Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A Coleta de Informações Pessoais nas Redes Sociais e os Limites da Privacidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guesa
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Eduardo Tardelli

Os escândalos mundiais sobre vazamento de informações pessoais de usuários de redes sociais são constantes e, infelizmente, um preceito perigoso, duramente punido por autoridades. Este ano, por exemplo, mais de 540 milhões de pessoas com contas no Facebook tiveram seus dados expostos em servidores da Amazon na nuvem, sem qualquer tipo de senha de acesso.

Essas informações são importantes ativos de propaganda, marketing, direcionamento de vendas e composição de produtos, pois as empresas podem saber detalhes dos gostos e preferências de cada um. O principal motivo do valor desses dados é, certamente, conseguir prestar serviços cada vez mais personalizados, conforme os anseios, desejos individuais.

Quando se entra no cunho da Lei Geral de Proteção de Dados, que estará em vigor a partir de agosto do ano que vem, vale lembrar que as organizações serão responsabilizadas por qualquer vazamento, independentemente do método de coleta. É um desafio para a gestão se modificar em relação ao armazenamento dessas informações, em vista que é uma nova prática a se adotar. A privacidade quanto ao uso de dados agora é muito mais rígida e delimitado por lei, sem grandes margens a interpretações.

Por isso, o setor corporativo têm corrido atrás tentando se adaptar, movimento que começou pela Europa e agora chegou ao Brasil, principalmente no que tange o consentimento, detalhamento e o que será feito com a sua informação, de forma transparente e clara. A rede do Zuckenberg, por exemplo, anunciou, recentemente, que está aprimorando suas políticas para permitir que usuários vejam e controlem os dados que outros sites e aplicativos compartilham com a rede social, mas o cuidado do usuário das empresas com essa questão deve ser constante.

Para a pessoa física, a mudança na lei nacional facilita os diversos controles de atualização de seus dados junto às empresas, em qualquer momento, ou até a exclusão destes.

Às corporações, o momento de instaurar a cultura de transparência e controle é agora, iniciando por um mapeamento diagnóstico, estruturação de um plano de ação para executar os controles necessários, investimento em segurança da informação, desenvolvimento de contratos em termos de uso do serviço -- seja por cliente ou fornecedor -- tudo feito de maneira clara, sem as famosas “linhas pequeninas cheias de pegadinhas”.

Bem-vindos a uma nova era onde ser transparente com seus públicos, internos e externos, não é mais opcional, e sim uma obrigação, independente do seu ramo de atuação, tamanho ou localização.

*Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dada abertura os (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar