Logo
Imprimir esta página

Transformação digital avança na Indústria, mas requer mudança cultural corporativa e treinamento intensivo, afirma AVEVA

AVEVA_World_Conference_2019_foto- Leandro Viola AVEVA_World_Conference_2019_foto- Leandro Viola

Marcio Razera, country manager da empresa no Brasil, destacou, durante o AVEVA World Conference Brazil, a necessidade de mudança de cultura interna para que as indústrias digitalizem seus processos corretamente

O atual momento de transição das indústrias para a transformação digital foi o tema central do AVEVA World Conference Brazil, evento promovido pela AVEVA - líder global em software industrial e de engenharia -, em São Paulo, no último dia 23 de outubro. Com a presença de cerca de 500 pessoas, o encontrou reuniu as lideranças da AVEVA e representantes de clientes, com a apresentação de cases bem-sucedidos de transformação digital, como o da Adnoc, nos Emirados Árabes Unidos, e da Nestlé e da Klabin, no Brasil.

“O processo de transformação digital ainda precisa avançar na indústria em geral, em comparação a setores como o de saúde, finanças e varejo”, observou Marcio Razera, country manager da Aveva no Brasil, ao destacar que, promover a transformação digital é mais do que utilizar tecnologias como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, a Inteligência Artificial e o Machine Learning para atender aos desafios da indústria. “O mais importante é a mudança cultural interna que a organização precisa realizar de forma a compreender a necessidade de se digitalizar por completo e, assim, não só obter maior lucratividade, mas manter-se competitiva no mercado”, avalia Razera.

Hoje, o maior fator de transformação digital no setor industrial é a necessidade de lidar com as consequências comerciais dos períodos de inatividade não planejados. Grande parte da indústria tem paradas programadas, mas quebras inesperadas de peças, entre outros imprevistos, podem causar prejuízos inesperados. A transformação digital, por meio das soluções de softwares da AVEVA, pode minimizar os imprevistos, já que as soluções utilizadas em diversos setores de uma indústria convergem suas informações para um centro de comando pelo qual funcionários da empresa podem vislumbrar todo o quadro do que se passa nas atividades do ativo. Isto facilita a compreensão e agiliza a tomada de decisão conforme os eventos internos acontecem.

No evento, a AVEVA ressaltou as três etapas principais para acelerar a jornada de transformação digital organizacional. O primeiro é a instalação de um Centro Operacional Unificado para visualizar os dados industriais que a empresa já possui. O segundo passo é usar os dados para liberar o OPEX ou o orçamento operacional, criando um gráfico de conhecimento sobre o ativo e utilizando o aprendizado de máquina e a inteligência artificial para prever possíveis falhas. Esse processo, chamado Asset Performance Management, ou APM, é uma área que está se transformando rapidamente com muita inovação. E o último passo é usar os dados para remover os riscos, trazendo simulação para o projeto de engenharia e usando a nuvem para eliminar os fluxos de trabalho herdados.

Treinamento é essencial

A transformação do processo analógico das indústrias para o digital é uma nova fronteira na qual o aprimoramento dos funcionários deve ser priorizado pelas empresas, acredita Razera. Ele destaca que os profissionais de hoje já devem dominar tecnologias como: modelos de realidade virtual imersiva para plantas industriais, realidade aumentada para o funcionamento de máquinas complexas, aplicações que rodam na nuvem para acesso em qualquer lugar, e modelos matemáticos avançados com base em inteligência artificial e machine learning.

Além de treinamentos realizados em realidade virtual para funcionários de seus clientes, a AVEVA também disponibiliza um programa acadêmico para novos engenheiros, que podem já treinar nos softwares da empresa enquanto cursam suas universidades, tendo acesso à simuladores de processo como o AVEVA Process Engineering, AVEVA Dynamic Platform, AVEVA Simulation Platform, AVEVA XR e o AVEVA Dynamic Simulation.

“A transformação digital envolve três pilares principais, a tecnologia, os processos e as pessoas. As tecnologias são ferramentas que permitem melhorar os processos e dar maior poder de decisão e controle para as pessoas executarem perfeitamente suas funções. Maior colaboração e melhores tomadas de decisões geram mais satisfação pessoal e melhores resultados para os negócios”, conclui Razera.

Sobre a Aveva

A AVEVA é líder global em software industrial e de engenharia, impulsionando a transformação digital em todo o ciclo de vida de ativos e operações de indústrias de capital intensivo. As soluções de engenharia, planejamento e operações, desempenho de ativos e monitoramento e controle da empresa oferecem resultados comprovados para mais de 16.000 clientes em todo o mundo. Seus clientes são suportados pelo maior ecossistema de software industrial, incluindo 4.200 parceiros e 5.700 desenvolvedores certificados. A AVEVA está sediada em Cambridge, Reino Unido, com mais de 4.400 funcionários, 80 localidades em mais de 40 países. Para mais detalhes, visite: www.aveva.com.

Sobre a ARC Advisory Group

Fundado em 1986, o ARC Advisory Group é a empresa líder em pesquisa e consultoria tecnológica para indústria, infraestrutura e cidades. O ARC se destaca devido à nossa cobertura profunda de tecnologias operacionais (OT) e tecnologias de engenharia (ET) e tendências de negócios associadas. Nossos analistas e consultores têm o conhecimento do setor e a experiência em primeira mão para ajudar nossos clientes a encontrar as melhores respostas para os complexos problemas de negócios que as organizações enfrentam atualmente. Fornecemos aos nossos clientes fornecedores de tecnologia uma pesquisa estratégica de mercado e ajudamos nossos clientes finais a desenvolver estratégias de adoção apropriadas e a selecionar as melhores soluções de tecnologia para suas necessidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto