Minsait desenvolve app em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba com foco em agilizar trabalho de auditores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Intitulado ATF Mobile, recurso facilita o trabalho de auditores durante as fiscalizações de mercadorias em trânsito, trazendo mais agilidade ao processo

A tecnologia proporciona vantagens competitivas em diferentes setores e, na administração pública, isso não é diferente. Um aplicativo desenvolvido pela Minsait, uma empresa Indra, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) está trazendo mais agilidade para o trabalho de fiscalização de mercadorias em trânsito na Paraíba.

“O desenvolvimento do aplicativo foi desafiador, principalmente porque se trata de uma tecnologia pioneira para a SEFAZ. Fizemos um estudo tecnológico de mobile para atender às necessidades da Secretaria da melhor forma possível e, a partir daí, desenvolvemos o aplicativo. Nosso propósito foi o de entregar uma ferramenta de trabalho útil e de fácil manuseio para facilitar o dia a dia do auditor”, afirma Felipe Mesquita, gestor operacional do Norte-Nordeste da Minsait no Brasil.

Graças à aplicação desenvolvida, os auditores agora podem acessar o banco de dados de contribuintes em qualquer lugar por meio de smartphones. Na prática, esses profissionais serão capazes de realizar os seguintes serviços: consultas do cadastro de contribuintes; de placas de veículos, com informações sobre a existência de documentos eletrônicos vinculados; de alertas ativos; dos bloqueios; do regime especial do contribuinte; dos registros de passagem realizados e dados do transportador. Além disso, também é possível a consulta de documentos fiscais como: a Nota Fiscal Eletrônica e o Manifesto Eletrônico de Documento Fiscais, por meio da leitura ótica do código de barras.

Ter acesso a esses dados será um processo relativamente fácil para os profissionais: eles terão de informar os dados do emitente ou destinatário como o CNPJ/ CPF.

As funcionalidades devem ser aprimoradas e estar totalmente disponíveis até o fim do ano. Com o acesso à internet, novas funções devem ser agregadas ao software, facilitando ainda mais o trabalho desses profissionais. “Estamos muito orgulhosos desse projeto e confiamos que a tecnologia entregue à Secretaria seja um grande facilitador para o trabalho dos auditores”, finaliza Mesquita.

A solução Mobile é mais uma melhoria que vem a contribuir com a consolidação do Sistema ATF – Administração Tributária e Financeira, solução core desenvolvida pela Minsait e que está constantemente em evolução. Nos últimos anos, além da solução ATF Mobile várias outras evoluções foram realizadas no Sistema ATF, como o eProcess – Processo Eletrônico, DTe – Domicilio Tributário Eletrônico, e-PAF – Procedimento Administrativo Fiscal, e-Protocolo – Protocolo Eletrônico, e-SEG – Módulo de Segurança, GLME – Guia de Liberação de Mercadoria Extrangeira, GTRANS – Gestão de Transporte de Carga, Monitoramento – malha fiscal, dentre outros.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.