder o prazo processual.

Outra função que merece destaque é a busca automática por publicações em Diários Oficiais. Após o cadastro dos parâmetros que devem ser buscados, o próprio sistema varre os DOs em busca de publicações relevantes. Com isso, a equipe fica livre de uma tarefa mecânica para se dedicar a atividades mais estratégicas, como a prospecção de novos clientes.

Outra função bastante útil é a área do cliente, presente nos melhores sistemas. O recurso provê um ambiente de acesso exclusivo no qual o próprio cliente pode consultar o andamento dos seus processos, as atividades desenvolvidas pelos advogados e informações de cobrança. Além de ajudar a economizar o tempo da equipe com o atendimento ao cliente, esse canal é ágil e conveniente e colabora para a satisfação dos clientes.

Onde buscar informação

Como dito anteriormente, a tecnologia é indispensável para apoiar os escritórios na superação dos atuais desafios do mercado da advocacia e os advogados precisam buscar conhecimento para implementar e utilizar a tecnologia adequadamente.

Para entender as transformações que a tecnologia promove na área e para saber como extrair o melhor dela, é recomendado que os advogados busquem informações de forma consistente. Participar de eventos exclusivamente dedicados à inovação para advogados, como o Aurum Summit, é uma oportunidade de imersão que rende muitos insights para aprimorar o desempenho profissional e gestão dos escritórios.

É possível também encontrar na Internet muitas informações sobre a relação do Direito com a tecnologia inclusive de forma gratuita. Uma boa alternativa é o Portal O Futuro da Advocacia, que oferece trilhas de conteúdo sobre temas relevantes, enviadas aos inscritos por e-mail.


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