CEO da Siemens Gamesa convida jovens a estudarem ciências para mitigar mudança climática após novo relatório destacando benefícios socais da energia eólica

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Verbisck
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Chamada à sociedade vem com o lançamento de novo estudo sobre energia eólica, destacando os importantes benefícios para sociedade, economia e saúde provenientes da rápida transição para a energia renovável

Markus Tacke identifica a falta de interesse dos estudantes em ciência, tecnologia, engenharia e matemática como potencial obstáculo para combater a mudança climática no futuro próximo

Acelerar a adesão à energia eólica diminuiria a poluição, salvaria vidas e preservaria recursos vitais de água, de acordo com um novo estudo da KPMG, patrocinado pela Siemens Gamesa Energia Renovável, companhia líder em energia eólica.

O relatório "Os impactos socioeconômicos da energia eólica no contexto da transição energética" destaca os importantes benefícios e ganhos para a sociedade resultantes do uso da energia limpa. O estudo conclui que a demanda por energia eólica aumentará em nove vezes até 2040 (de 4% para 34%), e uma década depois, em 2050, evitará a quantidade de poluição equivalente àquela emitida pelas 80 cidades mais poluidoras do mundo (5,6 bilhões de toneladas de CO2). Essa redução terá benefícios reais para a sociedade, poupando aproximadamente quatro milhões de vidas ao ano e reduzindo os gastos relativos à saúde em até 3,2 trilhões de dólares por ano.

Para alcançar esses resultados, Markus Tacke, CEO da Siemens Gamesa, convocou os estudantes do mundo todo a realizarem seus estudos em disciplinas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e a seguirem carreiras em energias renováveis, visando terem papel ativo na mitigação das mudanças climáticas.

Os estudantes mudaram o debate sobre mudança climática em 2019, trazendo nova urgência e energia para a crise crescente. Dados sustentam essa preocupação, mostrando que o mundo perdeu 60% de sua vida natural nos últimos 40 anos.

Tacke, durante o lançamento do relatório, reconheceu o impacto que os jovens tiveram sobre o tema e pediu um firme compromisso em trazer a energia limpa como parte dos esforços para enfrentar a crise.

O CEO da Siemens Gamesa Energia Renovável fez uma chamada para os jovens, destacando a preocupação sobre a séria diminuição de estudantes almejando as carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que deixaria a indústria com menos talentos do que ela precisa para liderar mudanças. "Você pode fazer algo. Você pode escolher ser alguém que vai fazer as mudanças acontecerem. Escolha o campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática", disse o executivo. "Escolha uma carreira que irá transformar sua curiosidade e paixão por mudanças em soluções. Soluções que precisamos agora e que serão ainda mais necessárias no futuro".

Tacke também destacou o papel dos reguladores, governos e companhias no incentivo à transição energética. "Todos hoje aqui vieram de áreas diferentes, representantes da indústria, de analistas e de instituições políticas. Mas todos nós estamos preocupados em usar o conhecimento e as ferramentas que temos neste momento para mitigar a mudança climática, porque há uma verdadeira urgência", explicou. "Ainda faltam incentivos financeiros e política claros. As barreiras para uma transição completa para a energia renovável estão não apenas nos custos tecnológicos, mas também nas estratégias de longo prazo e investimentos para fazer esses planos ambiciosos virarem realidade", adicionou.

O novo relatório também identificou outros ganhos chave para a transição energética. A falta de água está se tornando um problema que afeta 40% da população mundial. O estudo destaca que o vento pouparia 16 bilhões de m3 de água até 2030 (aproximadamente 15% da água do Mar Morto).

As energias renováveis também são a chave para melhorar o bem-estar nos países pobres. Ao redor do mundo, atualmente um bilhão de pessoas ainda vivem sem eletricidade e 2,7 bilhões não têm acesso a combustíveis e tecnologias limpas para cozinhar. Com uma transição energética ambiciosa, o acesso universal à eletricidade e às técnicas limpas de cozinha será alcançado em uma década.

Clique aqui para acessar o estudo completo e fotos do evento

Sobre a Siemens Gamesa Brasil

A Siemens Gamesa é líder global na indústria de energia eólica, com forte presença em projetos offshore, onshore e serviços. Por meio de suas avançadas tecnologias, a empresa oferece amplo portfólio de produtos, assim como serviços de ponta, ajudando a fazer a energia limpa mais acessível e confiável. Com mais de 3,1 GW instalados no Brasil em projetos onshore, a companhia produz turbinas para geração de energia eólica em sua fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, além de ter equipe dedicada a serviços de instalação e manutenção. Com carteira de pedidos de €23 bilhões, a Siemens Gamesa está sediada na Espanha e listada no índice Ibex 35. Para mais informações, acesse www.siemensgamesa.com.

Twitter: @siemensgamesaLA